14 maneiras de usar o leite de coco em pó

De volta para Blog
maneiras de usar leite de coco em pó

 14 maneiras de usar o leite de coco em pó

Basicamente você pode substituir o leite animal ou vegetal em todas as suas receitas pelo leite de coco em pó diluído, mas aqui vamos te dar 14 maneiras super fáceis de usar esse superalimento que, além de delicioso, é uma opção super prática e saudável. O Leite de coco em pó que oferecemos aqui na Yamuna não tem nenhum conservante nem aditivo viu? Então fique de olho pois a maioria dos leites de coco em pó nos empórios naturais e mercados tem ingredientes como matodextrina, caseinato de sódio, tapioca e maltitol (no fim do texto te explico essas questões). O nosso é 100% coco (coco da Bahia!)  e pode ser consumido em dietas lowcarb e cetogênica justamente por ser puro.

Aqui nessa delícia de post vou sugerir 14 maneiras de usar esse superalimento. Os meus 3 filhos gostam de comer puro de colher!

1- Leite vegetal simples e puro

É só misturar suas colheres de sopa à 200ml de água. Com água morna a diluição ficar perfeita, mas se você quiser tomar gelado use um mixer, liquidificador ou agite em um pote com tampa. Aí você pode usar esse mistura de muitas maneiras em suas receitas ou nas dicas abaixo.

2- Café com leite de coco em pó

Beem simples, só colocar uma ou duas colheradas no seu café e mexer. Fica deliciosamente cremoso! Deixe seu expresso incrivelmente cremoso com apenas 1 colher de leite de coco em pó.

3- Topping – em cima de frutas, açaí e sobremesas

Só polvilhar o leite de coco em pó  por cima da sua preparação que dá aquele gostinho delícia. Quando você consome as frutas com o leite de coco em pó, o índice glicêmico das frutas é reduzido no nosso corpo. Isso porque as ”gorduras boas” que contém no leite de coco ajudam a prolongar a absorção e dar uma sensação de saciedade.

4 – Bolo com leite de coco em pó!

Sim, fica delicioso, substitua o leite animal por leite de coco em pó. Você pode adicionar direto na massa, e utilizar água morna para dar o ponto.

5 – Moqueca com leite de coco em pó!

É só diluir e jogar dentro da moqueca na hora que preferir. Nós aqui gostamos de usar um pouco durante o cozimento e o restante para finaliza o prato. Gostamos de caprichar na quantidade de leite de coco para sobrar mais caldo e com ele preparar um  pirão… ahhhh esse pirão fica incrível!

 14 maneiras de usar o leite de coco em pó

6 – Enrolar e finalizar docinhos

Pode ser brigadeiro, beijinho, docinhos de tâmaras, de uva passa, do que for. Só enrolar eles no leite de coco em vez de usar chocolate granulado que vai ficar lindo, e as crianças adoram.

maneiras de usar leite de coco em pó

7 – Vitaminas, Shakes, smooties e no golden milk

Você pode substituir o leite tradicional por leite de coco em pó e água nos shakes. Para vitaminas, é só escolher sua fruta preferida, colocar aproximadamente 2 colheres de sopa de leite de coco para cada 200ml de água, se necessário acidione gelo e bata tudo. Nutrição cremosa!

8- No suco verde

Se você é doido por suco verde como eu, vai amar a ideia de enriquecer o seu suco verde com uma colher de leite de coco em pó, pois deixa o suco mais encorpado e a gordura do coco super ajuda na absorção das vitaminas.

9 – Na tigela de cereais matinais

Dilua 2 colheres de sopa ou mais em 200ml de água, misture bem ou bata no liquidificado se quiser uma espuminha e despeje sobre seu cereal matinal preferido, granola com frutas frescas ou secas e castanhas.  Pode aquecer também!

10 – Mingau de aveia com leite de coco em pó

Coloque em uma panelinha 2 a 3 colheres de sopa de leite de coco em pó, 3 colheres de sopa de aveia média e 1 xícara de água. Adoce à sua maneira. Mexa até chegar no ponto de mingau. Pode adicionar como topping também sementes, castanhas, frutas secas, nibs de cacau.

11 – Coberturas e recheios doces

Substitua o leite de sua receita por leite de coco em pó diluído em água. Você pode por exemplo reduzir o leite com açúcar ou xilitol ou eritritol e gemas (recita bem tradicional mesmo) até chegar no ponto e consistência desejados.

maneira sde usar leite de coco em pó

12 – Risoto de leite de coco

Simples e delicioso é bem prático de fazer para transformar uma refeição. Basicamente você vai substituir o caldo de legumes ou carne tradicional pelo leite de coco durante o cozimento mas você também pode diluir o leite de coco em pó no próprio caldo de legumes.

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 100g de leite de coco em pó diluido em 1 litro de água ou caldo + água quanto baste para finalizar o cozimento
  • 1 cebola branca média ralada
  • azeite de oliva, óleo de coco ou ghee
  • sal
  • 1 xícara de coco fresco ralado finamente
  • raspas de limão para finalizar

Preparo: Dilua o leite de coco em pó na água  ou caldo e reserve. Coloque uma colher de sopa da gordura de sua preferencia em uma panela antiaderente e refogue a cebola por alguns minutos, mas não deixe dourar. Acrescente o arroz e o sal e cozinhe com o leite de coco diluído. Acrescente o leite aos poucos e mecha sempre até ficar “al dente” . Após desligar finalize com mas um pouco e caldo e misture o coco fresco ralado. Não precisa de queijo ou manteiga para finalizar pois o leite de coco já cumpriu essa função, mas gosto de jogar um fio de azeite na hora de servir.

13- Na sua receita de panqueca

Substitua o leite pelo leite de coco em pó: só colocar tudo no liquidificador e ajustar o ponto com água. Não precisa nem fazer o leite de coco diluído antes.

14- No curry!

Curry é o nome que se dá aos pratos preparados com pasta de curry e leite de coco. Você encontra várias receitas na internet  mas as minhas preferidas são a base de legumes com um caldo de leite de coco apimentado bem farto. A grande dica para ter um caldo perfeito é: bata no liquidificador 4 colheres de leite de coco, 1 colher de sobremesa de pasta de curry (verde, amarela ou vermelha você compra pronto no supermercado ou em lojas especializadas) e 2 copos de água e depois cubra os vegetais e carnes da sua receita e deixe ferver por 2  minutos.

Dúvidas?

Posso substituir o leite de coco em pó diluído por leite de coco em garrafa, aqueles de supermercado?

A resposta é NÃO. Hoje não existe no mercado nenhum leite de coco pronto que não contenha espessantes, aditivos e conservantes. Estes ingredientes podem arruinar a sua receita e transformar tudo em uma gelatina. Por isso, prefira um leite de coco em pó sem aditivos ou faça o seu próprio leite de coco com o coco fresco, é trabalhoso mas também vale a pena.

Qual melhor leite de coco em pó? Como escolher um leite de coco em pó bom?

O melhor leite e coco em pó o que não tem misturas, sem aditivos. Leia os ingredientes no rótulo, escolha algum que não tenha tapioca, maltitol, maltodextrina, caseinato de sódio. Esses ingrediente são açúcares disfarçados e não são legais para quem busca uma alimentação lowcarb, com pouco ou nenhum açúcar e são inflamatórios . Leia os ingredientes! Tem que ser 100% coco. Peça para o fabricante os ingredientes. Fique muito atento porque os vendidos em empórios tem graaaande chance de ser misturados com caseinato de sódio e maltodextrina. Te explico abaixo:

⚠️Porque não confiar em leite de coco em pó dos empórios e distribuidoras de alimentos e Mercado Livre?

Comecei a buscar leite de coco em pó há mais de 3 anos, e os distribuidores desse produto no Brasil vendem para todo mundo o leite de coco em pó “premium” dizendo que é puro. Comprei muitos pra testar e não acreditei na “pureza”. Entrei em contato com as distribuidoras (várias!) e disseram que era puro mesmo, só coco. Pedi laudo do produto, e me passaram a foto da etiqueta do pacote onde dizia “matéria prima” era “leite de coco”, mas sabia que não era.

Não satisfeito, pedi para as distribuidoras me passarem o nome da indústria e país de origem, e a resposta foi: Kapar Industries, Malásia. Bom a situação já estava ficando chata de tanto eu pedir pras distribuidoras e ficar um passando para o outro atendente e responsável técnico (e estou falando de distribuidoras grandes no Brasil). Aí eu mesmo entrei em contato com a fábrica Kapar Industries na Malásia, escrevi para todos os e-mails e todos os telefones. E no outro dia pelo whatsapp me respondeu o responsável técnico da indústria.

Minha pergunta foi simples e direta: qual é a composição do leite de coco em pó que é exportado para o Brasil? A resposta dele foi clara: ingredientes: coco, caseinato de sódio, maltodextrina e Modified food starch que é o amido modificado, preparado pelo tratamento físico, enzimático ou químico do amido nativo para alterar suas propriedades).

Você pode tirar suas próprias conclusões facinho entrando no Mercado Livre. Busque a palavra leite de coco em pó puro, vais achar anúncios com essas fotos de algumas distribuidoras:

Repare que o vendedor diz que é puro e ‘premium’, a descrição diz que é puro. Mas a segunda foto do anunciante já mostra:

O texto diz “ingredientes: carne branca de coco, aroma natural de coco, agente antiaglomerante [não diz qual é] e conservante 551[antioxidante dióxido de silício]. Possui SO2 [O dióxido de enxofre que é um inibidor do mofo, leveduras e bactérias]

Como é o Leite de coco em pó Yamuna?

Ficamos muito tempo em busca de um leite de coco em pó de verdade e 100% coco. Nosso leite de coco é feito com coco da Bahia exatamente assim: prensa o coco frio, espreme para sair o leite de coco.É desidratado com uma técnica que chama Spray Drying que é basicamente borrifar o leite de coco no alto da câmara, e simultaneamente ventila-lo com ar bem seco e morno para retirar a umidade das gotículas. Assim o leite ‘flocula’ no ar e perde a água, caindo somente o pó do leite de coco. É sem conservantes e o sabor é incrível.Leite de Coco em Pó 100% Puro - 200g

Onde comprar Leite de coco puro?

A melhor maneira é comprar on-line nesse link: Leite de Coco em Pó 100% Puro

Obrigado pela leitura,

Comente e nos conte suas receitas e como gosta de usar o leite de coco.

Comentários (3)

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

De volta para Blog