10 maneiras de incluir a Cúrcuma e seus benefícios no dia a dia

A cúrcuma é um superalimento milenar. Não é a toa o Ayurveda (sistema de medicina indiana) e a medicina popular utilizam-na para diversos fins terapêuticos no mundo todo. Mas como usar? Essa pergunta sempre pipoca no nosso whatsapp. Confira abaixo 10 maneiras simples de incluir a cúrcuma no seu dia.

Para que você receba as propriedades reais deste alimento, tenha certeza de que sua cúrcuma é pura mesmo e não misturada com fubá. Caso queira saber mais ou adquirir, compre cúrcuma aqui.

10 maneiras de incluir a Cúrcuma [e seus benefícios] no seu dia

1 – Chá com cúrcuma

Coloque uma colher de café rasa de cúrcuma em pó ou rale uma colher de sopa de cúrcuma fresca e adicione 200ml de água. Assim que ferver desligue e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e adicione uma fatia ou gotas de limão.

2 – No suco verde, vitaminas e limonada!

Adicione uma colher de café de cúrcuma em pó na sua limonada, vitamina/shake ou no suco verde.

Abaixo nosso suco verde preferido da vida, para tomar de manhã em jejum e nutrir e limpar o corpo:

Ingredientes:

  • 1 maça ou 1 pepino
  • 4 folhas de couve folha
  • 1 pedaço de 5cm de cúrcuma fresca ou 1 colher de café de cúrcuma em pó
  • 1 pedaço de 5cm de gengibre
  • suco de 1 limão
  • 150ml de água
  • 1 colher de sobremesa de mel ou melado (opcional)

Preparo: pique tudo e bata no liquidificador, depois coe com um voal/pano de algodão ou peneira fina.

3 – Risoto e Arroz com cúrcuma

Fica lindo e super saboroso. Você pode simplesmente adicionar uma colherzinha de cúrcuma durante o cozimento do arroz branco ou preparar um risoto.

Receita de risoto de cúrcuma

Refogue com manteiga ghee ou azeite uma cebola grande picadinha + 1 colher de café bem cheia de cúrcuma pura em pó + 1 colher de café de pimenta do reino em pó. Adicione 1 xícara de arroz arbóreo um pouco de vinho branco (meia xícara) e sal a gosto. Vá adicionando água quente aos poucos durante o cozimento. Cozinhe o arroz arbóreo nesse caldo, mexendo pra não grudar até ficar “al dente’. Quando desligar a panela, adicione uma colherada de creme de leite fresco, manteiga ghee ou manteiga convencional. Finalize com parmesão e sirva imediatamente.

Esse risoto pode ser o prato principal ou acompanhar legumes, frutos do mar ou carnes de sua preferência.

Sempre fazemos os risotos aqui em duas partes para deixar bem ‘separado os sabores’ e perceber melhor cada detalhe, por isso adicionamos os legumes ou carnes depois do cozimento do arroz.

como incluir curcuma no seu dia a dia risoto

4 – Panacéia ayurvédica detox: Ghee + cúrcuma + Mel + pimenta

Essa panacéia é famosa entre os terapeutas do ayurveda por uma razão em especial: é extremamente potente e eficiente para digerir toxinas e ajudar na recuperação da vitalidade do fogo digestivo.

Ingredientes (para 1 semana de tratamento):

  • 4 colheres de sopa de cúrcuma em pó
  • 2 colheres de sopa de pimenta do reino em pó
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de ghee ou óleo de coco

Preparo: misture tudo em um pote de vidro bem limpo e seco até formar uma pasta firme, se precisar coloque mais mel para dar o ponto.

Tome 2 colheres de café 3 vezes ao dia desta panacéia pura ou com a ajuda de um pouco de água para engolir. Aqui as crianças tomam a colherada como se fosse um “docinho”. Você vai perceber que depois de alguns dias a pastinha vai ficando mais firme, até chegar a um ponto de você conseguir modelar bolinhas. Mantenha o pote tampado. Não precisa refrigerar.

5 – Farofas

Adicione uma colher generosa de ghee numa panela, 1 cebola grande cebola cortada e aquela colherada generosa de cúrcuma e pimenta do reino. Acrescente a farinha de mandioca e o sal. Finaliza com sementes diversas tostadas como gergelim, chia, girassol, abóbora e um punhado de flocos de milho sem açúcar (opcional pra dar aquela crocância????). Se tiver, use Flor de sal que têm menos sódio e super sabor.

6 – Omeletes

Muitas variações de omeletes. A que costumamos fazer é a mais simples: um pouco de manteiga na frigideira, adicione os ovos pouco mexidos com uma colher de cafezinho de cúrcuma, fogo baixo, vire e não deixe secar. Opcionais interessantes: refogue umas sementes antes (gergelim, girassol…) e coloque o ovo sobre elas pra fazer uma crosta. Faça variações com queijos. Adicione vegetais refogados depois.

7 – Shot matinal | limão gengibre e cúrcuma (em jejum)

Super impressionante para resgatar a vitalidade e energizar seu dia: coloque num copinho suco de 1 limão, caldinho do gengibre ralado (rale ele fininho e esmague pra sair um caldinho) e uma colher de cúrcuma pura. Tome em jejum.

Uma das nossas rotinas de saúde aqui em casa é fazer esse suco puper concentrado com cúrcuma, gengibre, limão e um pouco de água em maior quantidade no liquidificador, colocar em uma garrafinha e ir tomando ao longo do dia para desinflamar o corpo e melhorar a disposição.

8 – Golden Milk | Leite dourado ou Haldi doodh

golden milk

Eis um bálsamo para um sono tranquilo e reparador: esta receita milenar é um super composto utilizado no Ayurveda terapêuticamente para ajudar a nutrir e desinflamar o corpo durante o sono.

Como fazer o Golden milk

  • 1 colher (café) de curcuma em pó
  • 2 colheres (café) de mel
  • 1 colher (café) de óleo de coco ou ghee
  • 1/2 colher (café) de pimenta do reino em pó
  • canela ou cardamomo a gosto (opcional).
  • 1 copo de leite de vaca ou de amêndoas (200ml)

Faça uma pasta misturando todos os ingredientes, com exceção do leite na xícara. Aqueça o leite em uma panela e adicione ele bem quente sobre os outros ingredientes e mexa para dissolver.

Beba quente antes de dormir.

9 – Máscara facial com cúrcuma

Indicada para espinhas, irritações e inflamações na pele, a cúrcuma já pode fazer parte da sua rotina de beleza.

Opção 1:

  • 1 colher rasa de sopa de óleo de coco extra virgem
  • 1 colher de café rasa de cúrcuma pura em pó
  • 3 gotas de óleo essencial de palmarosa, vetiver ou lavanda

Espalhe sobre o rosto em movimentos circulares fazendo uma leve esfoliação. Aguarde 15 minutos. Remova no banho e lave com algum sabonete bem suave se for possível (indicamos o de lavanda e cupuaçu). Seu rosto vai ficar super nutrido e brilhante. ATENÇÃO o rosto pode ficar um pouco amarelado durante 1 ou 2 dias, mas passa!

Opção 2:

  • 1/2 colher rasa de sopa de óleo de coco extra virgem
  • 1 colher de café rasa de cúrcuma pura em pó
  • 2 colheres de sopa de argila branca
  • 3 gotas de óleo essencial de palmarosa, vetiver ou lavanda
  • água suficiente para formar um creme firme

Com a ajuda de um pincel ou espátula espalhe a máscara sobre o rosto em movimentos ascendentes evitando a região dos olhos. A camada de máscara deve ser mais espessa, não fina ok? Aguarde 15 minutos. Remova no banho e lave com algum sabonete bem suave se for possível (indicamos o de lavanda e cupuaçu). Seu rosto vai ficar super nutrido e brilhante. ATENÇÃO o rosto pode ficar um pouco amarelado durante 1 ou 2 dias, mas fique tranquilo que logo desaparece.

