O que é gordura saturada? Faz bem para a saúde?

Uma das principais dúvidas na alimentação é sobre o que é a gordura saturada. Conheça mais sobre ela e saiba quais as gorduras que precisamos consumir

o que é gordura saturada

O ghee é essencialmente uma gordura saturada. O que é gordura saturada? Faz bem a saúde?

As gorduras ou ácidos graxos são classificados em duas categorias principais: saturados e insaturados. As gorduras saturadas dividem-se em estruturas de cadeia carbônica curta, média e longa. Para o organismo humano, quanto mais longa for a cadeia de um ácido graxo saturado, mais difícil de ser digerida, metabolizada e absorvida. Por esta razão é recomendado que gorduras de cadeia curta sejam consumidas, como é o caso do óleo de côco, de palma e do ghee.

Hoje se sabe da grande importância de ingerir gorduras de qualidade, principalmente óleos vegetais puros, pois elas facilitam absorção de nutrientes e vitaminas pelo organismo além de conter altos teores de ácidos graxos essenciais e fitoesteróis. A medida que vamos envelhecendo, nossa capacidade de assimilação de nutrientes tende a diminuir e comprometer o bom funcionamento de nosso corpo.

ghee é uma gordura saturada essencialmente composta por ácidos graxos de cadeia curta facilmente digeríveis e absorvidos pelo organismo humano. É absorvido rapidamente pelo organismo, sendo fonte de ácido butírico, substância benéfica para os enterócitos, as células intestinais que ajudam na absorção de nutrientes, dão suporte aos mecanismos do sistema imunológico e participam da regulação hormonal.  

A manteiga ghee é um derivado do leite e possui quantidade insignificante de lactose (açúcar) e caseína  (proteína), diferente de  uma  manteiga comum. Pode ser consumido por pessoas com intolerância a lactose e caseína e restringido a pessoas com alergias severas ao leite.

 Por gentileza, aprofunde-se seu entendimento lendo esse outro artigo complementar:

A verdade sobre as gorduras saturadas

Abraço,

Daiane Bortolon

Produtos Relacionados

Você vai gostar de ler mais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *