3 bebidas perfeitas para o inverno: Chocolate quente, Chai e Golden Milk

De volta para Blog
3 bebidas perfeitas para o inverno: Chocolate quente, Chai e Golden Milk

3 bebidas perfeitas para o inverno: Chocolate quente, Chai e Golden Milk

Preparamos receitas deliciosas para você: 3 bebidas perfeitas para o inverno. Chocolate quente cremoso, Chai e Golden Milk. Perfeitas para esquentar e desintoxicar o corpo, ativar o metabolismo e promover saúde. São receitas deliciosas e tradicionais das nossas bebidas ayurvédicas de inverno. 

O que é Chai?

O chai é uma bebida deliciosa, quente e aromática com especiarias picantes e doces e perfeita para o inverno. É tradicional da Índia, praticamente como se fosse o nosso café com leite aqui no Brasil. É uma bebida estimulante mas feita com chá preto e promove a digestão, aquece e nutre sem pesar. 

Receita de Chai

(para 2 pessoas)

  • 200ml de leite de vaca. Caso precise, podes substituir por leite amêndoas ou de caju ou leite de coco puro.
  • 300ml de água
  • 1 colher de sobremesa de chá preto ou 4 saquinhos
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo (ou seu adoçante preferido)
  • 2 colheres de chá de massala Chai Yamuna  

ou

  • [se não tiver a massala chai) 1 colher de café de canela, 1 colher de café de cardamomo, 1 colher de café de cúrcuma, ½ colher de café de pimenta do reino, ¼ de colher de café de nos moscada, ¼ colher de café de cravo, 1 pedaço de 2cm de gengibre ralado e 1 colher rasa de sopa de ghee de boa procedência.

receita de massala chai

Como fazer a massala Chai

  1. Em uma panelinha ou leiteira coloque o açúcar e o leite e aqueça até o açúcar ficar diluído. Se você quiser, pode “queimar” ou caramelizar o açúcar primeiro, fica muito gostoso também.
  2. (opção 1) Se você tem a massala chai pronta, é só ferver 2 colheres de chá dessa mistura com a água e o chá preto.
  3. (opção 2) Se você não tiver a massala chai pronta, refogue as as especiarias no ghee: acrescente numa panelinha 1 colher rasa de ghee, canela, cardamomo, cúrcuma, pimenta do reino, noz moscada, cravo, gengibre ralado. Depois que refocar até dar uma douradinha nas especiarias acrescente a água e o chá preto. Deixe ferver até reduzir para 200ml aprox. Se você optou por usar especiarias inteiras, dobre a quantidade de água e deixe ferver por mais tempo para que o sabor fique mais acentuado.
  4. Desligue e transfira o chá para a panela com leite e açúcar, deixe ferver por mais alguns minutos, coe e sirva
  5. Delicie-se e mande uma foto pra nós! @yamunaartesanal

 

Sugestão:

Faça uma receita maior, depois que experimentar você vai entender. Você pode deixar na panela e reaquecer durante o dia sempre que quiser, e coar somente a quantidade a ser servida. Quanto mais tempo o chai descansa, mais intenso e saboroso fica🤩. Pode guardar na geladeira para o outro dia sem problemas.

———————————

Receita Tradicional de Golden milk (Haldi doodh ou Leite dourado)

Receita Tradicional de Golden milk (Haldi doodh ou Leite dourado)

O Golden Milk ou Leite Dourado é um incrível alimento regenerador e desintoxicante, um “rasayana ayurvédico”, ou seja, um alimento que promove saúde e longevidade, por isso é uma das bebidas perfeitas para o inverno. Ensino aqui a receita tradicional tal qual é feito na Índia (Ayurveda / Yoga). Claro que você pode fazer as suas adaptações. Diferente do chai, o haldi doodh não contém chá preto, por isso é indicado para ser ingerido antes de dormir pois ajuda a um sono tranquilo. Nutre as articulações e os tecidos durante o sono além de ser um tratamento fabuloso para o intestino irritado (colites e inflamações).

 

Ingredientes do Golden Milk

  • 1 colher de café de cúrcuma pura (sem misturas)
  • colheres de café de mel ou açúcar mascavo
  • 1 colher de café de ghee
  • ¼ colher de café de pimenta preta
  • 200ml de leite de vaca (você pode substituir pelo que preferir, mas o tradicional é com leite de vaca)
  • 15 amêndoas deixadas de molho em água por 8 horas e depois drenadas.
  • 1 pedaço de 2cm de gengibre fresco ralado

 

Como fazer o Golden Milk

  1. Ferva o leite
  2. Adicione todos os outros ingredientes no liquidificador
  3. adicione o leite quente no liquidificador e bata por 1 min.
  4. Coe e beba em seguida. 

golden milk tradicional

Adaptações:

  • Pode substituir o leite de vaca por leite de amêndoas, caju ou arroz. Pode fazer um leite com uma colherada de creme de castanha de caju e água.
  • Pode substituir as amêndoas por 1 colher de sobremesa de pasta de amêndoas ou creme de castanha de caju puro
  • Não tem problema se não utilizar as amêndoas, como disse, esta receita acima é a tradicional, você pode fazer seus ajustes.
  • Em vez de mel ou açúcar pode usar melado ou calda de tâmaras.
  • Pode trocar o ghee por óleo de coco

—————————————————-

Receita de Chocolate quente Perfeito + variações

Chocolate quente é uma bebida que aquece até o coração❤️ e consideramos uma das bebidas perfeitas para o inverno. Somos apaixonados por aqui (as crianças também) e sempre que dá aquele friozinho tomamos. A boa notícia é que melhoramos muito as receitas do ano passado pra cá. Agora ele fica cremoso naturalmente, e vou te explicar porque:

Antes, fazíamos o chocolate quente com cacau em pó 100%, e tinha que colocar algo pra ‘engrossar’… e o gosto não ficava de chocolate mesmo.

Depois que começamos a fazer com chocolate 100% puro (que é feito a partir do nibs) descobrimos que ele fica cremoso naturalmente (sem ter que colocar amido). Isso acontece porque o chocolate bean-to-bar (feito diretamente com nibs) conserva a preciosa Manteiga de Cacau⭐ que é o que deixa o chocolate quente cremoso, além de ser riquíssima em nutrientes e antioxidantes. Essa manteiga de cacau, é a parte retirada do chocolate em pó, o que o deixa empobrecido de sabores e qualidades.

Vamos às receitas?

3 bebidas perfeitas para o inverno: Chocolate quente, Chai e Golden Milk

Receita de chocolate quente

Ingredientes

  • 1 xícara de leite (pode ser leite vegetal ou leite de castanha de caju)
  • 1 ou 2 colheres de sopa de Chocolate 100% puro em lascas (esse aqui)
  • Açúcar ou seu adoçante preferido

Modo de preparo

Coloque o leite numa panela e leve ao fogo. Adicione o chocolate em lascas (ele rende bem, coloque menos do que você imagina). Adicione o açúcar e mexa até quase ferver. Vai parecer que está fraco, mas calma. Coloque essa mistura com cuidado no liquidificador (ou coloque o mixer na panela e pulse). Bata por instantes. Volte pra panela para esquentar até começar a ferver. Ele engrossa naturalmente, mágica!

A vantagem de utilizar o chocolate 100% em lascas é que ele rende bastante e deixa o chocolate quente cremoso. Se você comprar uma barra de chocolate para tentar fazer o mesmo, vai estar adicionando chocolate em pó + açúcar + gordura vegetal (a menos que o chocolate seja bean-to-bar) ou um artesanal sem gordura hidrogenada.

chocolate quente cremoso sem amido

Variações da receita de chocolate quente

Como fazer Chocolate quente VEGANO – sem leite e lactose:

Faça a mesma receita anterior. Use o creme de castanha de caju para fazer seu leite vegetal, que ele combina muuuuito com chocolate, e já tem um sabor levemente doce do caju. Creme de castanha de caju, você pode comprar aqui. Sugerimos também o Leite de Coco em pó 100% puro (sem maltodextrina nem caseinato de sódio nem tapioca)

Chocolate quente sem açúcar / low carb:

Faça a mesma receita do chocolate quente cremoso, mas substitua o açúcar por um adoçante (xilitol, eritritol, stevia…). Utilize o seu preferido. Siga os mesmos passos. Vai ficar maravilhoso!

Chocolate quente com aquela borda escorrendo ????

Essa receita eu aprendi numa cafeteria aqui em Florianópolis. Para um chocolate quente cremoso absurdo: coloque um creme de chocolate nas bordas da xícara. Utilizamos o creme de cacau & caju ou você pode usar outro creme.

Passe com a colher na beirada da xícara ou coloque um pouco num pires e esfregue borda da xícara (vazia, é claro) no pires e depois coloque o chocolate quente.

Se você tiver outras variações, por favor escreva pra a gente aqui nos comentários. Pode nos mandar também por e-mail contato@yamuna.com.br ou compartilhar uma foto conosco lá no nosso instagram: @yamunaartesanal

Abraço,

Daiane Bortolon!

Comentários (2)

  • Jairo Ferreira Da Silva Responder

    Olá Daiane e Bernardo tudo bem!!Aqui em BH está muito frio eu vou aproveitar estás receita para esquentar um pouco obrigado.

    02/07/2021 a 21:07
    • Daiane | Bernardo - Yamuna Responder

      Jairo, faça sim para te esquentar, as três receitas são excelentes. Obrigado por ler e nos mande uma foto pra curtirmos por aqui! Abraço, Bernardo

      02/07/2021 a 22:34

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

De volta para Blog