10 – Tapioca e crepioca com cúrcuma

Basta adicionar à massa da tapioca uma colherinha de cúrcuma. Faça sua própria massa de tapioca a partir do polvilho. Aprenda como fazer me 5 minutos, economizar e ter uma qualidade bem melho nesse artigo que escrevemos: COMOFAZER MASSA DE TAPIOCA

Outras dúvidas que nos perguntam sempre

Algumas respostas de perguntas frequentes sobre a Cúrcuma.

Quais os benefícios da cúrcuma? Porque cúrcuma faz tão bem?

É considerado por muitos como a erva mais poderosa do planeta para combater e potencialmente reverter doenças. Os benefícios da cúrcuma são incrivelmente vastos e muito pesquisados.

Atualmente, existem mais de 13.000 artigos publicados que comprovam os benefícios da cúrcuma, especialmente um de seus renomados compostos de cura, a curcumina. A curcumina é o ingrediente ativo da cúrcuma responsável por muitos dos seus benefícios. É fato que a cúrcuma é boa até mesmo para os cães graças a este ingrediente ativo.

Isso coloca a cúrcuma no topo da lista como uma das ervas medicinais mais citadas pela ciência. Tem uma longa história de uso, particularmente na medicina ayurvédica e outras medicinas tradicionais. Aqui está o que você precisa saber sobre os benefícios da cúrcuma e da curcumina e muito mais.

Para seguir com esses detalhes e benefícios, criamos um artigo super completo que você pode ler aqui: 12 BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA E CURCUMINA

Porque começamos a vender cúrcuma na nossa loja virtual?

Aqui na Yamuna Artesanal (nossa fábrica de produtos naturais) por muito tempo plantávamos e preparávamos a nossa cúrcuma para produzir nossas massalas e usar em casa, mas depois de um tempo não demos mais conta de todo o processo, então começamos a procurar produtores de confiança. Descobrimos da pior maneira que a cúrcuma vendida em distribuidoras e supermercados (até pros empórios de produtos naturais) é misturada farinha de milho / mandioca sendo 20% de cúrcuma e 80% de milho, por isso era tão “barata”.

Como é feita nossa cúrcuma?

O plantio e colheita e todo manual sem pesticidas, adubos químicos ou defensivos. O tempo de crescimento é de 18 meses. Após colheita, a cúrcuma vai pro forno durante apenas 8min para desidratar inicialmente e em seguida vai pro sol por 20 dias para secagem definitiva. Depois vai numa máquina para limpar a raiz já seca desidratada, uma espécie de raspador para “bornir” a raiz e em seguida é moída.

O resultado é esse:

curcuma pura yamuna

Onde comprar cúrcuma pura?

Se você deseja comprar e recebem em casa, basta acessar nossa loja aqui: COMPRAR CURCUMA PURA

Obrigado pela leitura,

Daiane Bortolon | Naturóloga e terapeuta Ayurvêdica (Dr. Rughe / Instituto Shuddha Dharma Mandalam)

4 respostas em “10 maneiras de incluir a Cúrcuma e seus benefícios no dia a dia

  • TEREZINHA LISIEUX RODRIGUES

    Bom dia…amo os produtos e a Loja de vcs…Parabéns e gratidão por tanta consciência e cuidado…É uma missão de amor…

    Responder
    • Yamuna

      Oi Terezinha,
      querida que bom que gostas dos nossos produtos e que és sensível para identificar a qualidade e cuidado que temos. Muito obrigado por escrever. Caso seja possivel, entre nos produtos que você conhece do nosso site para dar alguma avaliação sobre eles!
      Abraço,
      muito obrigado

      Responder
  • Jairo Ferreira da silva

    muito obrigado pelas receitas ,deve ficar uma delicia todas elas ,para aproveitar todas propriedades da cúrcuma eu coloco sobre a comida e a tomo pura com agua da muita energia .adoro a cúrcuma que são enviadas por vocês .obrigado a todos

    Responder
    • Yamuna

      Ô querido Jairo,
      obrigado pelos comentários, ficamos super felizes de ver que gostou do artigo e também da nossa cúrcuma. Obrigado por escrever,
      Abraço,
      Bernardo

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *