Bulletproof Coffee: o que é, como fazer e benefícios deste superalimento
O café à prova de balas ou Bulletproof Coffee garante saciedade, energia e pode melhorar seu rendimento no trabalho ou esportes
Se você ainda não provou o bulletproof coffee, está na hora, viu? Mas antes, é importante você entender todo o contexto alimentar que este superalimento deve ser inserido. Por isso, escrevi este texto com tudo (ou quase tudo) que você precisa saber antes de incluir este novo hábito e colher os bons frutos deste superalimento.
Muito mais do que uma moda, o bulletproof coffee é uma estratégia alimentar. Para que ela seja bem sucedida, é preciso se aprofundar no próprio método bulletproof. Não basta apenas acrescentar seu uso na rotina sem contextualizar toda a rotina alimentar. Neste caso, ela deve ser baseada em uma alimentação LowCarb-HightFat, ou seja, pouco carboidrato e mais gorduras e proteínas.
Principais benefícios do bulletproof coffee:
- Saciedade
- Controle do apetite
- Aumento da disposição para atividade física
- Aumento da energia geral física
- Controle do peso e emagrecimento
- Melhora da performance cerebral
- Melhora a memória e a concentração
- Redução do cansaço mental
- Mente alerta
- Termogênico
O que é o bulletproof coffee?
É uma bebida potente e altamente energizante feita com café preto, manteiga ghee e óleo de coco. Pode ser ingerida por atletas, estudantes, executivos e também por pessoas comuns que buscam alta performance e maior rendimento mental e físico. [Se você está procurando onde encontrar, sugerimos que compre aqui].
O bulletproof coffe promove saciedade e energia disponível de longo prazo, te mantém concentrado, focado e alerta. O “café à prova de balas”, como é literalmente traduzido, ajuda o corpo a se manter em estado de cetose. De forma resumida, cetose é o estado onde o organismo utiliza como fonte principal de energia gorduras (cetogênese) em vez de açúcares (glicogênese), por isso o seu consumo dá suporte às dietas Cetogênica (Keto), LowCarb, Paleo e na prática dos jejuns intermitentes.
Como o bulletproof coffee surgiu?
O bulletproof evolui da experiência pessoal de um executivo do Vale do Silício no Tibet chamado David Asprey. Quando Asprey estava viajando por lá em 2004, sua saúde estava péssima e os efeitos da altitude o estavam deixando ainda mais doente. Foi então apresentado ao chá com manteiga dos monges, chamado de Po Cha. Esta bebida tradicional e milenar preparada com chá preto e manteiga ghee de Yak é consumida diariamente não só pelos monges, mas também por todo o povo Tibetano.
Então nosso herói começou a perceber que este era um dos segredos dos monges. Eles ingeriam a bebida em jejum e ficavam horas e horas cumprindo suas práticas de meditação e estudo com vigor, concentração, vitalidade e luminosidade mental. Eureka! Ele também começou a se sentir melhor. Aí, quando voltou para os Estados Unidos, começou a adaptar a receita. Primeiro com manteiga comum, depois com ghee até chegar na sinergia de ghee + MTC de óleo de coco + café 100% arábica. A receita foi evoluindo com muito estudo e fome por alta performance, o que culminou na criação do próprio método “bulletproof”.
Vou abrir aspas aqui, pois eu mesma passei pouco mais de um mês no Tibet, mais ou menos na mesma época que o David Asprey, em 2005. Experimentei tanto o “mal da montanha” provocado pela altitude como o Po Cha. E, olha, ainda bem que o Devid Asprey teve a ideia brilhante de aprofundar a receita, pois a iguaria é bem intensa. Com certeza não emplacaria no paladar ocidental.
Encontrei uma foto no meu arquivo do Po Cha. Mas, acabou que, ao procurar, percebi que na época a salvei como “butter-wine”. Pois, pelo que me lembro, o preparado que tomei era realmente fermentado, era assim:
Qual o melhor horário e como ingerir o bulletproof coffee?
Primeiro, para você colher todos os benefícios da bebida, você deve ingeri-la em jejum, sem nenhum carboidrato ou açúcar. Nada de comer com tapioca, pão de queijo ou pão. O bulletproof já é o seu café da manhã completo. Tomando ele, você já vai ficar 100% saciado, acredite!! Mas, se você é da turma dos compulsivos, talvez o bulletprooff não seja a melhor alternativa pra você. Lembre-se, a bebida está inserida em um contexto alimentar LowCarb-HighFat (pouco carbo e muita gordura).
Se você está em uma dieta Keto, o bulletproof é uma boa opção também para um café da tarde.
Por que o bulletproof coffee faz bem?
Promove saciedade, energia e foco.
O café é extremamente tônico, estimulante e termogênico. Rico em cafeína e antioxidantes, ele estimula o metabolismo. Quando consumido emulsificado (batido) em óleos, passa a ser liberado mais lentamente dentro do corpo, o que mantém seu metabolismo em ação. Além disso, ele consome mais energia para ser digerido (por isso também pode ajudar a emagrecer). As gorduras da receita são compostas de triglicerídeos de cadeia curta – provenientes da manteiga e triglicérides de cadeia média (TCM), provenientes do óleo de coco. Estas gorduras são digeridas e convertidas em energia rapidamente pelo corpo. A manteiga ghee promove saciedade e o óleo de coco energia de longo prazo e ajuda a queimar tecido adiposo antigo.
De longe os principais benefícios do consumo do bulletproof em jejum está no melhoramento profundo da performance cerebral:
- + concentração
- + memória
- mente alerta
- redução do cansaço
Pode tomar bullet proof em Jejum? Quebra o Jejum intermitente?
O Bulletproof é uma fonte de energia limpa para seu corpo, com ele você garante a continuação do jejum intermitente. Pois, mesmo com a ingesta calórica da gordura, mantém-se o estado de cetose e assim não são alterados os benefícios do jejum – atuando contra a resistência insulínica, um dos maiores problemas na saúde atualmente. Ou seja, o bulletproof coffee não quebra o quebra jejum insulínico e pode sim ser consumido durante o jejum intermitente.
Além disso é uma ótima fonte de energia durante o jejum intermitente e você PODE SIM incluir o bulletproof também nas dietas paleolítica, low-carb e cetogênica.
Quem pode tomar o bulletproof coffee?
Em geral, todas as pessoas podem se beneficiar da bebida, salvo aquelas com muita dificuldade na digestão de gorduras, até mesmo gorduras fáceis como os TCMs. Para estas pessoas, aconselho procurar um nutricionista e fazer um plano que pode incluir até a ingestão de enzimas digestivas específicas.
Agora, muito importante!!! Se você tem uma alimentação baseada em carboidratos e não está disposto a mudar, talvez você deva repensar no consumo do bulletproof. Lembre-se: você precisa estar inserido em um contexto alimentar Keto, Paleo ou no mínimo LowCarb. Na minha prática pessoal, nos dias em que tomo o bulletproof, tento consumir carboidratos somente na última refeição do dia, no jantar. A minha primeira refeição após o bulletproof é baseada em muitos vegetais verdes, saladas e proteínas como ovos orgânicos. Então, deixa o risoto ou o pãozinho para o fim do dia, beleza?
Não custa aqui destacar que, sim, o bulletproof é uma ótima estratégia alimentar. Mas, a tendência do nosso corpo é se adaptar. Por isso, eu não tomo todos os dias religiosamente. Procuro tomar 3-4 vezes na semana quando preciso sentar para escrever (como hoje) ou vou fazer uma atividade física mais intensa.
Quem NÃO pode tomar o bulletproof coffee?
- Pessoas que não toleram bem o jejum
- Crianças
- Indivíduos com hipertensão
- Indivíduos com doenças inflamatórias do intestino e síndrome do intestino irritável
- Pessoas que sofram de insônia e ansiedade (ingerir somente pela manhã, com café 100% arábica)
Se você está em algum grupo descrito acima, procure orientação do seu nutricionista.
Dúvida comum: OSTEOPOROSE
O excesso de café é contra indicado para indivíduos com osteoporose pois ele prejudica a absorção de cálcio e outros nutrientes. Excesso = MAIS que 3 xícaras de café ao dia.
Esta regra não se aplica ao Bulletproof por duas razões: primeiro que você vai tomar apenas 1 vez ao dia pela manhã, segundo é que o consumo de gorduras saturadas PREVINE OSTROPOROSE:
Na meia-idade, quando a massa óssea começa a diminuir, um objetivo importante é construir ossos fortes. Você pode achar que para ter ossos fortes você precisa de cálcio, mas você sabia que a gordura saturada é necessária para que o cálcio seja efetivamente incorporado aos ossos? De acordo com uma das maiores especialistas em pesquisa em gorduras dietéticas e saúde humana, Mary Enig, Ph.D., (autora do Livro Coma gordura, perca gordura) recomenda que até 50% das gorduras da sua dieta sejam gorduras saturadas, principalmente em mulheres. Isso está muito longe dos 7 a 10 por cento sugeridos pelas instituições tradicionais. Nesta linha de estudo é de se admirar que a grande maioria das mulheres seja aconselhadas a evitar gordura saturada e usar óleos vegetais poli insaturados. Isso acaba levando a perder massa óssea, desenvolver osteoporose e depois, claro, receber receitas caras de suplementos de cálcio. O bulletproof coffee é uma maneira inteligente de equilibrar os possíveis efeitos negativos do café pois é rico em gordura saturada natural de qualidade.
Como fazer o bulletproof coffee?
Muito importante é preparar o seu bulletproof com os ingredientes certos!! Confira nossa receita de bulletproof coffee ideal:
Parte 1: o café
Tudo começa com o café. Prepare uma xícara de café com água fervente filtrada com 2 colheres de sopa de grãos de café de torra leve moídos na hora, temos boas opções de café aqui. Prefira sempre café 100% arábica. Se utilizar café já moído, pode ser 1 colher de sopa.
Prepare o café do seu jeito (passe ele no coador, cafeteira italiana…), mas se tiver possibilidade use uma prensa francesa, ela preserva os aromas doces, óleos medicinais e outras nuances do café. Se você não tem uma, pode preparar com filtro tradicional ou na cafeteira italiana.
Parte 2: boas gorduras
No copo do liquidificador ou mixer, adicione ao café bem quente já preparado 1 colherada do de sopa do Bulletproof blend, a mistura pronta de ghee, óleo de coco e especiarias (cardamomo e canela), essa aqui:
Muitas pessoas usam o brain octane, o ácido caprílico de óleo de coco isolado. Um tipo de ácido graxo com alta velocidade de absorção. Na minha experiência pessoal, não sinto muita diferença na digestão, por isso usamos óleo de coco integral na mistura do Bullet Proof.
Se preferir você pode fazer sua mistura para Bulletproof diretamente dentro do liquidificador: adicione 1 colher rasa de ghee (de gado de pasto), uma colher rasa de óleo de coco extra virgem e se tiver em casa uma pitada de cardamomo em pó.
Parte 3: misture!
Bata tudo no liquidificador ou mixer por 20 segundos para formar uma espuma deliciosa e beba imediatamente.
A qualidade dos ingredientes faz TODA a diferença!
Qual café usar para fazer Bulletproof?
Se você não escolher um café certo, a bebida não vai ficar tão potente, prazerosa e saudável, pode até te fazer mal. Por isso veja nosso check list:
- Café 100% arábica sempre e preferencialmente de altitude (cafés como o Robusta possuem muita cafeína, o que pode levar a alteração cardíaca como palpitações)
- Pequenos lotes: prefira cafés de pequenos lotes cuja seleção é melhor controlada assim como a secagem e armazenamento. Café de larga escala tende a desenvolver micotoxinas e não queremos ela penetrando vigorosamente em nossas células cerebrais certo? Hoje no Brasil, ainda não temos disponível café certificado e testado contra micotoxinas. Por isso: prefira pequenos produtores e pequenos lotes.
- Torra leve (café de torra intensa tem seus compostos oxidados e alterados)
Manteiga ghee precisa ser grass fed, ou seja, de vacas que comem pasto!
A manteiga ghee é o ingrediente chave para um bulletprooff super cremoso. É ela que vai promover saciedade. Você pode inclusive fazer o café à prova de balas só com manteiga ghee e não utilizar óleo de coco ou não usar a mistura pronta (bulletproof Blend)
Grass fed ghee significa que a manteiga é proveniente de vacas que comem capim, vacas de pasto. Somente este tipo de manteiga possui quantidades altas de CLA, butirato e outros nutrientes importantes como vitamina A, beta-caroteno. Quer saber mais sobre? Leia este texto.
[Há mais de 15 anos nós produzimos manteiga ghee de gado de pastagens, clique para conhecer]
Qual óleo de coco usar para bulletproof?
Prefira sempre os óleos de coco nacionais prensados a frio.
E se eu não tomo café?
Tudo bem. Existem pessoas que são supersensíveis ao café, não conseguem digeri-lo bem ou simplesmente não gostam (nunca conheci pessoalmente esta terceira opção). Para estes indivíduos, indico tomar uma receita de bulletproof mais próxima ao do Po Cha tradicional. Assim, ele deve ser feito com Chá preto ou até mesmo com Chá verde. Fica delicioso! Se você fizer com chá preto vai ficar parecendo um Chai indiano, um “bulletproof Chai”. Vale muito a pena acrescentar especiarias como canela, gengibre e cardamomo. De bônus você ainda estimula a digestibilidade com as especiarias.
Posso tomar bulletproof coffee como pré-treino ou antes de uma tividade física?
Sim, pode! O bulletproof coffe vai te dar uma super energia longa e duradoura para o treino. O importante é que você já esteja adaptado ao jejum e já tenha como hábito consumir gorduras saturadas. Algumas pessoas experenciam uma certa dificuldade em digerir gorduras no inicio e precisam ensinar ao corpo novamente a entender como usar esse alimento como fonte de energia. Minha sugestão é começar com uma dose menor, 1/2 colher de sobremesa e ir aumentado conforme a digestão for se adaptando.
Na dúvida, consulte seu nutri.