12 verdades sobre a gordura saturada

Para evitar dúvidas e levar um conhecimento claro, escrevemos esse artigo com 12 verdades que você precisa saber sobre gordura saturada com os links para você acessar os estudos científicos e comprovações. Uma maneira fácil de entender porque ela faz bem. Já vou resumir os pontos desse texto para agilizar:

  1. Comer gordura saturada não engorda
  2. Gorduras saturadas naturais são saudáveis
  3. Gorduras saturadas são as melhores gorduras para cozinhar
  4. Gorduras saturadas são consumidas há milhares de anos por diversas culturas no mundo
  5. Gorduras saturadas estão presentes em alimentos de origem animal e vegetal
  6. Gorduras saturadas são a melhor fonte de energia para o corpo
  7. São um excelente alimento pré-treino
  8. São eficientes carreadoras de vitaminas lipossolúveis
  9. Gordura saturada não entope as artérias
  10. Gordura saturada deixa seus ossos mais fortes.
  11. São a melhor fonte de energia para seu cérebro e ricas em TCM (triglicérides de cadeia média)
  12. Lista dos principais alimentos para ingestão de gorduras saturadas de qualidade.

 

1 – Comer gordura saturada não engorda!

Bem pelo contrário, te ajuda a controlar o apetite e se deixa mais saciado por um longo período (1 – leia a referência científica aqui). Isso tem haver um com uma série de acontecimentos metabólicos, o principal deles tem haver com um hormônio chamado grelina ou o “hormônio da fome”. Quando a energia do corpo diminui, o estômago e o intestino sinalizam ao cérebro através da produção da grelina a necessidade de se alimentar, ou seja, a grelina é uma grande responsável pela sensação de fome. Você só para de produzir este hormônio quando se alimenta e outros hormônios responsáveis pela saciedade começam a agir (colecistoquinina). As gorduras saturadas, quando metabolizadas se convertem em corpos cetônicos ou cetonas – que serão o combustível feito da matéria prima gordura (a glicose é o combustível feito a partir da matéria prima açúcar/carboidrato). Acontece que as cetonas suprimem a produção de grelina por um tempo muito maior do que a glicose. Por isso que quando comemos gordura ficamos saciados e nutridos por muito mais tempo.

As gorduras saturadas aumentam a taxa metabólica (2 Leia a comprovação científica aqui), diminuem a quantidade de gordura que você armazena e queimam o excesso de gordura que você já tem.

 

2 – Gorduras saturadas naturais são saudáveis!

Essa é uma verdade sobre as gorduras saturadas… Diferente do que foi divulgado erroneamente por nós, gorduras saturadas são saudáveis não causam doenças no coração (3 Leia a comprovação científica aqui), ajudam a reduzir risco de derrames (4 Leia a comprovação científica aqui), e desenvolvimento de Alzeimer (5 Leia a comprovação científica aqui). Alimentos inflamatórios que associam muito açúcar e farinhas refinados, gorduras trans e também gordura saturada são a chave para entender a grande epidemia de doenças metabólicas e cardíacas que hoje assolam a humanidade.

A adição de gordura saturada à dieta reduz os níveis das lipoproteínas(a) – Lp(a),  que se correlaciona fortemente com o risco de doença cardíaca. Atualmente não existem medicamentos para diminuir essa substância e o único meio dietético de diminuir a Lp(a) é a ingestão de gordura saturada. (6 Leia a comprovação científica aqui)

3 – Gorduras saturadas são as melhores gorduras para cozinhar

Cozinhar, fritar, assar, refogar e grelhar com gordura saturada é mais saudável. Essa é uma baita verdade comprovada sobre as gorduras saturadas.  Saturado significa “com todas as ligações químicas preenchidas” na prática é o tipo de gordura mais estável e resistente à oxidação. Quando você aquece uma gordura saturada ela é forte o suficiente para suportar esse calor e não alterar quimicamente sua estrutura. Por isso ela não fica tóxica após o aquecimento, esta propriedade é chamada de estabilidade oxidativa.

Quando você aquece um óleo vegetal para frituras você NÃO transforma ele em gordura saturada, você OXIDA, por isso óleos vegetais insaturados e poli insaturados não são indicados para cozinhar, devem ser consumidos crus. (leia este artigo sobre os piores e melhores óleos para cozinhar) 

4 – Gorduras saturadas são consumidas há milhares de anos por diversas culturas no mundo

Todas as culturas tradicionais ao redor do mundo consomem gorduras saturadas saudáveis há milhares de anos, o mais interessante é que não existem relatos científicos que estas culturas tenham desenvolvido doenças cardiovasculares por centenas de anos tendo como base alimentar as gorduras saturadas.  Hoje se sabe que foi quando o açúcar, a gordura hidrogenadas e os alimentos industrializados de baixo valor nutricional e alto valor calórico foram incluídos na alimentação e até mesmo substituído as gorduras saturadas tradicionais daquela região, que a epidemia de doenças cardiovasculares começou (7 Leia a comprovação científica aqui).  Em 2015 a USDA, que dita regras e diretrizes de alimentação nos EUA,  removeu a quantidade máxima do consumo de gorduras naturais pois foi comprovada a completa ausência de associação entre elas e o desenvolvimentos de doenças com seu consumo.

5 – Gorduras Saturas estão presentes naturalmente em alimentos de origem animal e vegetal

Quando você pensa em gordura saturada, logo vem na mente carde gorda e manteiga não é? Mas o reino vegetal é riquíssimo em gordura saturada e nos oferece essas maravilhas em diversas frutas e castanhas. A principais fontes de gordura saturada do reino vegetal estão presentes principalmente em todos os tipos de cocos, no cacau, no cupuaçu e no dendê. Nas castanhas e sementes oleoginosas como o caju, amêndoas, avelã, pistache, amendoim etc. Nos alimentos de origem animal, as melhores fontes de gordura saturada são: leite materno, manteiga, ghee, ovos, pele de frango e carne de gado “grasfed”.

6 – Gorduras saturadas são a melhor fonte de energia para o corpo

Outra verdade sobre a gordura saturada: o corpo humano foi feito para comer gordura e não açúcar. Podemos dizer que sim , as gorduras são o melhor combustível para o corpo humano. Gorduras saturadas de cadeia média e curta são facilmente quebradas, digeridas e transformadas em energia, mas diferente dos carboidratos que são consumidos muito rapidamente como fogo de palha, esta energia é estável, longa e duradoura como o fogo de uma madeira grossa e densa.

A gordura saturada é uma excelente fonte de energia e os humanos se adaptaram ao longo de milênios para prosperar com ela.

 

Quando ingerimos carboidratos e calorias em excesso, os convertemos em depósitos de gordura em nossos corpos. Quando nosso corpo metaboliza essa gordura armazenada por meio de restrição calórica e exercícios, estamos consumindo essencialmente gordura saturada. O corpo humano converte facilmente gorduras saturadas em cetonas, mesmo quando não está em estado de fome (ao contrário da maioria dos outros animais), fornecendo uma fonte de energia superior para as células de nossos corpos.

Nossos ancestrais das cavernas comeram uma dieta constante animais extremamente gordurosos por quase 2 milhões de anos de evolução. Os corpos dos humanos de hoje são quase idênticos aos de nossos ancestrais das cavernas e, portanto, estão adaptados para consumir e mobilizar reservas de gordura para obter energia.

7 – Gorduras saturadas são excelentes para potencializar teu treino

O óleo de coco, é a maior fonte  de TCM do reino vegetal e um dos melhores alimentos para usar com um pré-treino. O consumo de TCM no pré-treino podem estimular e aumentar a resistência (8 Leia a comprovação científica aqui) e dão suporte a atuação da testosterona.  Para aumentar e manter massa muscular magra é necessário que a testosterona em quantidade suficiente no corpo. Este hormônio é considerada o hormônio mais importante para o ganho de massa muscular pois estimula o aumento da força física e reduz o índice de gordura no corpo. Acontece que os açúcares e carboidratos simples (açúcar, farinhas, frutose..) consomem sua testosterona e podem prejudicar na construção da musculatura (9 Leia a comprovação científica aqui). 

8 – Gorduras saturadas são eficientes carreadoras de vitaminas lipossolúveis

As gorduras saturadas  embalam e transportam  com elegância as vitaminas lipossolúveis A , D, E e K para serem entregues para o corpo, e assim sejam mais facilmente absorvidas e utilizadas. Muitos suplementos hoje já vem em fórmula lipossomal (com gorduras) justamente para melhorar e potencializar sua absorção.

9 – Gordura saturada não entope as artérias

O consumo de gorduras saturadas naturais aumenta o colesterol HDL benéfico.
O colesterol é  um componente vital da membrana celular e também é necessário para a síntese de hormônios, vitamina D e ácidos biliares. Níveis elevados de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) podem se acumular no sangue, causando o estreitamento das artérias e aumentando o risco de doença cardíaca. O colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL), por outro lado, é benéfico; ele se move pela corrente sanguínea, removendo o colesterol LDL das artérias e levando-o de volta ao fígado.

As gorduras saturadas são frequentemente consideradas “gorduras boas” porque demonstraram aumentar os níveis de colesterol HDL no corpo. (10 Leia a comprovação científica aqui),(11 Leia a comprovação científica aqui).Ter níveis mais altos de colesterol HDL demonstrou ser benéfico para a saúde do coração e pode até reduzir o risco de doença cardíaca coronária. (12 Leia a comprovação científica aqui)

(Parágrafo e fontes traduzidos integralmente disponível neste site)

10 – Gordura saturada deixa seus ossos mais fortes

Na meia-idade, quando a massa óssea começa a diminuir, um objetivo importante é construir ossos fortes. Você pode achar que para ter ossos fortes você precisa de cálcio, mas você sabia que a gordura saturada é necessária para que o cálcio seja efetivamente incorporado aos ossos? De acordo com uma das maiores especialistas em pesquisa em gorduras dietéticas e saúde humana, Mary Enig, Ph.D., (autora do Livro Coma gordura, perca gordura)  recomenda que até 50% das gorduras da sua dieta sejam gorduras saturadas, principalmente em mulheres. Isso está muito longe dos 7 a 10 por cento sugeridos pelas instituições tradicionais. Nesta linha de estudo é de se admirar que a grande maioria das mulheres seja aconselhadas a evitar gordura saturada e usar óleos vegetais poli insaturados. Isso acaba levando a perder massa óssea, desenvolver osteoporose e depois, claro, receber receitas caras de suplementos de cálcio. Deixo aqui registrado que outro importante hábito para a saúde dos ossos são os exercícios de força e musculação.

11 – São a melhor fonte de energia para seu cérebro e ricas em TCM (triglicérides de cadeia média)

São ricas de TCM (triglicérides de cadeia média) a melhor fonte de energia para seu cérebro conhecida e oferecida pela natureza. São convertidos em cetonas rapidamente pelo metabolismo promovendo energia e luminosidade para os neurônios.  Ingerir TCM virou uma prática de saúde para quem busca aumentar a concentração, inteligência e a clareza mental. Vale ler o artigo sobre o uso do “Bulletproof Coffee” aqui do blog.

Os ácidos graxos de cadeia média encontrados no óleo de coco puro exercem um efeito protetor na saúde do cérebro, especialmente quando se trata de distúrbios neurodegenerativos como a doença de Alzheimer através do aporte de energia às células cerebrais, prevenindo a morte de neurônios por deficiência de alimento. (13 Leia a comprovação científica aqui)

 

12 – Lista dos principais alimentos para a ingestão de gorduras saturadas de qualidade

✔️ Ghee (de gado de pasto). Pode aquecer tranquilamente e até fritar!

✔️ Banha de porco ou gordura bovina de gado de pasto. Pode aquecer.

✔️ Óleo de abacate.

✔️ Óleo de coco extra virgem. Procure os feitos com coco da Bahia ou “Cocus nucífera” e de produtores locais (ver aqui). Ideal não aquecer

✔️ Azeite de Oliva. Ideal não aquecer

✔️ Soja Orgânica e óleo de Girassol extraídos a frio (os convencionais nãaaao!). Não aquecer!

✔️ Óleos de castanhas e oleaginosas (castanha do pará, caju e outras). Não aquecer! Você pode encontrar diversos cremes AQUI

✔️ Óleo de Semente de Abóbora. Não aquecer!

Para compreender essa lista e mais detalhes sobre quais óleos são bons, acesse esse artigo completo → Quais os piores óleos para cozinhar (e os melhores)?

Onde comprar alimentos com gorduras saturadas boas?

Você pode acessar nossa fábrica de alimentos naturais Yamuna Artesanal aqui → Yamuna.com.br

Ghee → fabricamos nosso ghee a 15 anos, feito com manteiga de gado de pasto e puríssimo. Para comprar clique AQUI

Óleo de coco extra virgem → Nós trouxemos e preparamos um óleo de coco de baixa acidez, feito no sul da Bahia com coco Brasileiro, mão de obra local. Sem pesticidas ou estimulantes de floração, extremamente puro e rico em gorduras saturadas benéficas. Para compra Clique AQUI

Cremes de castanhas oleaginosas – São cremes de castanhas feitos em moinho de pedra que contém gorduras super saudáveis, naturais dos ingredientes. Para comprar escolha seu preferido AQUI

 

Sobre a autora do Texto

Eu sou Daiane Bortolon, naturóloga (UNISUL) e formada em Ayurveda (2008 Índia/Brasil Instituto Suddha Dharma Mandalam), criadora dos produtos Yamuna Artesanal. Hoje, compartilho com você um pouco dos meus 18 anos de experiência pessoal e em consultório com esta ciência sagrada. Você já deve ter percebido que todas as nossas criações são inspiradas no Ayurveda. Escrevi este texto, para que suas escolhas e rotina diária possa trazer saúde e benefícios para a sua vida assim como traz para a minha.

Produtos Relacionados

Você vai gostar de ler mais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *