Estudo Revela: Curcumina é tão Eficaz Quanto Ibuprofeno e Paracetamol no Tratamento da Artrite no Joelho – Resultados Científicos”

A osteoartrite no joelho, uma condição debilitante que afeta milhões em todo o mundo, continua a ser objeto de intensa pesquisa em busca de tratamentos mais eficazes e seguros. Neste contexto, dois estudos científicos recentes emergem como fontes valiosas de insights. O primeiro, centrado na comparação entre curcumina e Ibuprofeno, e o segundo direcionado à comparação entre curcumina e Paracetamol. Essas descobertas não apenas apontam para a eficácia da curcumina, mas também sugerem uma possível vantagem em termos de segurança quando comparado aos remédios convencionais.

Ao adentrar esses estudos detalhadamente, buscamos esclarecer como a curcumina e o extrato de cúrcuma podem se posicionar como alternativas promissoras no cenário de tratamento da osteoartrite no joelho. Para uma análise mais aprofundada, convidamos você a explorar o estudo completo diretamente na fonte da National Library of Medicine U.S. Department of Health and Human Services (HHS). Ao final do texto também mostramos onde pode você pode adquirir Curcumina Orgânica Biodisponível.

1 – Estudo comparando os benefícios da Curcumina e Ibuprofeno para Osteoartrite no joelho

Um estudo científico que envolveu a avaliação de 367 participantes com artrite no joelho, foi administrada uma dose de 1500 mg de curcumina (quantidade similar à duas cápsulas da curcumina yamuna) a um grupo, enquanto o grupo controle recebeu Ibuprofeno, um anti-inflamatório tradicional. Ao longo de quatro semanas, foram acompanhados os níveis de dor, rigidez articular e função articular. O estudo, bem estruturado, demonstrou que ambos os grupos experimentaram uma redução significativa em todas as medidas, sem diferença clínica entre eles. Isso evidencia que a curcumina é tão eficaz quanto o Ibuprofeno no tratamento da artrite inflamação e dor.

osteoartrite dor no joelho

Além disso, destaca-se que o grupo que utilizou Ibuprofeno apresentou mais eventos adversos, o que era esperado dado o caráter anti-inflamatório do medicamento. O percentual de eventos adversos foi de 36% nesse grupo, enquanto o grupo que recebeu curcumina registrou uma taxa mais baixa, de 29%. Esses resultados reforçam a eficácia da curcumina e sua potencial vantagem em termos de eventos adversos em comparação com o Ibuprofeno, conforme evidenciado por este estudo esclarecedor.

O estudo completo você pode acessar direto na fonte da National Library of Medicine U.S. Department of Health and Human Services (HHS)

osteoartrite e curcumina

 

2 – Estudo comparando os benefícios da Curcumina e Paracetamol para Osteoartrite no Joelho

Eu outro estudo feito para comparar a eficácia e segurança do extrato de cúrcuma biodisponível com o paracetamol em pacientes com osteoartrite no joelho (OA) onde pacientes com OA no joelho foram receberam cápsulas de extrato de cúrcuma biodisponível de 500 mg duas vezes ao dia ou comprimidos de paracetamol de 650 mg três vezes ao dia por 6 semanas.

Neste estudo setenta e um pacientes com osteoartrite no joelho receberam extrato de cúrcuma biodisponível, enquanto setenta e três pacientes receberam paracetamol. O teste de não inferioridade (equivalência) demonstrou que as pontuações do WOMAC [uma ferramenta de avaliação clínica usada para medir a dor, a rigidez e a funcionalidade em pacientes com osteoartrite, especialmente no joelho e no quadril] foram equivalentes nos dois grupos em todas as áreas, dentro dos limites de equivalência definidos por um tamanho de efeito (Cohen’s d) de 0,5. Além disso, o extrato de cúrcuma mostrou uma redução mais significativa nos níveis de CRP* e TNF-α** em comparação com o paracetamol.

*CRP é proteína C-Reativa é uma substância produzida pelo fígado em resposta a inflamações no corpo. Os níveis elevados de CRP no sangue podem indicar a presença de inflamação.
**O TNF-α Fator de Necrose Tumoral-alfa é uma citocina (proteína) envolvida no processo inflamatório. Ele desempenha um papel importante no sistema imunológico, e níveis elevados de TNF-α estão associados a condições inflamatórias e autoimunes.

Após 6 semanas de tratamento com o extrato de cúrcuma, houve melhorias significativas de 23,59%, 32,09%, 28,5% e 20,25% nas pontuações totais do WOMAC, dor, rigidez e funcionalidade, respectivamente. No grupo que recebeu extrato de cúrcuma, 18% dos pacientes experimentaram mais de 50% de melhora, e 3% tiveram mais de 70% de melhora nas pontuações de dor e função/rigidez do WOMAC, enquanto nenhum paciente no grupo do paracetamol atendeu a esses critérios. Além disso, houve uma redução significativa de 37,21% na CRP e 74,81% no TNF-α no grupo que recebeu extrato de cúrcuma. Os eventos adversos relatados foram leves e comparativamente menores no grupo do extrato de cúrcuma (5,48%) do que no grupo do paracetamol (12,68%).

Conclusão: Os resultados do estudo sugerem que o extrato de cúrcuma biodisponível é tão eficaz quanto o paracetamol na redução da dor e outros sintomas da osteoartrite no joelho, sendo seguro e mais eficaz na redução de inflamações, fator de Necrose Tumoral CRP e TNF-α.

O estudo completo você pode acessar direto na fonte da National Library of Medicine U.S. Department of Health and Human Services (HHS)

 

Onde comprar Curcumina biodisponível Orgânica?

Para comprar curcumina biodisponível e orgânica, basta clicar na imagem acima ou aqui acessar o produto aqui.

 

Produtos Relacionados

  • Product Image

    Curcumina com pimenta preta Orgânica | 60 capsulas de 600mg

Você vai gostar de ler mais...

Uma resposta para “Estudo Revela: Curcumina é tão Eficaz Quanto Ibuprofeno e Paracetamol no Tratamento da Artrite no Joelho – Resultados Científicos””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *