Benefícios da cúrcuma com pimenta preta

Sobre os inúmeros benefícios da cúrcuma você já deve ter lido por aqui em nosso blog, mas o mais interessante é que quando se mistura a cúrcuma com pimenta preta os benefícios são enormes e te ajuda absorver 2000 vezes mais curcumina.  Vamos juntos! Neste texto vou te explicar tudinho, você vai ler aqui:

  1. Como a cúrcuma e a pimenta preta funcionam juntas;
  2. Os 5  principais benefícios da cúrcuma e da pimenta preta:   Diminua a inflamação; Cúrcuma e a pimenta para ajudar na perda de peso; Suas propriedades de combate ao câncer; Suporte da saúde digestiva e Redução da dor
  3. Riscos e efeitos colaterais
  4. Quanto e como tomar
  5. Curcumina Orgânica em cápsulas
  6. Receita de pasta de cúrcuma com pimenta
  7. Onde comprar Curcuma e curcumina pura?

Se você ainda não aderiu ao movimento que troca medicamentos pelos potinhos de temperos na cozinha está na hora de começar!  E aqui vamos falar de duas especiarias que fazem uma dupla poderosa contra diversas condições tóxicas do organismo. A medicina ayurvédica e a medicina chinesa já usam essa sinergia há milhares de anos e agora quem está colocando o foco na sua prateleira de temperos é a ciência da nutrição.  Ingredientes como açafrão e pimenta-do-reino são repletos de benefícios e demonstraram ter um poderoso impacto na saúde quando usados ​​juntos.

Benefícios da cúrcuma com pimenta preta

curcuma pura com pimenta preta yamuna

1. Como a cúrcuma e a pimenta preta funcionam juntas

Por que você precisa adicionar pimenta preta na cúrcuma?  Para simplificar, a cúrcuma contém um composto chamado curcumina, que é responsável pela maioria – para não dizer todas, das poderosas propriedades e benefícios à saúde. Da mesma forma, a pimenta-do-reino  contém um alcalóide conhecido como piperina, também cheia de propriedades medicinais consideradas terapêuticas.

Acontece que sozinha a curcumina é pouco biodisponível, ou seja, sua capacidade de ser absorvida pelo corpo é pequena. Por isso, é preciso combiná-la com uma gordura para melhorar a absorção e/ou com pimenta preta. A piperina presente na pimenta preta  aumenta intensamente sua absorção e permite que o corpo o use a curcumina com mais eficiência. Um estudo conduzido pelo Departamento de Farmacologia do St. John’s Medical College, na Índia, (pasmem!!) descobriu que a administração dos dois juntos aumentou a biodisponibilidade da curcumina em 2.000 por cento. (1)  .Sim, se você adicionar 5% de pimenta preta à sua cúrcuma, a absorção pode chegar a ser 2.000 vezes maior!!!

Quando combinados, esses dois ingredientes podem trazer alguns benefícios sérios, que vão desde a diminuição da inflamação, uma melhor digestão e redução nas dores articulares em geral.

2. Os 5 principais benefícios da cúrcuma e pimenta preta

  • Diminuir a inflamação
    Pimenta preta e açafrão tem um impacto poderoso na redução da inflamação. Existem mais de 15.000 estudos e pesquisas sobre a cúrcuma. Um estudo publicado no Oncogene testou as propriedades antiinflamatórias de vários compostos diferentes e descobriu que a curcumina estava entre os mais potentes. Além de aumentar a absorção da curcumina, a piperina também demonstrou possuir seu próprio conjunto de efeitos antiinflamatórios. (2) Outro estudo descobriu que a piperina foi eficaz na redução de vários marcadores de inflamação em ratos com artrite. (3)
  • Pode ajudar na perda de peso
    Muitas pessoas usam açafrão e pimenta-do-reino para perder peso, graças à capacidade dessa poderosa combinação de aumentar a queima de gordura. De acordo com um estudo in vitro publicado na Biofactors, a curcumina pode ajudar a bloquear o crescimento de células de gordura para reduzir a obesidade. Outro estudo em animais mostrou que a administração de curcumina e piperina a camundongos aumentou a perda de gordura e reduziu a inflamação. (4) e (5)
  • Contém propriedades de combate ao câncer
    Nos últimos anos, o uso de açafrão e pimenta-do-reino para o câncer tem sido pesquisado intensamente. Embora a pesquisa atual seja limitada principalmente a estudos in vitro, eles sugerem que a curcumina pode ajudar a bloquear o crescimento e a propagação das células cancerosas, preservando as células saudáveis. Da mesma forma, a piperina demonstrou ajudar a matar as células cancerosas e prevenir a formação de tumores, sendo principalmente benéfica no tratamento do câncer de cólon. (6) e (7)
  • Suporte à saúde digestiva
    O açafrão e a pimenta-do-reino têm sido usados juntos pelas medicinas orientais há milhares de anos ​​para tratar problemas digestivos e otimizar a absorção de nutrientes. Pesquisas recentes mostram que a curcumina pode ser terapêutica para distúrbios digestivos inflamatórios, como doença de Crohn e colite ulcerativa. Além disso, a piperina também pode ajudar a promover a digestão adequada, estimulando as enzimas digestivas do pâncreas. (8) e (9)
  • Redução da dor
    Usar açafrão e pimenta-do-reino para a artrite é uma forma eficaz de controlar a dor e tratar os sintomas na origem. Isso porque, além de ter propriedades anti-inflamatórias e anti-artríticas, a cúrcuma e a pimenta-do-reino também atuam como analgésicos naturais. Um estudo demonstrou que a piperina é eficaz no tratamento da dor em ratos após apenas duas horas, mesmo quando usada em doses mais baixas (10). Outro estudo realizado na Índia também descobriu que a administração de açafrão em pacientes no pós-operatório ajudou a diminuir significativamente a dor e a fadiga em comparação com placebos(11)

 

3.Riscos e efeitos colaterais

Além dos muitos benefícios associados a essas duas especiarias, há possíveis efeitos colaterais do uso da cúrcuma e da pimenta-do-reino que também devem ser considerados. Claro que, embora seja praticamente impossível  que polvilhar cúrcuma em seus pratos favoritos cause sintomas adversos, ingerir em maior quantidade de curcuma e pimenta-do-reino em maior quantidade pode. Em particular, a suplementação foi associada a efeitos colaterais como náusea, diarreia, diminuição da pressão arterial e aumento do risco de sangramento. Por isso, consulte um profissional da saúde, nutricionista, médico ou  fitoterapeuta caso você tenha tendência a algum desses sintomas.

4.Quanta cúrcuma e pimenta do reino você deve tomar diariamente?

Embora não haja uma dosagem oficial recomendada, a maioria das pesquisas foi conduzida usando doses entre 500–2.000 miligramas por dia de curcumina e cerca de 20 miligramas de piperina. Outros estudos sugerem uma proporção de cúrcuma e pimenta-do-reino de aproximadamente 100: 5 para melhores resultados.

Para minimizar os efeitos colaterais e maximizar os benefícios potenciais para a saúde, no entanto, certifique-se de usar apenas conforme as instruções. Além disso, consulte seu médico, nutricionista ou naturólogo antes de iniciar a suplementação se você tiver quaisquer problemas de saúde ou preocupações subjacentes. Você pode consultar este outro artigo aqui do blog que fala somente sobre dosagens.

5. Curcumina em Cápsulas Orgânica

Muitas pessoas preferem utilizar a curcumina concentrada em cápsulas. Alguns escolhem pela praticidade, outros porque não gostam de ficar colocando cúrcuma em tudo. Foi por isso que recentemente desenvolvemos nossa própria curcumina em cápsulas Orgânica. Assim se você preferir ingerir somente duas cápsulas por dia, e ter já os benefícios e super absorção (pois também é com pimenta preta), você pode conhecer o produto aqui:

 

6. Receitinha de pasta de cúrcuma com pimenta

Benefícios da cúrcuma com pimenta preta

Aqui em casa eu tenho uma receitinha que aprendi com uma professora indiana de Ayurveda que é prática e maravilhosa e sempre indiquei para os meus interagentes.

