Como fazer nhoque de batata clássico perfeito
Perfeita para reunir a família, essa receita de nhoque de batata é passada de geração em geração com segredos especiais que vamos compartilhar com você!
Receita de nhoque de batata clássico
Deliciosa para reunir a família e amigos queridos e e passar momentos especiais. Essa receita é contribuição da grande amiga Laura Castilho e também da Daiane Bortolon (proprietária do Yamuna Artesanal), elas aprenderam com as avós e mães. Os segredos, detalhes e e algumas variações contamos direitinho abaixo para você se deliciar!
Ingredientes
- 1,5kg de batata rosa
- 250g de farinha de trigo
- 250g de sêmola grano duro (se não tiver, use farinha de trigo mesmo)
- 3 gemas
- 1 colher (de café) de sal
- 1 colher de sopa rasa de manteiga ghee.
- Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
- Asse as batatas! Quanto menos umidade elas tiverem, melhor. Portanto, se você tiver tempo, asse-as inteiras com casca. Se não puder assar, cozinhe-as até ficarem bem moles, sempre inteiras e com casca.
- Depois de bem cozidas, retire a casca raspando com uma faca.
- Coloque numa travessa grande e amasse com um amassador, pilão ou o que achar melhor, até uma garrafa serve pra amassar. Jamais coloque no liquidificador ou processador.
- Depois de bem amassada, coloque 1 colher de sopa de manteiga ghee (para ficar aquele aroma absurdo quando cozinha), sal e as gemas.
- Coloque uma panela de água para esquentar e uma colher de sopa rasa de sal. Você vai usar essa água para cozinhar o nhoque.
- Coloque a farinha aos poucos e amasse com calma, simplesmente para misturar bem os ingredientes. Quanto menos farinha melhor, somente para dar o ponto e você conseguir trabalhar a massa. Pouca farinha deixa a massa muito quebradiça e mole. Muita farinha deixa a massa pesada e rouba o gosto da batata, então encontre um equilíbrio que tende a ser para menos. Se você assou as batatas use menos farinha.
- Pegue porções de massa, enfarinhe, faça bolas abra rolando ela com as duas mãos para fazer um cilindro comprido (chame as crianças para fazer um minhocão que elas vão adorar!)
- Não economize na farinha na hora de abrir e trabalhar com a massa, deixe tudo bem enfarinhado.
- Junte três ou quatro tiras de massa lado a lado, corte-as com uma faca afiada fazendo uma jogadinha com para o lado, para afastar o nhoque recém cortado e evitar que grudem.
- Depois de tudo cortado, jogue ainda mais farinha sobre eles e dê uma rolada com a mão suavemente para que não se grudem. Se esperar muito sem enfarinhar a umidade passa para farinha e eles começam a grudar novamente.
- Com os nhoques bem enfarinhados é só jogar aos poucos na água fervendo. Não coloque tudo de uma vez. Muita delicadeza para dar uma leve mexida, só para não se amontoarem no fundo. Assim que boiarem estão prontos. Eles vão subindo para superfície e você já vai tirando com uma escumadeira. É muito ligeiro!
DICAS IMPORTANTES
- Você pode criar variações no nhoque de batata, acrescentar na massa salsinha, noz moscada, queijo.
- Se tiver paciência, pegue as bolinhas de nhoque e passe-as em cima do garfo, dê uma apertadinha e role de leve para fazer uns vincos. O molho vermelho entra bonito nos vincos e o nhoque fica mais gostoso.
- Em alguns países como no Uruguai (de onde veio a Laura que ensinou a receita) todo dia 29 de cada mês as famílias se juntam para fazer nhoque e atrair prosperidade, conhecido como nhoque da fortuna (coloca-se uma moeda embaixo do prato…)
- Tem mais alguma dica? Conte-nos suas sugestões nos comentários, noas ajuda muito!
Molhos para acompanhar o nhoque de batata
Você pode escolher o molho de sua preferência para acompanhar. Costumamos fazer com molho de tomates, e também com molho de tomate cru, que fica super refrescante e leve. As receitas de molho de tomates estão nesse outro post: Receita de molho de tomate cru
Experimente, faça a receita e compartilhe conosco no instagram @yamunaartesanal e no facebook!
Forte abraço, bom apetite!
Bernardo Sens