Receita de Muffin de mirtilo com cobertura de manteiga de coco | Sem glúten, low carb e keto

De volta para Blog

Receita de Muffin de mirtilo com cobertura de manteiga de coco | Sem glúten, low carb e keto

Muffin de Mirtilo –  Opção sem glúten e keto

Gente, quando eu vi uma receita de donuts com mirtilo (sim donut!) fiquei louca para tentar fazer. Fiquei pesquisando muitas receitas para testar porque queria algo não tão “profanamente cheio de açúcar”. Sei que tradicionalmente os donuts tem muuuito açúcar e são fritos. Donut tem que ser assim: úmido por dentro,  macios por fora com uma cobertura  com aquela sensação de casquinha.  Escolhida a receita, fiz minhas adaptações e na hora de preparar percebi que eu não tinha a forma para donut e assar na forma de muffin mesmo, como vocês podem ver no vídeo.  Então essa receita além de uma receita delica de muffin é também uma base para a de donut keto e low carb.

Mufin é assado, mas se você decidir fazer frito, sem problemas. Você pode fritar no óleo de coco ou na manteiga ghee se preferir, ficam maravilhosos e continuam super saudáveis.

 

Confira o vídeo completo no nosso canal:

Ingredientes

  • 2 1/2 xícaras de farinha de amêndoas
  • 1/2 xícara de açúcar de coco ou outro adoçante de escolha (para uma receita keto pode usar snew, eritritol…)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 4 ovos
  • 1/4 xícara de leite de coco, de vaca ou de amêndoas
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 1/2 xícara de mirtilos frescos ou congelados
  • 1/2 pote de manteiga de coco yamuna para a cobertura casquinha

Modo de preparo Muffin: 

Pré-aqueça o forno a 200°C . Unte uma forma para 12 muffins ou donuts  generosamente com óleo de coco ou ghee e polvilhe um pouco de farinha de amêndoas.
Em uma tigela, adicione a farinha de amêndoas, o açúcar ou adoçante e o bicarbonato de sódio e misture bem. Reserve. Em outra tigela , adicione os ovos, o vinagre de maçã e o leite coco e misture. Combine os ingredientes secos e úmidos e misture bem, até encorpar. Transfira com uma concha para as forminhas de muffin untadas e acrescente 4 mirtilos em cada bolinho. Asse por aproximadamente 13-15 minutos.

Vai fritar? Vira donut!

Neste caso você vai misturar os mirtilos todos na massa, depois, transfira a massa do para um saco plástico para usar como manga de confeiteiro ou uma manga de confeiteiro. Corte a ponta do saco. Em uma frigideira pequena, adicione 300g de ghee ou óleo de coco e espere aquecer no ponto de fritura. Com a manga de confeiteiro esprema a massa do dunut diretamente sobre o óleo formando a rosquinha.  Quando perceber as laterais dourando, vidre para finalizar o outro lado.  Remova do óleo, deixe secar e quando esfriar coloque a cobertura.

 

Para a cobertura de manteiga de coco inesquecível:

Aqueça em banho maria 1 pote de manteiga e coco é ficar líquida. O processo é muito rápido. Se você for fazer no micro ondas, 20-30 segundos serão suficientes, mas lembre-se de remover o rótulo pois este contém partes metálicas. Adicione a baunilha e misture bem.

Afora você vai passar a cobertura em cima do seu donut que já esfriou, e isso pode ser feito de duas maneiras:

  1. colocando o donut sobre uma grade ou prato e derramando a manteiga direto do pote
  2. . transferindo a manteiga de coco para outro pode com um  diâmetro um pouco maior que o donut e mergulhando parcialmente ele.

Após 10 minutos, a manteiga de coco vai endurecer formando uma casquinha linda, para acelerar você pode levar na geladeira.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

De volta para Blog