  • 85g de cúrcuma pura (uso o nosso potinho de cúrcuma da Yamuna)
  • 4g de pimenta do reino moída (eu faço a moagem em casa dos grãos, no moedor de café ou no pilão)
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco bem cheias ou de manteiga ghee
  • 1 colher de sopa de mel (se você não consome mel pode substituir por mel de tâmaras, melado ou mais óleo de coco)

De tanto nossos clientes pedirem criamos aqui na Yamuna a mistura pronta de cúrcuma com pimenta, na proporção de 100:5. Você pode usar para fazer a misturinha da receita ou usar como tempero normal no dia a dia, na sua cozinha.

Preparo:

Leve  uma tigela em banho maria com óleo de coco e o mel até derreter, depois vá adicionando e mexendo a cúrcuma e a pimenta lentamente até formar uma pastinha. Pronto!

Volte tudo para um potinho e guarde fechado.  Você vai perceber que depois de algumas horas as especiarias vão absorvendo o óleo e o mel até ficar mais firme e moldável. É isso mesmo.

E como eu faço para tomar?

1 colher de cafezinho bem cheia 2 vezes ao dia ou conforme indicação do seu terapeuta. Você pode dividir esta porção em duas partes e ingerir uma por vez caso seja demais em apenas uma vez.

Agora, como eu Daiane faço para tomar é assim: Preparo um copo de água para ajudar a engolir, faço a medida na colherinha e com a ponta dos dedos enrolo como se fosse um docinho. Depois coloco na boca, mais no fundo da língua e engulo com bastante água como se fosse uma cápsula, sem mastigar ou tocar nos dentes. Não aconselho a dissolver na boca pois realmente não me agrada a sensação, mas meus filhos gostam, principalmente quando faço com mais mel (aliás meus filhos costumam chupar  spirulina como se fosse balinha).

7. Onde comprar cúrcuma com pimenta preta e Curcumina em cápsulas?

Recentemente lançamos nossa Curcumina com pimenta preta em cápsulas para facilitar o consumo desse superalimento. Você pode comprar a Curcumina orgânica aqui

 

Nós temos nosso blend de curcuma pura com pimenta preta (em pó), basta clicar na imagem abaixo para acessar o produto em nossa loja:

Referências e estudos científicos que usamos pra escrever esse artigo:

(1) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9619120/

(2) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15489888

(3) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2688199/

(4) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23339049/

(5) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5801844/

(6) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2758121/

(7) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24819444/

(8) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3882399/

(9) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17987447/

(10) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25312168/

(11) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21671126/

Imagem pasta de cúrcuma: https://foolproofliving.com/

Produtos Relacionados

  • Product Image

    Curcumina com pimenta preta Orgânica | 60 capsulas de 600mg

Você vai gostar de ler mais...

41 respostas para “Benefícios da cúrcuma com pimenta preta”

  1. Tenho Polineuropatia na perna esquerda e começando na direita. Meus pés vivem enformigados e não tenho mais firmesa nas pernas e nos pés. Uso marcapasso e faz 8 meses que parei de tomar anticoagulante. Posso tomar Curcuma com pimenta preta.Dizem que tenho inflamação nos nervos.Tomo magnésio ômega 3 e Coenzima q10.

    • Oi Vera, querida, tudo bem? Então, nós não temos como lhe dizer se pode ou não pode. Você tem que consultar seu médico ou uma nutricionista de confiança. Você também poderia procurar uma pessoa especialista em Ayurveda

    • Vera, tudo bem? Não tenho como te dizer se você pode ou não tomar. Isso depende de vários fatores que seu médico ou nutricionista deve avaliar. Apensar de que, no nosso entendimento não haveria problemas em tomar. Você também pode procurar atendimento com alguma pessoa especialista em ayurveda. Podemos te indicar uma que conhecemos: Olga Ayrveda whatsapp 48998629483

  2. no caso de crise alérgica urticária ela provoca mais corceiras?
    tô investigando o que ta me provocando corceira e fui tomar curcuma com azeite e vinagre de maçã tive uma crise pior.

    • Oi Maria, não consigo te responder, essa crise pode acontecer por muitos motivos, melhor você procurar seu médico.

  3. Boa tarde.
    Gostaria de saber (sinceramente) se esta cúrcuma com pimenta preta é realmente pura, sem aditivos de outros componentes.
    De acordo com o que passado por vocês em vídeo, quando fervido em água, caso haja mistura, a mesma fica tipo um creme de fubá.
    Posso adquirir o produto e fazer o teste? Garentem a idoniedade do mesmo? Não irei me decepcionar?
    Caso positivo irei efetuar a compra hoje.
    No aguardo de retorno,
    Abraços,
    Medeiros.

    • Oi Querida, sim claro. Nossa cúrcuma é puríssima. Pode comprar e fazer o teste você mesmo. Assista o video e faça igual para comprovar.

  4. Olá. Falo de Portugal. Obrigada por dispor a informação.
    Uma dúvida. Qual a quantidade de cúrcuma para a receita abaixo?

    1 potinho de cúrcuma com pimenta preta (vai durar 2 meses!)
    2 colheres de sopa de óleo de coco bem cheias ou de manteiga ghee (o que preferir)
    1 colher de sopa de mel (se você não consome mel pode substituir por néctar de tâmaras, melado ou mais óleo de coco)

  5. Tem pouco tempo que estou usando há cucuma e há pimenta preta estou bem melhor da artrose nos joelhos

  6. Pode dizer por experiencia propria que curcuma com pimenta do preta e extraordinário para inflamações em qualquer parte de corpo,comecei a usar faz muitos anos,quando tinha 50 anos sempre tinha dores nas articulações e na coluna,gosto muito de desporto e muitas vezes não o podia fazer por sentir dores nas articulações,comecei a usar curcuma e pimenta hoje tenho 63 anos e não sei o que são dores ou inflamações nas articulações ou em outro lugar.tambem é importante uma boa alimentação,não podemos comer toda a porcaria e depois querermos que a curcuma e pimenta façam milagres.mas uma coisa posso garantir é extraordinário os resultados desta dupla…

  7. Há 10 meses tive problema de esofagite então procurei tratamento só com remédios caseiros, estou tomando em jejum 200ml de água morna com 1 limão espremido e antes das principais refeições 200ml de chá de esoinhwira Santa posso afirmar aqui que estou ótima, não tenho mais reflexos e a inflamação no meu esofago foi curada, depois que senti melhoras eliminei o chá de espinheira santa e continuo somente com a água morna de limão.acredito que essas experiências devemos passar a frente para ajudar pessoas que passam por esse problema de saúde. Agora recente estou com problema de artrose no joelho , pesquisando aqui encontrei vocês com essas dicas maravilhosas.ppr favor me envia o site para comprar os produtos. Obrigada

  8. Olá querida por favor envia p mim o site para compras, tenho interesse na curcuma, obrigada

  9. Eu posso usar 1 colher de sopa de alçafrao e meia colher de sobremesa de pimenta preta para temperar legumes para faser amesma função da pasta para a artrose que tenho

    • Odete, não posso te dizer que sim pois não conheço a produção do açafrão que você tem em casa. Garanto apenas a qualidade do que temos aqui. Abraço Querida

    • Pode tomar um pouco, parar uns meses e seguir, sem problemas. Importante é você se observar e ver como seu corpo reage.

  10. Olá
    Moro em Portugal a 2 anos, vim do Brasil com muita dor no meio do Bumbum…nervo ciático…vou fazer ressonância pedida pelo fisiatra,já tomei injeções muitas e a dor não passa, comprei curcuma com pimenta preta, será q vai me ajudar, estou muito desesperada…a 2 anos com dor , tentei fisioterapia e pilates, piora sempre…

    • Oi Silvana, acredito que vai ajudar sim, recomendamos que você tome conforme essa sugestão: Receita Ayurvédica – 2 meses!
      Eu tenho uma receita que aprendi com uma professora indiana de Ayurveda que é prática super poderosa e sempre indiquei para os meus interagentes no consultório:

      1 potinho de cúrcuma com pimenta preta (vai durar 2 meses!)
      2 colheres de sopa de óleo de coco bem cheias ou de manteiga ghee (o que preferir)
      1 colher de sopa de mel (se você não consome mel pode substituir por néctar de tâmaras, melado ou mais óleo de coco)
      Preparo:
      Leve uma tigela em banho maria com óleo de coco e o mel até derreter, depois vá adicionando e mexendo a cúrcuma e a pimenta lentamente até formar uma pastinha. Aguarde uns minutos que ela vai ficar mais durinha (a curcuma vai absorver o óleo). Pronto!

      Volte tudo para um potinho e guarde fechado, fora da geladeira. Você vai perceber que depois de algumas horas as especiarias vão absorvendo o óleo e o mel até ficar mais firme e moldável. É isso mesmo.

      E como eu faço para tomar?
      1 colher de cafezinho bem cheia 2 vezes ao dia ou conforme indicação do seu terapeuta. Você pode dividir esta porção em duas partes e ingerir uma por vez caso seja demais em apenas uma vez.

    • Oi Edu, a cúrcuma desidratada corretamente não perde as propriedades e tem seus ativos concentrados.

    • Sim pode ficar fora da geladeira. Tanto a cúrcuma com pimenta preta, quanto a cúrcuma pura ou também a mistura que você fizer com óleo de coco ou ghee com cúrcuma. Todas podem ficar fora da geladeira. Bernardo Sens

  11. Bom dia, usando as capsulas de cúrcuma com pimenta, posso usar normalmente o uso da cúrcuma e pimenta do reino para preparos dos pratos ???

    • Sim, você pode usar como tempero mesmo já fazendo uso de uma dosagem terapeutica maior.

  12. É a segunda vez que compro os produtos da yamuna, são produtos excelentes, com preço acessível, sem falar no ótimo atendimento, agilidade na entrega, chegou muito rápido. Da pra ver o amor que eles colocam nos produtos ao abrir a caixa, tudo muito bem embalado, as embalagens são lindas e os produtos maravilhosos. Obrigada por fazerem parte do meu dia a dia. Abraços.

  13. Melhores produtos, melhor atendimento, melhor entrega, melhor embalagem.
    Aqui em casa só entram os produtos YAMUNA.
    É UM PRIVILÉGIO, UM PRESENTE PARA A SAÚDE E O PALADAR.
    VIVAAAA.

    • Mary, fico super feliz de ver o retorno de uma pessoa tão querida como você. Principalmente porque sei como a alimentação e boas escolhas são presentes de verdade na sua vida. Um grande abraço fraterno. Bernardo!

    • Boa tarde, Daiane.
      Desde que comecei a ver posts e conhecer a Yamuna Artesanal que não paro de me encantar com tantas informações ricas sobre alimentação mais natural, Artesanal, sem químicos, corantes, saborizantes, conservantes e todos os sintéticos do mundo atual.
      Acabei comprando quase tudo que produzem de tão ansiosa por iniciar uma melhora na alimentação. Sou Confeiteira e Padeira , mas minha alimentação é saudável, pois não como frituras, óleos ruins, amo comida vegetariana, mas meu mal é o açúcar e o trigo, pois amo doces e Pães, mesmo tb fazendo Pães sem glúten e lactose eu amo pão do Trigo…
      Então, enquanto não me curo do vício em doces( pudim, bolos, sobremesas, brigadeiros belga), tentou melhorar o máximo no restante e por isso já comprei todas as Massalas, Mel de Tâmaras, Cúrcuma com pimenta, Pasta de Pistache e outros em 3 ou 4 pedidos que fiz desde que descobri vocês , há uns 6 meses

      Só quero agradecer pelo lindo e abençoado ofício que você acolheu e pedir que continue passando todo este conhecimento através do site e outras redes.
      Gratidão imensa!
      Parabéns pela ética, consciência e amor colocados em cada produto.
      Beijão.

      Marcia

  14. Olá ao casal, admiro bastante o trabalho d vcs embora não seja uma ótima consumidora, nesses tempos + difíceis. Utilizo a curcuma, a massala vatta q duram muitíssimo.
    Esse artigo é super interessante e embora ainda tenha circulação vou comprar com pimenta preta. Mas gostaria d saber com vcs se queima muito o estômago pois tenho gastrite refluxo e digestão lenta.
    NAMASTÊ.

    • Oi Elisabeth, tudo bem?
      Não vai queimar o seu estomago não pois a quantidade de pimenta é muito pequena para causar qualquer desconforto mesmo para quem tem gastrite. A cúrcuma com pimenta com certeza pode te ajudar a melhorar a força digestiva.
      um abraço!
      Daiane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *