Doce low carb de chocolate, manteiga de coco e hortelã com crostinha de sementes

Este doce low carb de chocolate é super saudável e perfeito praquela hora que dá um desejo de sobremesa. É incrível porque é fresco e têm uma crostinha verde e macia que é coberta com uma camada suave de chocolate e creme de coco. Os detalhes de chocolate amargo pra finalizar dão um toque todo especial. Fica com um sabor leve e um delicado mentolado e, além de ter baixo teor de açúcar, também é vegano e keto friendly. Olha isso:

Vem que vou te ensinar a fazer…

Ingredientes

Crosta

  • 200g  de sementes de abóbora cruas (ela é verdinha, sem a casca branca!)
  • 50g  de farinha coco ou farinha de amêndoas desengordurada
  • 1 colher de café de flor de sal
  • 1 ½  colher de óleo de coco extravirgem
  • 1 colher de sopa de néctar de tâmaras (pra adoçar naturalmente)
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
  • Opcional  ½ colher de chá de espinafre ou spirulina em pó (para intensificar a cor verde)

Recheio

Cobertura desse doce low carb de chocolate

  • 50g de chocolate 70% OU 50g chocolate 100% + 1/2 colher de néctar de tâmaras
  • 1 colher de chá de óleo de coco

Doce low carb de chocolate, manteiga de coco e hortelã

Modo de preparo (não precisa assar!)

  1. Forre uma assadeira ou travessa com diâmetro aproximado de 20×30  com papel alumínio e reserve.
  2. Faça a crosta: triture as sementes de abóbora, a farinha de amêndoas,  a spirulina em pó e o sal em um processador de alimentos.
  3. Adicione o óleo de coco, água a baunilha e o néctar de tâmaras. Misture até que forme uma massa úmida e firme,  que possa manter sua forma quando pressionada, depois pressione firmemente a crosta na assadeira forrada.
  4. Faça o Recheio:  derreta a manteiga de coco em banho maria (ou por 30 segundos no microondas) e bata no liquidificador com a água. Derreta o chocolate 100% em banho maria, adicione o creme de coco, o néctar de tâmaras, a essência de baunilha e o óleo essencial até formar uma massa uniforme.
  5. Despeje o recheio sobre a massa.
  6. Resfrie: coloque a forma na geladeira por pelo menos 3 horas para firmar.
  7. Corte: retire da geladeira e corte em  quadrados iguais. Separe levemente as barras para que haja espaço entre cada uma sobre uma grade ou bandeja.
  8. Faça a cobertura: derreta o chocolate 70% e o óleo de coco em banho maria. Depois de derretido, despeje um fio de chocolate sobre as barras cortadas para decorar.
  9. Armazenar em geladeira ou freezer.

 

Substituições de Ingredientes – momento “Bela Gil”

  • Na crosta: como são barras de menta, deixei a crosta mais verde com spirulina Este ingrediente é opcional e pode ser trocado por qualquer outro pó verde que você tenha em casa (espinafre, chlorella, matcha…)
  • Adoro semente de abóbora mas qualquer noz, castanha ou semente funcionará bem. Castanha do Pará, macadâmias, nozes, amêndoas ou castanha de caju vão bem.
  • O Néctar de Tâmaras é perfeito pra essa receita, saudável  com baixo índice glicêmico e doce na medida certa (pode inclusive ser consumido por quem tem diabetes tipo 2) mas você pode também usar mel, melado, maple syrup ou mesmo não usar nenhum adoçante.
  • O recheio é feito com poucos ingredientes básicos e sem substituições. A única coisa a notar é que a doçura do recheio será determinada pelo teor de cacau do chocolate que você usar. A manteiga de coco já é naturalmente doce e se você já tem familiaridade com o sabor intenso do chocolate 100% seja feliz com as endorfinas proporcionadas por ele! Na receita já previ um doce a mais para quebrar o amargo do chocolate puro 100%. Mas também funciona com chocolate amargo de  70% – 80% cacau.
  • Na cobertura: as barrinhas são decoradas com fio de chocolate amargo derretido e óleo de coco. O óleo de coco  é legal para diluir o chocolate, facilitando o trabalho e deixando ele mais fluido na hora de decorar e macio ao morder. Mas pode tranquilamente fazer com o 100%

Dica para os formiguinhas: essa não é uma sobremesa super doce tá? Mas você pode colocar açúcar pra deixar ele mais “profano”.  Se você quer algo mais doce, minha sugestão é adicionar 2-4 colheres de açúcar ao preparar o creme de coco, aí ele dilui bem no creme. Você também pode optar por um chocolate 60% ou 45% para o creme em vez do 100%

 

Onde comprar os ingredientes pra essa receita de doce low carb?

Se você caiu por acaso nessa receita e ainda não conhece nossa pequena fábrica Yamuna Artesanal, bem vinda. Temos uma pequena produção de superalimentos naturais e os ingredientes da receita você encontra aqui. Só clicar nas imagens pra visitar os produtos:

Manteiga de coco, feita com coco 100% nacional, orgânico e moído em moinho de pedra:

Abaixo nosso néctar de tâmaras, um delicioso adoçante natural, saudável feito com apenas 1 ingredientes: tâmaras secas ao sol no próprio pé!

Néctar de Tâmara 100% puro néctar de tâmaras Yamuna3

Nosso Chocolate 100% cacau, um potência para sua saúde, apenas feito com cacau puro, sem açúcar, sem nenhum aditivo. Apenas cacau puro de verdade.

chocolate 100% puro Flor de sal, um sal premium das salineiras do Rio Grande do Norte com menos sódio e muito mais sabor, perfeito para usar também nos doces!

Flor de Sal - Sal Premium

 

Delicie-se e me mande uma fotinho quando fizer esse doce low carb. Siga-nos lá no insta @yamunaartesanal

Conte comentários como ficou que vou adorar ler!

Abraço,

Daiane Bortolon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.