Benefícios da cúrcuma com pimenta preta
Sobre os inúmeros benefícios da cúrcuma você já deve ter lido por aqui em nosso blog, mas o mais interessante é que quando se mistura a cúrcuma com pimenta preta os benefícios são enormes e te ajuda absorver 2000 vezes mais curcumina. Vamos juntos! Neste texto vou te explicar tudinho, você vai ler aqui:
- Como a cúrcuma e a pimenta preta funcionam juntas;
- Os 5 principais benefícios da cúrcuma e da pimenta preta: Diminua a inflamação; Cúrcuma e a pimenta para ajudar na perda de peso; Suas propriedades de combate ao câncer; Suporte da saúde digestiva e Redução da dor
- Riscos e efeitos colaterais
- Quanto e como tomar
- Curcumina Orgânica em cápsulas
- Receita de pasta de cúrcuma com pimenta
- Onde comprar Curcuma e curcumina pura?
Se você ainda não aderiu ao movimento que troca medicamentos pelos potinhos de temperos na cozinha está na hora de começar! E aqui vamos falar de duas especiarias que fazem uma dupla poderosa contra diversas condições tóxicas do organismo. A medicina ayurvédica e a medicina chinesa já usam essa sinergia há milhares de anos e agora quem está colocando o foco na sua prateleira de temperos é a ciência da nutrição. Ingredientes como açafrão e pimenta-do-reino são repletos de benefícios e demonstraram ter um poderoso impacto na saúde quando usados juntos.
1. Como a cúrcuma e a pimenta preta funcionam juntas
Por que você precisa adicionar pimenta preta na cúrcuma?
Para simplificar, a cúrcuma contém um composto chamado curcumina, que é responsável pela maioria – para não dizer todas, das poderosas propriedades e benefícios à saúde. Da mesma forma, a pimenta-do-reino contém um alcalóide conhecido como piperina, também cheia de propriedades medicinais consideradas terapêuticas.
Acontece que sozinha a curcumina é pouco biodisponível, ou seja, sua capacidade de ser absorvida pelo corpo é pequena. Por isso, é preciso combiná-la com uma gordura para melhorar a absorção e/ou com pimenta preta. A piperina presente na pimenta preta aumenta intensamente sua absorção e permite que o corpo o use a curcumina com mais eficiência. Um estudo conduzido pelo Departamento de Farmacologia do St. John’s Medical College, na Índia, (pasmem!!) descobriu que a administração dos dois juntos aumentou a biodisponibilidade da curcumina em 2.000 por cento. (1) .
Sim, se você adicionar 5% de pimenta preta à sua cúrcuma, a absorção pode chegar a ser 2.000 vezes maior!!!
Quando combinados, esses dois ingredientes podem trazer alguns benefícios sérios, que vão desde a diminuição da inflamação, uma melhor digestão e redução nas dores articulares em geral.
2. Os 5 principais benefícios da cúrcuma e pimenta preta
- Diminuir a inflamação
- Pode ajudar na perda de peso
- Contém propriedades de combate ao câncer
- Suporte à saúde digestiva
- Redução da dor
3.Riscos e efeitos colaterais
Além dos muitos benefícios associados a essas duas especiarias, há possíveis efeitos colaterais do uso da cúrcuma e da pimenta-do-reino que também devem ser considerados. Claro que, embora seja praticamente impossível que polvilhar cúrcuma em seus pratos favoritos cause sintomas adversos, ingerir em maior quantidade de curcuma e pimenta-do-reino em maior quantidade pode. Em particular, a suplementação foi associada a efeitos colaterais como náusea, diarreia, diminuição da pressão arterial e aumento do risco de sangramento. Por isso, consulte um profissional da saúde, nutricionista, médico ou fitoterapeuta caso você tenha tendência a algum desses sintomas.
4.Quanta cúrcuma e pimenta do reino você deve tomar diariamente?
Embora não haja uma dosagem oficial recomendada, a maioria das pesquisas foi conduzida usando doses entre 500–2.000 miligramas por dia de curcumina e cerca de 20 miligramas de piperina. Outros estudos sugerem uma proporção de cúrcuma e pimenta-do-reino de aproximadamente 100: 5 para melhores resultados.
Para minimizar os efeitos colaterais e maximizar os benefícios potenciais para a saúde, no entanto, certifique-se de usar apenas conforme as instruções. Além disso, consulte seu médico, nutricionista ou naturólogo antes de iniciar a suplementação se você tiver quaisquer problemas de saúde ou preocupações subjacentes. Você pode consultar este outro artigo aqui do blog que fala somente sobre dosagens.
5. Curcumina em Cápsulas Orgânica
Muitas pessoas preferem utilizar a curcumina concentrada em cápsulas. Alguns escolhem pela praticidade, outros porque não gostam de ficar colocando cúrcuma em tudo. Foi por isso que recentemente desenvolvemos nossa própria curcumina em cápsulas Orgânica. Assim se você preferir ingerir somente duas cápsulas por dia, e ter já os benefícios e super absorção (pois também é com pimenta preta), você pode conhecer o produto aqui:
6. Receitinha de pasta de cúrcuma com pimenta
Aqui em casa eu tenho uma receitinha que aprendi com uma professora indiana de Ayurveda que é prática e maravilhosa e sempre indiquei para os meus interagentes.
- 85g de cúrcuma pura (uso o nosso potinho de cúrcuma da Yamuna)
- 4g de pimenta do reino moída (eu faço a moagem em casa dos grãos, no moedor de café ou no pilão)
- 2 colheres de sopa de óleo de coco bem cheias ou de manteiga ghee
- 1 colher de sopa de mel (se você não consome mel pode substituir por mel de tâmaras, melado ou mais óleo de coco)
De tanto nossos clientes pedirem criamos aqui na Yamuna a mistura pronta de cúrcuma com pimenta, na proporção de 100:5. Você pode usar para fazer a misturinha da receita ou usar como tempero normal no dia a dia, na sua cozinha.
Preparo:
Leve uma tigela em banho maria com óleo de coco e o mel até derreter, depois vá adicionando e mexendo a cúrcuma e a pimenta lentamente até formar uma pastinha. Pronto!
Volte tudo para um potinho e guarde fechado. Você vai perceber que depois de algumas horas as especiarias vão absorvendo o óleo e o mel até ficar mais firme e moldável. É isso mesmo.
E como eu faço para tomar?
1 colher de cafezinho bem cheia 2 vezes ao dia ou conforme indicação do seu terapeuta. Você pode dividir esta porção em duas partes e ingerir uma por vez caso seja demais em apenas uma vez.
Agora, como eu Daiane faço para tomar é assim: Preparo um copo de água para ajudar a engolir, faço a medida na colherinha e com a ponta dos dedos enrolo como se fosse um docinho. Depois coloco na boca, mais no fundo da língua e engulo com bastante água como se fosse uma cápsula, sem mastigar ou tocar nos dentes. Não aconselho a dissolver na boca pois realmente não me agrada a sensação, mas meus filhos gostam, principalmente quando faço com mais mel (aliás meus filhos costumam chupar spirulina como se fosse balinha).
7. Onde comprar cúrcuma com pimenta preta e Curcumina em cápsulas?
Recentemente lançamos nossa Curcumina com pimenta preta em cápsulas para facilitar o consumo desse superalimento. Você pode comprar a Curcumina orgânica aqui
Nós temos nosso blend de curcuma pura com pimenta preta (em pó), basta clicar na imagem abaixo para acessar o produto em nossa loja:
Referências e estudos científicos que usamos pra escrever esse artigo:
(1) Influência da piperina na farmacocinética da curcumina em animais e voluntários humanos
(8) Potencial terapêutico da curcumina em doenças digestivas
(9) Pimenta preta e seu princípio pungente-piperina: uma revisão de diversos efeitos fisiológicos
(10) Atividades analgésicas e anti-inflamatórias de Piper nigrum L
Imagem pasta de cúrcuma: https://foolproofliving.com/