Receita de Palak Paneer

De volta para Blog
receita Palaak paneer

Receita de Palak Paneer

Esse é aquele prato que todos os amigos e familiares pedem para eu preparar. É unânime que esta é a minha melhor receita e tenho o prazer de compartilhar com vocês.

Aprendi a fazer a receita de palak Paneer na Índia onde é tradicionalmente preparado com panner, um queijo indiano muito parecido com a nossa ricota. Não é difícil, apenas possui alguns passos simples a serem seguidos separadamente para depois juntar tudo e ficar lindo. Faça entre amigos e dê uma função para cada um!

Ingredientes

[ serve 4-5 adultos]

  • 4 maços de espinafre grandes (palak)
  • 300 gramas de ricota firme (panner) [veja variação vegana da receita no fim do post]
  • 3 tomates médios
  • 3 cebolas grandes picadas
  • 3 dentes de alho sem casca
  • 1 maço grande de coentro fresco picadinho
  • 1/2 xícara de castanha de caju torrada e quebrada grosseiramente
  • 1 colher (chá) de cúrcuma pura em pó
  • 1 colher (chá) de semente de mostarda
  • 1 colher de sopa bem cheia de gengibre fresco ralado
  • 1 colher (chá) de cominho em semente ou pó
  • 3 folhas de louro OU 2 ramos de curry
  • 1 colher (chá) de garam masala (tradicional mistura de especiarias indianas)
  • 2 pimentas dedo de moça (1 picadinha outra inteira)
  • 300g de ghee tradicional 
  • 100ml creme de leite fresco 
  • 200ml de leite ou o quanto baste para bater o creme de espinafre
  • 2 colheres de sopa de creme de castanha de caju puro para engrossar o creme OU 2 colheres de sopa de amido de milho
  • sal a gosto

Mas é um pote inteirinho de 300g de manteiga ghee mesmo?  Siiim, é um pote inteiro! Você vai usar em vários momentos da receita, incluindo para fritura de imersão da ricota.. e pode ser que sobre tá? Aí você guarda e pode usar em outra receita.

receita de palak paneer

Modo de preparo

  1. Choque térmico no espinafre: separe as folhas do espinafre e despreze os talos; escalde com água fervente e escorra. Imediatamente após drenar coloque as folhas escaldadas em uma bacia com gelo e água para dar o “choque térmico”, assim o verde do espinafre vai ficar aberto e brilhante. Drene, pique e reserve.
  2. Prepare a ricota: separe 1/3 da ricota e esmague com as mãos até ficar soltinha como uma farofa e reserve para finalizar o prato. Pique o restante da ricota em cubos e frite na manteiga ghee até que todos os lados estejam dourados. Recolha em um pote o ghee derretido que sobrou e reserve pois você vai usá-lo no restante da receita.
  3. Prepare os outros ingredientes: pique a cebola no liquidificador ou processador e em seguida deixe-a drenando em uma peneira. Remova as sementes dos tomates e pique-os finamente. Reserve.
  4. Prepare as especiarias: leve ao fogo em uma frigideira pequena 5 colheres de sopa do ghee que sobrou da fritura da ricota e refogue o gengibre, a cúrcuma, o cominho, a semente de mostarda e o alho. Desligue quando a mostarda já estiver estourando. Reserve.
  5. Faça o creme de espinafre: no liquidificador prepare um creme com as folhas de espinafre, o leite e as especiarias refogadas previamente no ghee (passo 4). Bata junto também o creme de caju OU o amido de milho.
  6. Juntando tudo: Em uma panela grande refogue com 8 colheres ghee (use o mesmo ghee que sobrou da fritura da ricota) a cebola, a pimenta e o louro até a cebola dourar; acrescente o tomate e misture bem. Acrescente o creme de espinafre e o sal, tampe a panela e deixe ferver por alguns minutos, abrindo de vez em quando para mexer e evitar que o fundo da panela queime. Acrescente o creme de leite e a ricota frita, misturando delicadamente para não quebrar os dadinhos de ricota. Tampe a panela e deixe ferver por alguns minutos até chegar a consistência desejada.
  7. Finalize: Desligue a panela e finalize o prato colocando por cima a ricota esmagada que estava reservada, o coentro fresco picadinho e a castanha de caju torrada.

Sirva com: arroz branco, naan e iogurte natural.

Tradicionalmente o palak panner é servido acompanhado de naan ou chapati. Aqui em casa nós servimos também acompanhado de arroz basmati ou branco e iogurte. O iogurte ajuda pessoas mais sensíveis à pimenta a limpar o paladar. Sobre a pimenta: esta receita está com pimenta bem amena, mas se você é do tipo que adora pimenta, sugiro aumentar a quantidade de pimenta fresca ou preparar o prato com uma pimenta mais forte como a malagueta.

Palak Paneer Vegano Receita adaptada

Basta seguir exatamente a receita acima, e substituir o ghee por azeite de oliva, o creme de leite por leite de coco e ricota por tofu. Simples!

Bom apetite!! Envie seus comentários abaixo.

Abraço, Daiane Bortolon

Artigos relacionados

Compartilhar este post

Comentários (2)

  • Rosângela Penteado Responder

    Tenho administração profunda por vocês!
    Vocês são muito especiais!

    26/12/2020 a 19:20
  • Jairo Ferreira Da Silva Responder

    A todas a família YAMUNA feliz Natal boas festas tudo de bom,e que neste ano que se aproxima vocês possam nos prestigiar com mais produtos e serviços fantásticos que somente vocês sabem fazer.E Que eu aprendi a amar ,com carinho Jairo Silva.

    26/12/2020 a 21:21

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta para Blog