Como fazer Iogurte de coco – 3 ingredientes

A receita mais fácil e simples de como fazer iogurte de coco que você vai encontrar. Eu amo demais , faço sempre e é uma alternativa fabulosa ao iogurte de leite de vaca. Você não precisa ser vegano ou intolerante a lactose para fazer ou consumir tá?

 

A base de desse iogurte é leite de coco, mas para termos um iogurte firme e denso vamos usar um leite de coco super concentrado preparado a partir da manteiga de coco. Na nossa receita de iogurte de coco não vai açúcar, mas sim, você pode adicionar uma colher de sopa de açúcar cristal orgânico ou mel para melhorar a fermentação, algumas receitas gringas até orientam a fazer isso pois, diferente do leite de vaca que contém lactose, o leite de coco não tem quantidades significativas de açúcar e isso poderia trazer um resultado não satisfatório. Já fiz um teste utilizando açúcar mas sinceramente não notei uma grande diferença no resultado final, além do sabor adocicado do iogurte.

 

como fazer iogurte de coco

Ingredientes do iogurte de coco

  • 1 pote de 185g de manteiga de coco Yamuna (no fim do texto te explico porque fica melhor com manteiga de coco)
  • 400ml de água morna par um iogurte firme tipo grego
  • 1 pacote de fermento lácteo ou 6 cápsulas de lactobacilos/probióticos  ou  outra cultura de leveduras**

**(usamos o da marca “BioRich” que funciona direitinho,  com um envelope você faz até 1 litro de iogurte, descobrimos que não é vegano pois a cultura é feita em leite mas existem muitas opções de fermentos para iogurte veganos no mercado)

Como fazer o Iogurte de coco – modo de preparo

  1. Amorne a água e bata no liquidificador com a manteiga de coco até formar um leite lindo e homogêneo. Esse é o leite de coco perfeito.
  2. Transfira esse leite de coco para um recipiente de vidro limpo. Não precisa coar, a fibra da manteiga de coco é mínima.
  3. Em “banho maria” eleve a temperatura do leite para chegar até aproximadamente 42°C a 45°C. Esta é a temperatura ideal para fermentação.
  4. Retire do banho maria, adicione a levedura/fermento/cultura e mexa para mistura-la.
  5. Cubra o pote com um pano para que o iogurte ‘respire’. Não pode ficar vedado.
  6. Coloque o pote em um local para manter a temperatura. Uma caixa térmica, um isopor, embrulhe nuns panos…
  7. Mantenha o recipiente aquecido o máximo que puder durante 8 horas.
  8. Após 8 horas fermentando, tampe o recipiente e leva para a geladeira por algumas horas até ficar firme.

Quando você tirar o potinho da geladeira você vai notar as bolinhas de fermentação na parte de cima e também uma linha fina com um pouco de líquido que vai se formar na parte inferior. Você pode misturar tudo para ter um iogurte cremoso ou comer somente o topo que vai estar bem firme (tipo um iogurte grego).

 

Acesse nosso vídeo com o passo a passo aqui:

Como medir a temperatura sem termômetro?

A temperatura ideal do leite de coco para misturar o fermente é quando ele está morno, mais precisamente a 45C. Se você não tem termômetro coloque o dedo mindinho dentro (com as mãos bem limpas) e conte até 10. Se conseguir ficar os 10 segundos sem sentir desconforto pode misturar o fermento, senão aguarde esfriar mais um pouco e repita a operação.

Como manter o iogurte quentinho durante a fermentação?

  • bolsa ou caixa térmica
  • “banho maria” – deixe o pote numa outra panela com água e de tempos em tempos ligue a água para chegar proximo dos 45 ºC
  • Forno pré aquecido desligado. Ligue o forno 5 min, não coloque nada dentro, desligue. Depois coloco o iogurte lá dentro. (eu não uso esse método pois sempre quando vou ligar novamente acabo esquecendo e passando da temperatura, ou derretendo algo… kkk)
  • Iogurteira. Se já tiver uma iogurteira, use. Se não tiver, não precisa comprar. É

Qual levedura / probiótico usar?

Eu uso o que tem disponível perto de mim. Nas lojas de produtos naturais ou mesmo na farmácia você encontra várias culturas, os mais conhecidos são o Biorich e o Greco. Mas você pode usar os de cápsulas de fermento lácteo (probióticos) que você compra nas farmácias, nesse caso você abrir e usar 3 ou 4 cápsulas.

Porque usar manteiga de coco para preparar o leite?

Usamos a manteiga de coco Yamuna para o iogurte ficar bem mais firme e encorpado. Essa manteiga feita com o coco integral puro transformado em pasta, ele fica 3 dias moendo no moinho de pedra. Fora do Brasil a maioria das pessoas fazem com uma manteiga “enlatada fresca”, mas aqui não temos. Então  usamos a manteiga de coco feita do coco seco pois é só misturar água e fica igual. Se você fizer uma busca no youtube por receita de iogurte de coco vai encontrar vários vídeos que usam a manteiga de coco para preparar o iogurte.

Posso preparar o meu próprio leite de coco direto do coco?

Pode sim, mas você não vai chegar nessa textura cremosa. Você encontra na web um vídeo da Bela Gil fazendo o leite de coco e depois o iogurte a partir do leite fresco preparado por ela (depois ela serve pro Alceu Valença!!) Essa receita de iogurte fica bem mole e muito líquido, em resumo, fica bem sem graça, mas super serve para smooties ou batidas. Fica assim porque ela coa no paninho toda a fibra da carne do coco e dispensa, e usa muita água para bater com a carne de coco e extrair o leite. . No iogurte de coco feito com manteiga de coco pura ou creme de coco a textura fica firme e 100% do coco é aproveitado (porque aqui no moinho de pedra que usamos para fazer manteiga de coco ele reduz as fibras e incorpora à mistura chegando em partículas minúsculas). Você pode tentar reduzir esse leite fervendo para eliminar boa parte da água e torna-lo mais concentrado.

Posso usar leite de coco de supermercado?

Não. Fica ruim, a fermentação não dá muito certo talvez pela quantidade de aditivos e espessantes e conservantes que tem neste tipo de leite de coco.

Quanto tempo dura o iogurte?

Se você manteve a higiene e esterilizou direitinho os as ferramentas de preparo, o iogurte pode durar até 3 semanas na geladeira. Por isso recomendo fazer em podes menores, assim você garante que ao abrir não vai contaminar todo o iogurte produzido.

Onde comprar manteiga de coco para fazer o iogurte?

Só acessar nossa loja aqui

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.