Por que o Colesterol é essencial para saúde?

Hoje eu recebi uma ligação de uma cliente muito aflita dizendo: “Eu vi no rótulo o ghee tem colesterol, e agora?” Colesterol é bom ou é ruim?

Essa cliente consome ghee como principal fonte de gordura e segue uma dieta low carb orientada por uma nutricionista. Foi esse profissional que sabiamente orientou o consumo do ghee em vez de óleo vegetais refinados. Porém, após ela visitar um médico, este disse que a cliente não podia comer manteiga, nem ghee por causa do colesterol. E agora?

Um  assunto que causa preocupação e muita confusão é o bendito colesterol, que deveria ser bem dito e não tão mal dito.  Quando isso acontece adoro bater um papo para esclarecer e iluminar esse assunto, remover o medo a partir da inteligência e do conhecimento. Esse texto é sobre isso, e se você quiser perder de uma vez o medo do colesterol e entender de verdade porque o colesterol é essencial para saúde? Vale a pena ler até o fim.

Por que o Colesterol é essencial para saúde?

 

Voltando à cliente, minha primeira resposta para ela foi: médico entende de doença, nutricionista entende de alimentação e saúde. Deixo claro aqui  que amo a medicina baseada em evidências. Sigo e troco informações e estudos com muitos médicos fabulosos que estão super atualizados, mas infelizmente também há uma parcela de profissionais que ainda indica substituir a manteiga pela margarina ou ainda, parar de comer ovos, estes estão com certeza desatualizados.

A grosso modo, para maioria das pessoas o colesterol está sempre associado a algo ruim e a um fator de doença. Por isso pensam que deve ser combatido e eliminado da alimentação. Atire a primeira pedra quem nunca se preocupou com os níveis de colesterol no sangue. Você nunca?

 

Mas o que é o colesterol? Qual é a sua função em nosso corpo?

Bem diferente do que permeia o senso popular, o colesterol é uma substância importantíssima, é essencial para a saúde e essencial para o bom funcionamento do seu corpo. É um lipídio, ou uma gordura responsável em regular dezenas de funções do seu corpo. É tão importante que 80% a 90% do colesterol presente no corpo é produzido pelo próprio organismo, ou seja,  não vem da alimentação.

Nem do ovo, nem da manteiga, tá?

Veja bem, 10% a 20% do colesterol é o que verdadeiramente vem da alimentação. Saiba que seu cérebro é composto de 60% de gordura e nele está 25% de todo colesterol livre do seu corpo? Ele é uma substância essencial para as funções cerebrais.

 

Dica: Se este assunto relacionado a importância das gorduras e sua relação com o desenvolvimento cerebral te interessa, sugiro a leitura do livro “Gorduras inteligentes”, de  Michael A.Schmidt que deixamos disponível para você. Acesse o livro no link abaixo ou o PDF do livro AQUI.

Por que o Colesterol é essencial para saúde?

 

Porque o colesterol é do bem? Principais funções do colesterol

  • Produção de hormônios: o colesterol é a matéria prima para a construção de hormônios sexuais como a testosterona e a progesterona, não existe hormônios sem colesterol.
  • Vitamina D: o que conhecemos como vitamina D não é bem uma vitamina, mas um pró-hormônio. Ela é sintetizada quando os raios solares interagem com as moléculas de colesterol presentes na pele. A grosso modo, os raios ultra violeta transformam o colesterol em vitamina D. A vitamina D é reguladora essencial para milhares de funções do seu corpo. As mais conhecidas são a fixação de cálcio nos ossos, a saúde cerebral e a modulação da imunidade.
  • Formação de sais biliares: o colesterol é matéria prima inicial para a produção de sais biliares, responsáveis pela digestão das gorduras pelo sistema digestório.
  • Manutenção e reparação de lesões nas artérias outros tecidos do corpo.
  • Antioxidante e regenerador dos tecidos.

Se o colesterol é tão importante que o seu próprio corpo fabrica ele, então de onde veio esse medo do colesterol?

Bom, agora que você já sabe que o colesterol dos alimentos vai ter uma influência irrisória nos níveis do sangue. Pensa comigo:  Por que está todo mundo tomando remédios pra baixar colesterol e parando de comer alimentos milenares saudáveis e ricos?

Mitos científicos desatualizados:  a primeiro motivo que ainda levam profissionais da saúde demonizar o colesterol está alicerçado em crenças. Estas são fruto de experimentos mal conduzidos que aconteceram há mais de 100 anos e que até hoje moldam o pensamento de alguns profissionais da saúde. No ano de 1900 foram realizados experimentos onde o colesterol era isolado e oxidado e na sequencia injetado em coelhos em altíssima quantidade e claro, deu ruim. A cobaia desenvolvia vários problemas de saúde. Só que pensa comigo, o coelho tem um organismo completamente diferente do humano, é herbívoro e não onívoro como nós.

 

Com o olhar de estudos na área da nutrição fica claro que foi o aumento do consumo de gorduras hidrogenadas altamente inflamatórias e o excesso de açúcar que causaram e ainda causam esse monte de doenças cardiovasculares.

 

Um equívoco muito comum é achar que o colesterol se acumula e “entope suas artérias”, como graxa bloqueando um cano. O processo é mais sutil do que isso.

Na verdade o colesterol é uma molécula de reparo que trabalha para curar as células danificadas, é um bálsamo de manutenção e reparação de lesões nas artérias e  outros tecidos do corpo. Quando as paredes arteriais são danificadas, o colesterol chega para corrigir os danos. O problema é que as partículas de LDL (falo dele mais adiante) que transportam colesterol são grandes e podem ficar presas nas lesões da parede arterial. É quando as placas começam a se formar.

A solução então, não deveria ser diminuir seu LDL e privar seu corpo de se auto regular, mas sim parar a causa deste dano nas artérias. O LDL é um sintoma de um problema subjacente, não uma causa. Mas você sabe o que causa danos nas artérias verdadeiramente?

A inflamação.

Uma das funções do colesterol é reparar e regular o organismo quando ele é lesado por alimentos inflamatórios e para se curar o que o corpo faz? Produz mais colesterol na tentativa desesperada em “apagar o incêndio”. Aí, ao ver os exames de um corpo doente, você encontra um monte de colesterol sobrando e coloca a culpa nele, mas ele não é o causador da doença. Vou dar um exemplo pra tentar explicar melhor: suponha que na emergência de um hospital chegam vários pacientes feridos e imediatamente vêm médicos atender esses pacientes, e muitos paciente  morrem. Uma pessoa que desconhece a realidade de uma emergência pode pensar: o médico é ruim e está causando a morte dos pacientes. Da mesma forma é com o colesterol, ele é o médico e vai lá reparar os danos das inflamações. Ele está presente na cena, mas NÃO é o causador dos problemas. Compreende?

Repete comigo: A gordura saturada e o colesterol dos alimentos não causam problemas cardíacos, a inflamação sim!

 

Colesterol bom, colesterol ruim, triglicérides e a qualidade do colesterol

O colesterol as vezes chamado de HDL e LDL são lipoproteínas, ou seja são moléculas de gordura conectadas a uma proteína. São essencialmente moléculas mensageiras que organizam e distribuem o colesterol e os triglicérides (gorduras)  através do corpo, pelo sistema sanguíneo, até chegar no fígado, intestino, cérebro, pele etc.. para que ali exerçam todas a suas milhares de funções essenciais.

O HDL e o LDL são essenciais a sua saúde. Dentro do grupo LDL encontramos 11 tipos de subcategorias, mas apenas 2 são considerados nocivos. Então, não é que o HDL é o colesterol bom e o LDL  é o colesterol ruim. Acontece que o HDL retira o colesterol do sangue e leva eles para o fígado para ser metabolizado e descartado e o LDL faz o oposto, ele tira o colesterol que foi produzido no fígado por alguma demanda e leva ele para passear pelo corpo até encontrar o tecido que precisa de sua presença. Acontece também que o LDL é uma substância muito mais frágil que o HDL e oxida muito facilmente, podendo sim ser nocivo, além disso são essas partículas de HDL oxidado que se depositam nas artérias.

Mas o que causa a oxidação do colesterol LDL?

Acertou quem respondeu hiperglicemia sanguínea ou, a grosso modo, excesso de AÇÚCAR NO SANGUE. Em segundo lugar mas não menos importante, a presença de radicais livres, também presentes no sangue, e geralmente obtidos através da alimentação quando ingerimos gorduras oxidadas. Vimos que o LDL é frágil à oxidação  o LDL ainda mais porque pode ficar muito tempo preso no vaso sanguíneo se deteriorando. Abaixo um texto de um estudo de Universidade de Harvard traduzido pela Essentia que explica melhor o processo:

“O colesterol LDL [quando] se aloja na parede da artéria, onde desencadeia uma sequência prejudicial de eventos. O sistema imune reconhece a placa acumulada como uma substância estranha e lança um ataque contra ela, aí os glóbulos brancos vão para o local e engolem o colesterol LDL na parede da artéria. Essas células, então, aumentam de tamanho e se transformam em células espumosas carregadas de gordura.  Conforme morrem,  liberam uma substância que provoca mais inflamação ainda. As células musculares lisas na parede da artéria aumentam e se multiplicam, formando uma capa sobre toda a bagunça e aumentando o volume da placa. Algumas placas grandes podem estar contidas principalmente dentro da parede do vaso, enquanto outras podem se estender para o interior da artéria, limitando o fluxo sanguíneo e de oxigênio. Quanto maior a placa, menos fluxo sanguíneo.” Link para acessar o artigo aqui

 

Não use óleos oxidados como canola, soja e milho, eles não tem colesterol mas são responsáveis pelo aumento no corpo!

 

A gordura na barriga:  entenda os triglicérides!

Estes danados são responsáveis pelos nossos pneuzinhos, esta gordura ou camada adiposa que se acumula principalmente no abdome. São produzidos no fígado a partir do consumo de carboidratos e não de gorduras. Isso mesmo, gordura que é criada pelo próprio corpo ao transformar os carboidratos.  Em excesso acabam se alojando também nas artérias. Estes sim, são perigosos e devem ser observados com atenção nos exames. Excesso de triglicerídeos são o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. 

Sabendo disso, por amor, pare de usar óleos refinados oxidados só porque no rótulo diz que “não contém colesterol”. Esses venenos vão inflamar o seu corpo e causar uma hiperprodução de colesterol.  Tem um artigo que explico quais são os piores óleos para consumir, e falo só sobre esses óleos (de soja, milho, canola…) e o quão ruins são para a sua saúde. Prefira usar na sua alimentação gorduras saturadas saudáveis para cozinhar como o óleo de coco, a manteiga ghee e até a banha de porco que são muito, mas muito mais saudáveis que os óleos convencionais

Resumo para você não se perder:

  • Colesterol é uma substância essencial à saúde e responsável por diversas funções no corpo
  • 80 a 90% do colesterol é produzido pelo próprio corpo
  • 10 a 20% do colesterol vem da alimentação
  • 25% do colesterol livre está no cérebro
  • HDL e LDL são lipídios mensageiros que circulam pela corrente sanguínea
  • HDL remove o colesterol da corrente sanguínea e é eliminado.
  • LDL é produzido pelo fígado mas é muito frágil e oxida facilmente.
  • O LDL é produzido pelo corpo para curar as lesões provocadas pela inflamação, porém,  pode acabar preso nas artérias no caminho (até chegar no outro ponto inflamado). Ele pode se grudar em locais que já estão em processo de cura por outras partículas de LDL.
  • Excesso de açúcar no sangue é ruim e causa oxidação e degradação do LDL
  • Consumo de óleos refinados/hidrogenados oxidados é ruim e causa degradação do LDL
  • O consumo excessivo de carboidratos refinados e açúcares inflamam o corpo induzindo ao aumento da produção de colesterol para reparo de danos corporais.
  • Triglicérides ou triglicerídeos são formados a partir do excesso de consumo de carboidratos, causam acúmulo de gordura e são fator de risco para doenças cardiovasculares.
  • Substitua os óleos oxidados (canola, soja, milho) por gorduras saudáveis: o óleo de coco, a manteiga ghee e até a banha de porco.
Por que o Colesterol é essencial para saúde?

faça sua própria comida, escolha boas gorduras. Descasque mais e desembale menos 😉

 

Existem outros fatores associados ao desequilíbrio do metabolismo do colesterol do seu corpo. Vou elencar aqui, porém não irei desenvolver agora o assunto. Não seria este o tema central do texto, mas de forma alguma são menos importantes.

  • Exposição solar insuficiente
  • Falta de atividade física regular
  • Tabagismo
  • Estresse
  • Hereditariedade

 

Se você entende inglês, indico esse vídeo ótimo sobre o tema:  What if everything you learned about cholesterol was a lie? tradução: “E se tudo o que você aprendeu sobre colesterol for uma mentira?” Vale a pena assistir.

Artigos Relacionados

Quais os piores óleos para cozinhar (e os melhores)?

O que é gordura saturada? Faz bem para a saúde?

As 10 gorduras mais saudáveis ​​para o seu corpo

10 benefícios da manteiga ghee: nutrição do corpo, pele e cabelos

 

Referências que usei para este artigo:

Vou te contar que adoro colocar um montão de referencias e artigos no final dos textos mas na verdade este texto específico foi sendo construído a partir de anotações de leituras, cursos e aulas na área que assisti nos últimos anos. Sou formada em Naturologia (2008) e me especializei em Ayurveda (Índia / Brasil Dr. Rugue) e sigo sempre pesquisando e estudando. Nesse texto organizei tudo usando uma linguagem  menos científica para poder ser entendida por pessoas que não tem muita facilidade com o tema e que mesmo assim, tem vontade de aprender mais. Deixo abaixo alguns links para textos muito interessantes para você aprender mais e enriquecer este assunto super polêmico e complexo. Aprofunde-se porque o conhecimento liberta, segue os links:

  1. Artigo Harvard sobre inflamação, tradução pela Farmácia Essentia
  2. Tudo que você sabe sobre colesterol está errado, texto da Bulletproof.
  3. 7 Alimentos que aumentam o colesterol para evitar, Dr. Axe
  4. Como aumentar o HDL
  5. Sobre banha de porco ou gordura animal pura
  6. Dieta Keto e colesterol 
  7. Vitamina D

3 respostas para “Por que o Colesterol é essencial para saúde?”

  1. Parabéns pelo texto, muito bom e esclarecedor!! É verdade , infelizmente os médicos hoje não querem saber de nós direcionar para um caminho de cura, um caminho saudável, todas as vezes que fui no cardiologista é sempre o mesmo terror e facilmente, super naturalmente te receitam remédios, mais conhecidos como”venenos”, de verdade, muito triste, nem todas as pessoas abrem a cabeça ou tem a curiosidade em saber mais, em procurar mais qualidade na alimentação e na vida!!
    Mas você esclareceu bem detalhadamente, muito obrigada, e parabéns também pelos seus deliciosos e maravilhosos produtos!!!
    Obrigada

  2. Texto ótimo! Dai sempre muito estudiosa e clara em suas explicações! Assunto muito abordado e pouco compreendido…
    Valeu Dai! Once again!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.