Como consumir cúrcuma? Dosagem de cúrcuma para inflamação e outras condições

De volta para Blog
Como consumir cúrcuma? Dosagem de cúrcuma para inflamação e outras condições

Como consumir cúrcuma? Dosagem de cúrcuma para inflamação e outras condições

Aqui na Yamuna sempre recebemos muitas perguntas dos nossos clientes sobre como consumir cúrcuma, qual a dosagem por dia e quanto tomar para ter efeito terapêutico.  Por isso, fiz esta compilação sobre o tema para facilitar a consulta. O texto original que inspirou este você encontra  aqui.

A procura por uma cúrcuma de qualidade sempre foi importantíssimo para nós aqui na Yamuna. Recentemente mandamos nossa “Deusa dourada” para análise e saber a quantidade de  curcumina tem no nosso produto, o laudo vai estar no final desta postagem. É importante lembrar que a cúrcuma antes de ser um suplemento da moda é essencialmente um alimento tradicional culinário e, para ser usada terapeuticamente, ou seja, em maior dosagem, recomendamos que você siga as orientações do seu nutricionista, naturólogo, médico ou terapeuta.

Neste texto você vai encontrar:

  1. Dosagem da cúrcuma para inflamações diversos desequilíbrios 
  2. Dosagem da cúrcuma para condições específicas (renite alérgica, colesterol alto, doença hepática não alcóolica, artrites, TPM, prurido, dores agudas e como anti-inflamatória)
  3. Contra indicações e efeitos colaterais
  4. Como tomar cúrcuma
  5. Receita de pasta de cúrcuma
  6. Análise da cúrcuma Yamuna (quantidade de curcumina)

 

1. Dosagem de cúrcuma para inflamação

As recomendações de dosagem de como consumir cúrcuma variam de acordo com vários fatores, incluindo seu estado de saúde e objetivos gerais dentro do tratamento. Qual é a melhor dosagem diária de cúrcuma? A dosagem de cúrcuma deve estar de acordo com a quantidade de curcumina presente na especiaria. A curcumina, é o principio ativo da cúrcuma. Este curcuminóide presente na cúrcuma faz com ela tenha tanto poder no tratamento de diversas doenças crônicas, incluindo câncer de mama, câncer de cólon, câncer de pulmão e doenças inflamatórias do intestino, etc.

Então, quanto açafrão você precisa tomar para aproveitar os benefícios do açafrão e da curcumina?

Se você está procurando tomar açafrão como um estimulante geral da saúde e acessar seus efeitos antiinflamatórios e antioxidantes, é recomendado tomar 500 miligramas de cucumina por dia. Isto equivale a  9g de cúrcuma pura e integral. Veja que a curcumina é uma parte da cúrcuma. Esta é uma dosagem comum para redução da inflamação em geral. 9g de cúrcuma pura equivale a uma colher cheia de sobremesa, como esta é uma quantidade grande e difícil de ingerir, abaixo  eu sugiro uma mistura tradicional para melhorar a absorção e reduzir um pouco a quantidade.

 

2. Dosagem de cúrcuma para condições específicas

Afinal, como consumir cúrcuma no dia a dia? Qual é a melhor dosagem diária de curcumina? A resposta a esta pergunta pode depender do motivo específico pelo qual você está tomando. Se você tem alguma dúvida se pode ou não tomar esta erva e principalmente nesta quantidade,  consulte antes um especialista. A lista a baixo não tem o objetivo prescritivo, mas sim informativo. Automedicação, mesmo com suplementos naturais deve ser orientado por um terapeuta ou médico.

Estas são algumas dosagens de curcumina que têm sido usadas para adultos:

  • Dosagem de cúrcuma para rinite alérgica (por via oral): 500 miligramas de curcumina por dia durante 2 meses.
  • Dosagem de cúrcuma para depressão (por via oral): 500 miligramas de curcumina  ao dia. Tempo a critério do especialista.
  • Dosagem de cúrcuma para colesterol alto (por via oral): 1 a 1,4 gramas de  curcumina em duas doses divididas diariamente por 3 meses. (Nota: neste caso específico,  a cúrcuma pura não é a melhor opção para um tratamento. Sugiro buscar um extrato de curcumina concentrado para chegar ao resultado terapeutico desejado).
  • Dosagem de cúrcuma para doença hepática não causada pelo álcool (por via oral):  70 miligramas de curcumina por dia durante 8 semanas. Além disso, comprimidos de 500 mg (Meriva, Indena- não disponivel no Brasil) contendo 100 mg de curcumina duas vezes ao dia durante 8 semanas também foram usados.
  • Dosagem de cúrcuma para o prurido (por via oral): 1.500 miligramas de cúrcuma em três doses divididas diariamente por 8 semanas. Além disso, um produto específico contendo extrato de cúrcuma (C3 Complex, Sami Labs LTD) mais pimenta preta ou pimenta longa diariamente por 4 semanas.
  • Dosagem de cúrcuma para TPM (por via oral): 100 miligramas de curcumina,  duas vezes ao dia começando 7 dias antes do período menstrual, continuando durante o período menstrual e por 3 dias após o final do período menstrual, por 3 ciclos menstruais consecutivos.
  • Dosagem de cúrcuma para artrite: de acordo com a Arthritis Foundation, uma dosagem de cápsulas de curcumina de 400 a 600 miligramas três vezes por dia ou  1-3 grama de raiz pura em pó  por dia para osteoartrite.  Para artrite reumatóide,  500 miligramas de curcumina duas vezes ao dia.
  • Dosagem antiinflamatória da cúrcuma para colite ulcerosa: 3 gramas  de curcumina diariamente por 1 mês junto com os tratamentos convencionais; 1,1 gramas de curcumina por dia durante 1 mês, seguido de 1,65 gramas por dia por outro mês, junto com os tratamentos convencionais; ou 2 gramas de curcumina diariamente por 6 meses junto com os tratamentos convencionais.
  • Dosagem de cúrcuma para dores em geral agudas: 500 miligramas de curcumina

Traduzindo:

9g de cúrcuma equivalem a 500mg de curcumina, então para atingir uma dose terapêutica de cúrcuma deve-se tomar 1 colher de sobremesa cheia de cúrcuma ao dia (metade de manhã e metade a noite). Sim isso é bastante, e para reduzir a dose, você precisa adicionar pimenta preta e uma gordura nela e assim torna-la mais biodisponível e muito mais potente. Tem um texto super completo aqui no blog sobre os benefícios do consumo da cúrcuma com a pimenta preta 

Blend pronto de Cúrcuma Pura e Pimenta preta moída na proporção de 5% para um super absoção

3. Como consumir cúrcuma

Você sempre pode incorporar a cúrcuma em sua dieta usando como tempero em receitas deliciosas. Na preparação de golden milk (leite dourado), no suco verde, no arroz, curryes, farofas, sopas etc.  Se você está procurando mais efeitos terapêuticos, pode considerar um suplemento de cúrcuma que está disponível em várias formas, incluindo comprimido, cápsula, pó puro ou tintura. Frequentemente, você verá uma dosagem de cúrcuma e pimenta-do-reino combinadas nesses produtos, pois a pimenta-do-reino aumenta a absorção da curcumina no corpo em até 2.000 vezes.

Uma dica útil quando se trata de como tomar a cúrcuma é ingerir o suplemento na hora da refeição que inclui uma gordura saudável, como óleo de coco,  manteiga ou manteiga ghee. Se você usar cúrcuma na comida, certifique-se de incluir pimenta-do-reino e gordura de boa qualidade como as citadas anteriormente para melhorar a absorção tendo em vista que a cúrcuma é solúvel em gordura.

Compartilho aqui uma receita que aprendi com uma professora na Índia e  como eu tomo aqui em casa. É minha maneira preferida e que facilita a ingestão terapêutica da cúcuma em maior quantidade  com óleo de coco + pimenta preta.

 

4. Receita de pasta de cúrcuma

Ingredientes:

  • 85g de cúrcuma pura (uso o nosso potinho de cúrcuma da Yamuna)
  • 4g de pimenta do reino moída (eu faço a moagem em casa dos grãos, no moedor de café ou no pilão). Se preferir temos já a mistura pronta que moemos aqui: CURCUMA & PIMENTA PRETA – 85g
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem bem cheias ou de manteiga ghee
  • 1 colher de sopa de mel (se você não consome mel pode substituir por mel de tâmaras, melado ou mais óleo de coco)

De tanto nossos clientes pedirem criamos aqui na Yamuna a mistura pronta de cúrcuma com pimenta, na proporção de 100:5. Você pode usar para fazer a misturinha da receita ou usar como tempero normal no dia a dia, na sua cozinha.

