Como fazer Focaccia tradicional, fácil e deliciosa
Vou te ensinar todos os detalhes de como fazer uma Focaccia perfeita. A focaccia é um tipo de pão plano ou “flat bread”, é o meio do caminho entre um pão e uma pizza. É fácil mesmo de fazer, é daquelas comidas que agrada todos, uma janta garantida, e que você faz sem perder tempo. É difícil de parar de comer. Te ensino como fazer à maneira tradicional, e também alguns detalhes a mais se você quiser usar fermentação natural nela.
Ingredientes para massa da focaccia
Receita para 4-5 pessoas (se sua forma não é muito grande, faça metade da receita)
- 900g farinha de trigo branca
- 100g farinha de centeio
- 750ml de água
- 10g Fermento biológico seco (no final do texto ensino a usar fermento natural se você já tem)
- 20g de sal
- azeite de oliva
Como fazer a massa de focaccia
- Misture todos os ingredientes acima, exceto o sal. Amasse até a massa ficar homogênea.
- Aguarde de 20 a 30 min [essa espera é para autólise e melhora da massa]
- Vá salpicando o sal aos poucos sobre a massa e amassando mais até ela incorporar todo sal.
- Amasse mais um pouco. A massa fica grudenta mesmo pois é bem mole, não se apavore.
- Faça uma bola, passe azeite de oliva em volta e deixe crescer até dobrar de tamanho.
- Unte uma forma grande com bastante azeite de oliva, bastante mesmo.
- Despeje a massa em cima e puxe ela pelas beiradas para ir se acomodando na forma.
- Coloque mais azeite de oliva sobre a massa.
- Aguarde uns 5 min (pois ela fica meio elástica e fica se contraindo)
- puxe ela pros lados novamente até encher a forma.
- Deve ficar aproximadamente 2cm de massa sobre a forma. A espessura da massa é de 2 cm. Se tiver massa demais, corte um pedaço e separe para fazer outra (passe óleo nela e pode deixar na geladeira num pote até 2 dias)
Observações importantes pra massa:
- Costumo fazer a massa um dia antes e deixar na geladeira num pote. É só cobrir com um pano úmido ou passar óleo. Aí no outro dia que abro a massa na forma umas 2h antes da janta…
- Se for fazer de um dia pro outro, podes usar metade do fermento.
- A massa excedente pode ficar 2 a 4 dias na geladeira. Você pode fazer mais focaccia ou inventar outras coisas. Experimente pegar pedaços do tamanho de uma bolinha de pingue pongue e abrir com rolo. Bote bastante farinha, abra como uma panqueca e asse na frigideira sem óleo, fica absurdamente bom!
- FERMENTAÇÃO NATURAL: se você quiser fazer com fermentação natural, o processo é mais lento e você precisa fazer seu fermento. Com o fermento feito, utilize 300g dele nessa massa e diminua 50ml de água na receita. A fermentação demora mais com fermento natural e recomendo que você faça a massa 1 dia antes de assar. Para aprender fazer seu fermento, acesse esse post: Como fazer fermento natural ou levain em casa
Como fazer o recheio da focaccia
O recheio da focaccia é leve e menos carregado do que uma pizza. Você pode usar muitas variações e vou te passar a 3 que mais gostamos aqui.
- Variação 1 – Tomate cereja, azeitonas, parmesão e alecrim: corte os tomates em metades, coloque a cada 2 ou 3 cm de distancia, depois rale um parmesão por cima de tudo. Salpique com flor de sal, ou um sal de qualidade e coloque as folhinhas de alecrim por cima.
- Variação 2 – Cebola, salsinha (ou coentro) e cúrcuma: corte uma ou duas cebolas em rodelas fininhas, corte salsinha e coloque num pote, misture tudo e coloque uma colher rasa de café de cúrcuma pura, você vai ver ela ficar “tingida” de amarelo e com cheiro absurdo. Espalhe isso por cima da massa. Salpique com flor de sal, ou um sal de qualidade.
- Variação 3 – O que tiver na sua geladeira: simples, assim, faça a combinação com aqueles ingredientes que estão no finalzinho, ou ficaram esquecidos: uma cenoura abandonada, meio brócolis, um cogumelo que ninguém comeu, queijos, tomates… use sua criatividade.
Observações importantes para o recheio da Focaccia:
- não carregue demais no recheio.
- Pode colocar o recheio depois de abrir a massa na forma, sem problemas… é legal que a massa cresça com o recheio em cima pra ir envolvendo ele.
- Azeitonas: colocamos azeitonas em tudo aqui, não falei mas pode usar em todas as variações…
- Queijos: normalmente é feito com parmesão, pois faz aquela casquinha linda. Mas se não tiver pode usar mozarela ou outros.
Assando a Focaccia
Pré-aqueça o forno por uns 20 min. O forno fica no máximo, máximo do máximo. Coloque para assar até dourar a massa (uns 15min). Fique de olho pra não queimar. Como tem bastante óleo embaixo, ela dá uma ‘fritada’ na massa, e isso é apaixonante.
Se o seu forno é elétrico e tem aquela resistência embaixo, pode ser melhor reduzir para potencia média embaixo. Mas na dúvida, é sempre máximo! Tanto as pizzas quanto as focaccias precisam de muito calor e pouco tempo de forno para que fiquem assadas e úmidas por dentro. Esse é um segredo. Quando faço no forno à lenha aqui de casa, em 5min ela tá assada.
Fotos lindas pra te inspirar:
Quem escreveu?
Este texto foi escrito por mim Bernardo Sens. Sou apaixonado por trigo, fermentação, pães pizzas e focaccias, já tenho quase 20 anos de mão na massa. Esse tipo de focaccia costumo levar na casa dos amigos quanto vamos nos reunir, ou quando tem um aniversário… é um presente lindo. E como temos 3 crianças aqui, sei que é uma janta garantida pra todos.
Obrigado pela leitura! Comente por aqui como ficou a sua. Tire uma foto quando ficar pronta que eu adiciono nesse post Ou nos marca lá no instagram: @yamunaartesanal
Uau vou experimentar parece uma delicia. Obrigada
Salve querido casal!
Adorei a matéria, me deixou a boca repleta de saliva de tanta saudades destas delícias.
Só tem um problema, por recomendação médica devo excluir o glúten da minha dieta.
Posso usar outras farinhas que não contenham glúten?
Venho usando algumas farinhas funcionais em outras aplicações e que tem apresentado bons resultados, não sei se é possível usar neste caso?
As farinhas que uso são de : Arroz, Aveia, Sorgo é Trigo Sarraceno.
E um parabéns especial ao Bernardo, por suas habilidades.
Grato.
🙏❤🙏
🙌
Oi Carlos, ainda não testei nenhuma variação dessa receita com outras farinhas. Você pode usar e tentar fazer. dê um retorno de como ficou, acredito que você possa ter melhor experiência com elas do que eu e chegar num resultado bom! Abraço querido. Bernardo
Não uso trigo, vou ver se consigo fazer com farinhas sem glúten.
Oi Tarcisa, assim que tentar me escreva pra dizer como ficou, quem sabe não criamos uma versão com sua ajuda de uma focaccia sem glúten. Abraço, Bernardo