12 Benefícios da cúrcuma e usos medicinais da curcumina

Entenda porque a cúrcuma está no topo da lista como uma das ervas medicinais mais citadas pela ciência

Os benefícios da cúrcuma e da curcumina: esta erva pode realmente combater doenças?

O Açafrão da terra ou cúrcuma (Cúrcuma longa) é o o principal tempero no curry indiano. É considerado por muitos como a erva mais poderosa do planeta para combater e potencialmente reverter doenças. Os benefícios da cúrcuma são incrivelmente vastos e muito pesquisados.

Atualmente, existem mais de 13.000 artigos publicados que comprovam os benefícios da cúrcuma, especialmente um de seus renomados compostos de cura, a curcumina. A curcumina é o ingrediente ativo da cúrcuma responsável por muitos dos seus benefícios. É fato que a cúrcuma é boa até mesmo para os cães graças a este ingrediente ativo.

Isso coloca a cúrcuma no topo da lista como uma das ervas medicinais mais citadas pela ciência. Tem uma longa história de uso, particularmente na medicina ayurvédica e outras medicinas tradicionais. Aqui está o que você precisa saber sobre os benefícios da cúrcuma e da curcumina e muito mais.

O que é cúrcuma e curcumina?

A cúrcuma vem da planta Curcuma longa, que cresce na Índia e outros países do Sudeste Asiático. É um membro da família do gengibre. A raiz seca da planta Curcuma longa é seca e moída para virar um pó característico amarelo ocre escuro, recebendo o nome de “especiaria dourada”.

 

Por que a cúrcuma pode ser boa para você?

Existem vários compostos químicos encontrados na cúrcuma, conhecidos como curcuminóides. A principal substância ativa da cúrcuma é a curcumina. É a curcumina que faz da cúrcuma um “alimento funcional”, definido pela Mayo Clinic como “um alimentos com efeito potencialmente positivo na saúde para além da nutrição básica”. Esses nutrientes e vitaminas [em sinergia] combinados proporcionam os benefícios à saúde da cúrcuma em pó. 

Onde comprar cúrcuma pura de verdade?

Temos nossa própria cúrcuma porque cansamos de ser enganados com cúrcuma misturada com farinha de milho. Se você precisar comprar cúrcuma de verdade (e com preço bom) compre aqui cúrcuma.

Muitas pessoas preferem utilizar a curcumina concentrada em cápsulas. Alguns escolhem pela praticidade, outros porque não gostam de ficar colocando cúrcuma em tudo. Foi por isso que recentemente desenvolvemos nossa própria curcumina em cápsulas Orgânica. Assim se você preferir ingerir somente duas cápsulas por dia, e ter já os benefícios e super absorção (pois também é com pimenta preta), você pode conhecer o produto aqui:

12 Benefícios da cúrcuma e usos medicinais da curcumina

Médicos tradicionais Ayurvédicos e Chineses já usam e indicam a cúrcuma há séculos e conhecem seu poder e benefícios. Abaixo, alguns dos usos da cúrcuma e benefícios para a saúde que ela promove. 

1. Pode retardar ou prevenir coágulos de sangue / trombose

Em ambos os estudos em vitro e em animais do uso de curcumina de cúrcuma mostrou grande redução de agregação plaquetária e do potencial risco de formação de coágulos sanguíneos.

Uma combinação de estudos em laboratório e em animais, realizada em 1986, sugere que a curcumina pode ser um método de tratamento para pessoas “propensas à trombose vascular e que necessitam de terapia antiartrítica”. No entanto, esse resultado ainda precisa ser replicado em testes em humanos. 

Cúrcuma Pura Yamuna comprar

2. Reduz os sintomas de depressão

Embora poucos estudos tenham sido conduzidos em humanos, dezenas de pesquisas provaram que os benefícios da cúrcuma pura incluem ser especialmente eficazes na redução dos sintomas de depressão em animais de laboratório. Esses resultados parecem estar relacionados à maneira como a curcumina impacta na função de neurotransmissão através do fator neurotrófico derivado do cérebro. A revista Phytotherapy Research publicou os resultados de um estudo surpreendente e inovador em 2014. O estudo levou 60 voluntários diagnosticados com transtorno depressivo maior e dividiu o grupo para determinar como os pacientes tratados com curcumina de cúrcuma se saíram contra os que ingeriram a fluoxetina e um terceiro grupo com a combinação dos dois. A curcumina foi igualmente eficaz como a fluoxetina na gestão de depressão pelo tempo de seis semanas.

Desde este estudo inovador, pelo menos outros dois outros estudos observaram o impacto da curcumina em pacientes com depressão. O primeiro envolveu 56 indivíduos (homens e mulheres) e o segundo envolveu 108 participantes do sexo masculino. Ambos usaram um placebo, mas não compararam a curcumina a nenhum antidepressivo, e ambos os estudos descobriram que a curcumina reduzia efetivamente os sintomas de depressão mais do que o placebo.

3. Combate a Inflamação

Indiscutivelmente, o aspecto mais poderoso da curcumina é sua capacidade de controlar a inflamação. A revista Oncogene publicou os resultados de um estudo que avaliou vários compostos antiinflamatórios e descobriu que a curcumina está entre os compostos antiinflamatórios mais eficazes do mundo.

Muitos ensaios em animais foram concluídos investigando a relação entre a curcumina e a doença de Alzheimer. Em camundongos, foi observado que a curcumina “reverte a patologia amilóide existente e a neurotoxicidade associada”, uma característica fundamental da progressão dessa doença neurológica relacionada à inflamação crônica. Este estudo mostra curcumina da cúrcuma pode ajudar com os sintomas de Alzheimer. 

12 Benefícios da cúrcuma e usos medicinais da curcumina

4. Aumenta a saúde da pele 

Os benefícios da cúrcuma incluem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que se mostraram eficazes no tratamento de várias doenças da pele. Os benefícios da cúrcuma para a pele incluem o aumento do “brilho e de lustro”aceleração da cicatrização de feridas, redução os poros em melhora da acne e da cicatrização de acne e controle das crises de psoríase. Um estudo piloto não controlado envolvendo 814 participantes sugere que a pasta de cúrcuma pode curar 97% dos casos de sarna dentro de três a 15 dias.

Você pode tente uma máscara de cúrcuma para abrilhantar a pele. Apenas tenha em mente que a cúrcuma pode manchar a pele [leva 1-2 dias para sair todo o pigmento]. Por segurança, faça um teste aplicando uma quantidade do tamanho de uma moeda de um centavo no seu antebraço e só aplique em uma área maior se depois de 24 a 48 horas não surgir nenhum sinal de reação alérgica. 

5. Supera em performance drogas comuns para artrite

Como a curcumina é conhecida por suas poderosas características anti-inflamatórias e redutoras de dor, um estudo foi realizado com 45 pacientes com artrite reumatóide para comparar os benefícios da curcumina com um medicamento comum para artrite conhecido como diclofenaco sódico (um NSAID), droga esta que coloca pessoas em risco pois estimula o desenvolvendo a síndrome absortiva intestinal (leaky gout) e doença cardíaca. O estudo dividiu esses voluntários em três grupos: tratamento apenas com curcumina, diclofenaco sódico isolado e uma combinação dos dois. Os resultados do ensaio foram reveladores:

O grupo com curcumina apresentou a maior porcentagem de melhora nos escores totais [Pontuação de Atividade da Doença] e esses pontos foram significativamente melhores do que os pacientes no grupo do diclofenaco sódico. Mais importante, o tratamento com curcumina foi considerado seguro e não se relacionou com nenhum efeito adverso. Nosso estudo fornece a primeira evidência para a segurança e superioridade do tratamento com curcumina em pacientes com artrite reumatoide ativa e destaca a necessidade de futuros ensaios em grande escala para validar esses achados em pacientes com AR e outras condições artríticas.

Uma revisão de estudos aleatórios controlados disponíveis confirmou que, dos oito estudos disponíveis que se encaixam nos critérios, “estes [ensaios clínicos aleatórios] fornecem evidências científicas que suportam a eficácia do extrato de cúrcuma (cerca de 1000 mg / dia de curcumina) no tratamento de artrite.”

beneficios da curcuma e usos medicinais da curcumina

Curcuma pura plantada sem agrotóxicos, sem defensivos, sem mistura.

6. Pode tratar ou prevenir certos tipos de câncer

Dos vários temas abordados pelos cientistas em relação à curcumina e à reversão de doenças, o câncer (de vários tipos, incluindo o câncer de próstata) é um dos assuntos mais pesquisados. A cúrcuma pode ajudar com câncer de próstata, câncer de pâncreas e outras formas de câncer. Nas palavras de autoridades globais como Cancer Research UK:

Uma série de estudos laboratoriais sobre células cancerosas mostrou que a curcumina tem efeitos anticancerígenos. Parece ser capaz de matar as células cancerígenas e impedir que mais cresçam. Tem os melhores efeitos sobre o câncer de mama, câncer de intestino, câncer de estômago e células de câncer de pele.

Um estudo animal realizado em julho de 2017 por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Baylor Scott & White descobriu que a curcumina pode ser capaz de romper a quimio-resistência no adenocarcinoma ductal pancreático, uma forma agressiva de câncer pancreático. 

7. Pode ajudar a gerenciar o diabetes

Em 2009, a Biochemistry and Biophysical Research Communications publicou um estudo de laboratório da Universidade de Auburn que explorou o potencial de curcuminoides para baixar os níveis de glicose. O estudo descobriu que a curcumina na cúrcuma é literalmente 400 vezes mais potente que a metformina (um medicamento comum para diabetes) na ativação da enzima AMPK (proteína cinase ativada por AMP). E, um composto produzido por fermentação de curcumina, o tetrahidrocurcumina, ativa a AMPK até 100.000 vezes mais que a metformina em certas células. A ativação da AMPK é considerada pelos pesquisadores como um “alvo terapêutico” para o diabetes tipo 2, o que significa que descobrir como ativar essa enzima tem grande potencial para desenvolver tratamentos mais eficazes para reduzir a resistência à insulina e reverter o diabetes.

Uma das complicações mais comuns do diabetes é o dano aos nervos conhecido como neuropatia diabética, que assume várias formas e pode causar sintomas graves em todo o corpo que vão desde fraqueza muscular até cegueira. Um estudo conduzido em ratos descobriu que suplementar com curcumina reduz significativamente a dor neuropática periférica diabética (tipicamente localizada nos pés, pernas, braços e mãos). A neuropatia diabética também pode levar à insuficiência renal. Uma meta-análise de ensaios clínicos isolados e controlados confirmou que, em animais, a curcumina protege os rins de indivíduos diabéticos dos danos da nefropatia diabética.

8. Combate a Obesidade

Um estudo publicado na revista Biofactors mostrou que a curcumina pode ajudar a reduzir a proliferação (crescimento) de células de gordura, com base em resultados de laboratório. Os pesquisadores descobriram que as propriedades anti inflamatórias da curcumina foram eficazes na supressão dos processos inflamatórios da obesidade, ajudando a reduzir a obesidade e seus “efeitos adversos à saúde”.

9. Suporta o tratamento da doença inflamatória intestinal e da síndrome do intestino irritável

Uma análise aprofundada de todos os estudos que avaliaram a capacidade da curcumina em controlar a colite ulcerativa descobriu que um ensaio muito bem projetado testou a curcumina associada à mesalazina (o NSAID típico prescrito para essa condição) contra placebo mais mesalazina. Os pacientes que receberam apenas placebo e mesalazina tiveram quatro vezes mais probabilidade de apresentar repetição ou surto de colite ulcerativa durante os seis meses do estudo, sugerindo que os benefícios da cúrcuma podem incluir ajudar a manter a remissão dessa doença crônica.

Um pequeno estudo piloto investigou o benefício da suplementação de curcumina para pacientes com colite ulcerativa e pacientes com doença de Crohn. Embora o tamanho da amostra fosse muito pequena, todos os pacientes com colite ulcerativa e quatro dos cinco pacientes com Crohn tiveram melhoras marcadas ao longo de dois meses, sugerindo a necessidade de pesquisas adicionais. Isso mostra uma promessa para a síndrome do intestino irritável e outros sintomas inflamatórios da doença intestinal.

10. Pode regular o colesterol

Um estudo publicado pela Drugs in R & D descobriu que a curcumina era comparável à atorvastatina na redução do estresse oxidativo e da inflamação no tratamento de colesterol patológico alto em humanos. Este foi acompanhado em pesquisas anteriores com animais, encontrando resultados semelhantes. No entanto, uma meta-análise de 2014 concluiu que a curcumina não teve efeito global sobre o colesterol no sangue (em conjunto ou dividido em LDL versus HDL) ou em triglicerídeos. O autor do estudo observou que esses resultados podem ser devidos à curta duração do estudo e à baixa biodisponibilidade das formulações de curcumina estudadas. Mais pesquisas são necessárias, mas há evidências de que curcumina do açafrão pode ajudar a gerenciar os níveis de colesterol.

Curcuma com pimenta preta Yamuna

Curcuma pura com pimenta preta Yamuna

 

11. Funciona como um analgésico natural

Uma das propriedades mais amplamente aceitas da curcumina em comunidades científicas é sua capacidade de controlar a dor. Estudos e análises inovadores (alguns em animais, outros em humanos) descobriram que a curcumina pode ser um analgésico natural benéfico para:


12. A cúrcuma auxilia na desintoxicação

Um importante benefício da cúrcuma é a sua capacidade de desintoxicar o corpo. Todos os dias, você está exposto a toxinas ambientais e dietéticas conhecidas como xenobióticos. Estas substâncias químicas são estranhas ao organismo, geralmente não estão presentes no corpo humano e são frequentemente associadas com aumento da inflamação e maior risco de câncer.

O consumo de açafrão e seu composto ativo, a curcumina, pode ajudar o fígado a desintoxicar o corpo de forma eficiente e a aliviar alguns dos efeitos de agentes cancerígenos perigosos. Este processo opera em conjunto com os agentes antioxidantes e anti-inflamatórios da cúrcuma.

Onde comprar Cúrcuma Pura?

Bem diferente das que são vendidas no mercado (praticamente todas misturadas com farinha de milho), a cúrcuma pura tem um sabor potente e propriedades terapêuticas. Nós vendemos aqui: comprar cúrcuma

curcuma-pura

Quais são os efeitos colaterais da cúrcuma?

Cúrcuma pode ser alérgico a alguns, como algumas pessoas relataram reações alérgicas a cúrcuma, especialmente após a exposição da pele. Normalmente, isso é sentido como uma erupção leve e pruriginosa. Além disso, altas doses de cúrcuma foram observadas como causadoras de efeitos colaterais da curcumina de cúrcuma, incluindo: Náusea Diarreia Maior risco de sangramento Testes de função hepática aumentados Contrações hiperativas da vesícula biliar Hipotensão (pressão arterial reduzida) Contrações uterinas em mulheres grávidas Aumento do fluxo menstrual Se sentir estes sintomas, pare de usar cúrcuma e receba aconselhamento médico do seu médico.

Considerações finais: A erva cúrcuma é um dos principais nutrientes do mundo, seja em pó, extrato de ou pílulas de açafrão. Tem uma longa história de uso, particularmente na medicina ayurvédica e outras formas tradicionais de medicina oriental. O que a cúrcuma faz pelo corpo é incrível. Os benefícios da curcumina açafrão na saúde variam em tudo, desde ajudar com coágulos sanguíneos e depressão a combater a inflamação, aumentar a saúde da pele, regular o colesterol e muito mais. Eu recomendo altamente o uso de açafrão em receitas e talvez até mesmo comprá-lo em forma de suplemento para tirar proveito dos benefícios de açafrão.

Certifique-se de adicionar apenas açafrão orgânico à sua comida, e encontrar um suplemento de cúrcuma de alta qualidade feito de açafrão orgânico, juntamente com pimenta preta e, de preferência, preparado por fermentação. Quais são os efeitos colaterais da cúrcuma? Cúrcuma pode ser alérgico a alguns, como algumas pessoas relataram reações alérgicas a cúrcuma, especialmente após a exposição da pele. Normalmente, isso é sentido como uma erupção leve e pruriginosa. Além disso, altas doses de cúrcuma foram observadas como causadoras de efeitos colaterais da curcumina de cúrcuma, incluindo: Náusea Diarreia Maior risco de sangramento Testes de função hepática aumentados Contrações hiperativas da vesícula biliar Hipotensão (pressão arterial reduzida) Contrações uterinas em mulheres grávidas Aumento do fluxo menstrual Se sentir estes sintomas, pare de usar cúrcuma e receba aconselhamento médico do seu médico.

Referências: 

Texto escrito: Por Dr. Josh Axe, DC, DMN, CNS., Março de 2019.

Texto traduzido por Daiane Bortolon 
O texto original você encontra no site maravilhoso do draxe.com.

Para que a cúrcuma é usada? Como usar a curcumina na sua alimentação?

Você pode consumir a cúrcuma todos os dias das mias diferentes e deliciosas maneiras. Aqui em casa usamos sempre me algum prato! Abaixo algumas possibilidades:

  • Golden Milk o chá dourado de de cúrcuma – Haldi Doth
  • Fresca no suco verde ou em outro suco de sua preferência, fica decilicoso com maracujá e mel.
  • Na forma de Trikatu (um suplemento ayurvédico milenar com mel, ghee, cúcuma e pimentas)
  • Em cápsulas, você pode mandar manipular ou solitar que seu médico, nutricionista ou terapeuta que indique a melhor forma de uso, mas sempre associado à pimenta do reino para melhorar a absorção.
  • Em todas as suas receitas! Refogue a cúrcuma com ghee ou óleo de coco junto com outros temperos de sua preferência: no rizoto, sopas, pratos de forno, farofas, feijões e caldos, na massa do pão e bolos doces e salgados.
  • No Chai – bebida indiana deliciosa várias outras especiarias, chá preto e leite
  • Na forma de massalas compostas prontas.

Produtos Relacionados

Você vai gostar de ler mais...

25 respostas para “12 Benefícios da cúrcuma e usos medicinais da curcumina”

  1. Eu já sou magra não quero emagrecer mais só perder um pouco de barriga porq até então eu faço academia eu comprei o curcuma em cápsula com 60 comprimidos de 500mg

    • Silvana, sobre perder um pouco de barriga: sugiro você procurar uma nutricionista especializada. O aumento da barriga em determinada idade tem diversas causas, e na maioria não é relacionada ao excesso de gorduras, e sim de carboidratos e açúcares, o que faz com que seu corpo deixe de utilizar a gordura que você ingere. É preciso de um acompanhamento especial para ver se essa gordura é externa somente subcutânea ou se é visceral (nos órgãos). Nós sempre consultamos com uma nutricionista especializada em lowcarb e indicamos caso queira (atendo on-line também): Elaine Martins Nutri Low Carb 48 9110-2323

  2. Vou tentar fazer o suco com cúrcuma, pra emagrecer, se funcionar,pois já fiz tanta porcaria que estou desconfiada, mas vou arriscar com está nova.

    • Rose, certamente a curcuma vai ajudar, mas o emagrecimento é um assunto complexo pois depende de muitos fatores, sendo que os principais passam por uma alimentação equilibrada e atividade física. Mas há que se estudar como seu corpo se comporta, e na nossa opinião aqui, o que mais faz diferença para você emagrecer é abaixar a quantidade de carboidratos na alimentação. Somos adeptos da dieta low carb que muito tem funcionado por aqui, onde se come pouco arroz, massas, trigo, tapioca, amidos, e se come muitas oelaginosas, carnes, ovos, abacate, frutas pouco doces…
      Recomendo que procures uma nutricionista especialista na área de emagrecimento low carb. Nós temos uma muito boa para indicar: Elaine Martins 48 9110-2323 (ela também atende on-line).
      Há um livro muito bom também que estamos lendo e têm feito compreender muitos detalhes sobre essa alimentação: https://www.lowcarb-paleo.com.br/

      Espero ter te ajudado.
      Abraço,
      Bernardo

  3. Valdo Miller Cantor e Compositor Maranhense. Brasil. Está Se Sentindo Melhor, Menos Cansaço.Tomando a Duas Semanas em Cápsulas.

    • ótimo querido! parabéns por essa conquista. Estamos juntos, agora fazendo parte da sua via mais saudável

    • Oi Eurípedes, tudo bem?Vi seu comentário em nosso site querendo mais informações da curcumina.
      Você pode acessar a curcumina aqui e ver mais detalhes: https://yamuna.com.br/produto/curcumina-com-pimenta-preta-organica-60-capsulas-de-600mg/

      O valor é R$136,90 e um pote dura 1 mês (você toma 2 cápsulas por dia). Vai sentir uma grande mudança na saúde. Tem muitos benefícios para alivio de dores e melhoria da saúde. 
      Se precisar temos também um whatsapp para ajudar você a comprar ou tirar dúvidas: 48984591522
      Um abraço, Bernardo 
      Yamuna

    • não consigo te responder, Neide você deve procurar o fabricante do seu produto. Abraço Bernardo

  4. Excelente informação! Vou lê-las com calma,pois servem para diversos uso da medicina natural!

  5. Adorei a matéria. Estou muito doente e com os sintomas da DOR NEUROPATICA DIABETICA.OBRIGADO POR PUBLICAR ESTA PESQUISA TAO IMPORTANTE. Irei comprar a curcuma e fazer uso. Grata

  6. Adorei a matéria.estou muito doente e com os sintomas da,DOR NEUROPATICA DIABETICA.OBRIGADO POR PUBLICAR ESTA PESQUISA TAO IMPORTANTE. Irei comprar a curcuma e fazer uso. Grata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *