O que é Flor de Sal e quais os Benefícios

De volta para Blog
O que é Flor de Sal e quais os Benefícios

O que é Flor de Sal e quais os Benefícios

Considerada um tesouro pelos chefs de cozinha, a Flor de Sal é uma iguaria  surpreendente. É um sal puro e mais saboroso que se forma em fina película sobre a salineira. O que é e quais seus benefícios vocÊ vai aprender aqui.

Nós utilizamos em alguns de nossos produtos (ghee com sal, e flor de sal premium) e por isso vamos te explicar com detalhes os benefícios dessa maravilha.

Afinal o que é Flor de Sal?

Não admira que a flor de sal tenha a reputação de iguaria, desde a antiguidade diz-se que “a flor de sal tem em si o sabor do oceano”.

“Fleur de sel” são os cristais em forma de pirâmide que sobem para o topo da salineira durante o processo de evaporação. Como uma flor delicada, florescem e flutuam na superfície e devem ser gentilmente colhidas à mão. Os cristais de flor de sal são mais difíceis de obter que o sal marinho comum pois precisam de um conjunto único de condições oceânicas e ambientais deve estar alinhado para que se formem. A nossa flor de sal vem do RN, local cujas características ambientais e oceânicas são perfeitas para a produção.

Antigamente na França, apenas as mulheres tinham permissão para coletar flores de sal devido a seus comportamentos correspondentemente “delicados”.

Qual a diferença entre flor de sal, sal marinho e sal comum?

São três grandes diferenças: o sabor,  a composição e método de extração:

A flor de sal é a forma de sal mais pura que você pode encontrar. É preciso 80kg de sal marinho para produzir 1kg de flor de sal. Na composição da flor de sal  encontramos uma rica diversidade de nutrientes e sais minerais – cerca de 84 oligoelementos, entre os quais se incluem o ferro, o zinco, o magnésio, o iodo, o cálcio, o potássio, o cobre e o flúor e menor quantidade de sódio, ou seja, ele é mais saudável por ser mais rico.

O sódio é necessário e essencial para diversas funções metabólicas, mas em excesso leva a alterações ósseas, retenção de líquido, elevação da pressão arterial, cálculos renais etc. O sal comum de cozinha iodado é o pior tipo de sal a ser consumido, este é chamado de Cloreto de Sódio (sua representação química é NaCl). O elemento sódio faz parte do sal, representando 40% dele.  Você sabia que este tipo de sal é produzido quimicamente, não vem do mar?  A flor de sal é o sal que fica boiando na salineira, o sal marinho é o restante do sal que fica na salineira após a água secar e o sal comum iodado é obtido quimicamente. Além disso, muitos produtos que atendem pelo nome de sal marinho foram, na verdade, obtidos de minas de sal, não de água do mar – embora, tecnicamente, esses depósitos subterrâneos de sal tenham sido produzidos originalmente pelos oceanos durante outra era geológica distante, como é o caso do sal de rocha encontrado nos Himalaya e nos desertos do Chile e Bolívia como exemplos.

O que é Flor de Sal e quais os Benefícios

Que gosto tem a flor de sal?

A flor de sal tem o sabor do mar, é mais complexo, delicado e agradável ao paladar.

Depois de colhida, a flor de sal  e assume a forma de massas planas ou pirâmides ocas. De acordo com o mestre do sal Mark Bitterman, cada cristal tem a complexidade de um floco de neve; sua variação em tamanho e forma cria, em suas palavras, uma sensação modulada. Cada sal oferece um sabor de complexidade distinto, a minha dica é: prove!! A sensação na boca é muito diferente de um sal comum.. treine intercalando sal comum e flor de sal para sentir a diferença.

Devido ao alto teor de umidade da flor de sal, os cristais geralmente grudam em sua embalagem. Essa umidade significa que o sal não se dissolverá imediatamente em sua língua, permitindo que o gosto permaneça em sua boca por mais tempo.

Quais os benefícios da flor de sal?

Você já entendeu o que é flor de sal, agora vamos ver os benefícios. Enquanto que no sal refinado e industrializado você encontra um alto nível de sódio e praticamente a ausência de nutrientes, a flor de sal e o sal colhido de modo artesanal, sem quaisquer processamentos, são ricos em micronutrientes e microminerais chamados de oligoelementos, super importantes para a promoção da saúde do nosso organismo, principalmente da saúde metabólica.