Preparo:

Leve  uma tigela em banho maria com óleo de coco e o mel até derreter, depois vá adicionando e mexendo a cúrcuma e a pimenta lentamente até formar uma pastinha. Pronto!

Volte tudo para um potinho e guarde fechado.  Você vai perceber que depois de algumas horas as especiarias vão absorvendo o óleo e o mel até ficar mais firme e moldável, você pode moldar em forma de bolinhas antes de ingerir.

E como eu faço para tomar?

1 colher de chá  2 vezes ao dia ou conforme indicação do seu terapeuta. Você pode dividir esta porção em duas ou três partes e ingerir uma por vez caso seja demais tomar tudo em uma vez.

Minha técnica: Preparo um copo de água ou chá para ajudar a engolir como faria com outro suplemento. Faço a medida na colher e com a ponta dos dedos enrolo como se fosse um docinho. Depois coloco na boca, mais no fundo da língua e engulo com bastante água como se fosse uma cápsula, sem mastigar ou tocar nos dentes uma por vez. Não aconselho a dissolver na boca pois realmente não me agrada a sensação.

5. Riscos e efeitos colaterais da cúrcuma

Além dos muitos benefícios associados a essas duas especiarias, há possíveis efeitos colaterais do uso da cúrcuma e da pimenta-do-reino que também devem ser considerados. Claro que, embora seja praticamente impossível  que polvilhar cúrcuma em seus pratos favoritos cause sintomas adversos, ingerir em maior quantidade de cúrcuma e pimenta-do-reino em maior quantidade pode. Em particular, a suplementação foi associada a efeitos colaterais como náusea, diarreia, diminuição da pressão arterial, aumento do risco de sangramento, contrações uterinas em mulheres grávidas, fluxo menstrual aumentado, etc.  Por isso, consulte um profissional da saúde, nutricionista, médico ou  fitoterapeuta caso você tenha tendência a algum desses sintomas.

Qual é a dosagem máxima de açafrão?

Normalmente, a dosagem recomendada de cúrcuma não é superior a 2.000 miligramas por dia.

Altas doses de cúrcuma podem agir como um anticoagulante natural, portanto se você toma anticoagulantes, está prestes a fazer uma cirurgia, está grávida ou tem doença da vesícula biliar, evite grandes quantidades de cúrcuma e utilize apenas em pequenas quantidade como tempero culinário.

 

6. Quanta curcumina tem na cúrcuma pura Yamuna?

Enviamos nossa cúrcuma pura para análise num dos maiores laboratórios do mundo para que pudéssemos ter certeza da quantidade. Os valores são excelentes:

Traduzindo:

9g de cúrcuma (uma colher de sobremesa) equivalem a 500mg de curcumina, que é a dose terapêutica média indicada como dose diária.
1 pote de cúrcuma integral Yamuna tem 85g de cúrcuma que equivalem a 4,72g de curcumina.

 

Comentários (2)

  • Isabel Responder

    Não entendi o resultado da análise, tendo em vista que não apresenta o valor referência da curcumina: 4,59% em 429g de cúrcuma.
    Para facilitar, seria bom apresentar também o cálculo sobre a gramatura do frasco vendido que contém a pimenta.

    06/09/2021 a 10:38
    • Daiane | Bernardo - Yamuna Responder

      Oi Isabel,
      nossa cúrcuma de 4,59% de curcumina, ou seja, a cada 100g de cúrcuma você terá 4,59g de curcumina.

      No texto fiz a regra de três simples e deixei o cálculo prontinho veja:

      9g de cúrcuma (uma colher de sobremesa) equivalem a 500mg de curcumina
      1 pote de cúrcuma integral tem 85g de cúrcuma que equivalem a 4,72g de curcumina.

      Já o frasco de cúrcuma com pimenta vai ter 5% a menos de cúrcuma e consequente de curcumina pois foi adicionado 5% de pimenta preta para a sinergia de absorção da curcumina.

      um abraço!
      Daiane

      11/09/2021 a 09:43

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

De volta para Blog