 

Flor de sal é um sal marinho?

Sim, é um sal marinho que é produzido em salineiras pela evaporação da água do mar.

Como usar a flor de sal?

Agora que já conhecemos os benefícios da flor de sal e o que é, você tem que aprender a usar. Para que você possa tirar o maior proveito das sensações provocadas no paladar pela flor de sal, indicamos que ela seja acrescentada sempre na finalização dos pratos. Você pode usar um pouco menos de sal comum na preparação e salpicar sobre os alimentos ao servir.

  • Doces: uma pitada de destaque sobre o brigadeiro ou na taça de sorvete ou mesmo sobre a cobertura de um bolo ou torta ao servir.
  • Frutas: sobre uma banana, abacate, maçã ou pera ligeiramente grelhados.
  • Saladas: após temperar com azeite, balsâmico ou outro molho de sua preferência salpique flor de sal para finalizar.
  • Carnes: imediatamente após retirar do fogo, corte a carte e salpique flor de sal.
  • Legumes: após grelhar, tempere com azeite e salpique flor de sal.
  • Chá: deixe seu chá mais rico com uma pitada de flor de sal

Porque se usa flor de sal com doces na confeitaria?

A ciência pode explicar  a função do salgado no doce e  foi a química do sal que colocou a flor de sal no mapa da confeitaria. A flor de de sal possui  traços de cloretos de cálcio e magnésio presentes na sua estrutura. Esses compostos absorvem a umidade, assim, pré dissolvem os minerais do sal  proporcionando sabor imediatamente mais intenso às papilas gustativas. O sal não só realça o sabor de ingredientes como caramelo e chocolate, como também inspira uma reação química em nossos corpos. Temos sensores de açúcar em nossas bocas para detectar glicose, uma importante fonte de energia, mas estes sensores localizados em nossas papilas gustativas sensíveis ao doce, são acionados pelo sódio, que alerta a célula para registrar a doçura. Em miúdos, o sal faz com que o doce fique mais doce.

 

Onde comprar Flor de Sal?

Você pode adquirir uma flor de sal de confiança aqui: COMPRAR FLOR DE SAL PREMIUM

referencias:

https://food-hacks.wonderhowto.com/how-to/why-you-should-be-using-fleur-de-sel-instead-regular-table-salt-plus-fake-it-0155879/)

https://www.thespruceeats.com/all-about-fleur-de-sel-995677

WHAT IS FLEUR DE SEL?

https://markbitterman.com/

 

 

Comentários (2)

  • Juliana Responder

    Ola, Bom Dia,

    Agradeço muito pelo artigo, ajuda a entender o porque mudar – alias todos os artigos de voces sãao muito bons!!!!….
    Mas se me permite, posso tirar uma duvida, podemos usar a flor do sal para cozinhar normalmente? e esse sal pode ser triturado (tipo dentro daqueles potes que gira a tampa e tritura o sal ou a pimenta do reino, etc…) ? ou ele perde alguma propriedade se fizermos isso?
    Outra duvida também é que com a situação de contaminação de muitas águas e oceanos, ainda assim é viavel consumir? continua sendo um bom alimento?
    Gratidao

    11/06/2021 a 09:52
    • Daiane | Bernardo - Yamuna Responder

      Juliana, obrigada pelos elogios! Aqui é o espaço também para tirar dúvidas, podes sempre escrever. Respondendo suas questões: sim você pode usar a flor de sal normalmente para cozinhar, pode tritura-lo também sem problemas. Gostamos de usar sobre o alimento finalizado também porque dá pra perceber melhor o sal, e ela bate direto na língua dando uma sensação diferente. Sobre contaminação: a Flor de sal é retirada nas salineiras do Rio Grande do Norte, bastante afastadas, bem longe de centros urbanos e realmente não há que se preocupar com contaminações nesse produto, visto que ele não filtra ou acumula água. Sempre que precisar escreva, adoramos responder. Abraço, Daiane Bortolon

      11/06/2021 a 11:36

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

De volta para Blog