Sabonete natural: confira os 10 benefícios do cosmético

Sabonete natural é biodegradável, evita alergia e limpa sem ressecar com perfumes profundos e terapêuticos

sabonete natural no banho criança
Foto da nossa filha Laura (4 anos) tomando banho com shampoo em barra de capim limão

Precisamos esclarecer as coisas. O sabonete natural possui diversas qualidades em comparação com sabonetes industriais, abaixo descrevemos as mais importantes para a saúde da sua pele e do planeta:

1 – Ingredientes confiáveis e orgânicos

Na produção dos nossos sabonetes naturais (Saboaria Yamuna Artesanal) usamos manteigas e óleos vegetais orgânicos. Não utilizamos óleos minerais sintéticos, restos de abate ou gordura de palma não certificada. Perfumamos cada fórmula com óleos essenciais (OE), não utilizamos essências sintéticas que são cópias químicas artificiais dos OE. Portanto, nossos sabonetes são veganos, naturalmente.

 2 – Reação simples e perfeita: saponificação

Além dos óleos vegetais ‘base’ e óleos essenciais, usamos água da chuva e o hidróxido de sódio puro (soda) para fazer o sabonete natural. A soda é um sal, que pode ser obtido de cinzas ou encontrado na natureza em graus menos puros. É ESSENCIAL e sem ela NÃO é possível fazer sabonete. É um reagente que quebra as moléculas de óleo tornando-as hidrofílicas (amigas da água! O interessante é que no final do processo não há mais soda, nananinanão!! É uma alquimia de transformação perfeita. Você se perguntou: Não tem sabonete sem soda? Soda não faz mal? Mas sodaaa… Resposta: não! Pode ficar traaaanquilo.

Em outras palavras, a soda é um elemento alquímico, a “varinha mágica” que rompe a molécula de óleo transformando o ácido graxo que antes era apenas lipofílico em hidrofílico e lipofílico (amigo da água e do óleo) o mais maravilhoso no processo é que esta reação libera a GLICERINA. Ahhh.. a soda é neutralizada no final da reação viu? Sabonete natural pronto, bem formulado e curado não tem soda. 

 3 – Sabonete natural não contém Lauril (LSS)

Sabonetes naturais de verdade não têm um ingrediente conhecido como lauril éter sulfato de sódio [LSS] e todas as suas variações. Este surfactante (que produz espuma) é extremamente eficaz em arrastar a gordura e a sujeira. Isso faz com que ele remova toda a oleosidade natural da nossa pele, deixando-a desprotegida e ressecada. Isso porque a ação desse surfactante faz aumentar a perda de água transdérmica (TEWL) e pode levar a rachaduras e inflamações na sua pele. O LSS é comumente utilizado em testes clínicos para induzir irritações na pele. E o pior… NÃO É BIODEGRADÁVEL. 

 4 – Evita coceiras, irritações e alergias

A pele é o maior órgão do seu corpo. Um sabonete ou shampoo natural pode ser muito mais gentil com a pele e cabelos. O efeito de limpeza é muito mais equilibrado. Além disso, um sabonete natural geralmente tem uma sobre gordura de manteigas, ricas em vitaminas. E em alguns casos pode-se adicionar plantas medicinais com fins terapêuticos que tem resultado muito bom.

sabonete natural negro com plantas medicinais
[Sabonete Natural Negro 11 plantas medicinais 

Sabonete natural negro: Ideal para peles acneicas, irritações cutâneas, coceiras, alergias (xô uruca!). Bastante utilizado como Shampoo anticaspa natural por nossos clientes.

Yamuna

 5 – Sabonete natural limpa sem ressecar: viva a GLICERINA!

Sabonetes naturais limpam sem retirar a hidratação natural da pele, pois cada barrinha é um mundo imerso em glicerina vegetal de alta qualidade resultante da reação da saponificação que explicamos acima no item 2. A glicerina vegetal é tão maravilhosa que a indústria faz sabão e remove a glicerina para vender e fazer cremes caros. Isso porque ela tem o poder de absorver umidade do ar e formar uma película protetora sobre a pele.

Da mesma forma, os sabonetes naturais são ricos em glicerina, por isso protegem e nutrem a sua pele. Por favor, não confunda as coisas: não estamos falando daqueles sabonetes “glicerinados” que encontramos em todos os lugares (que utilizam glicerina de origem mineral).  Como falei no paragrafo anterior, os sabonetes industriais sofrem a retirada de toda a sua glicerina, por isso algumas pessoas têm uma sensação de pele “rachada” e “esticada” após o banho. 

6 – Perfumes profundos e terapêuticos de óleos essenciais

Na nossa saboaria artesanal (www.yamuna.com.br) utilizamos aromas provenientes de óleos essenciais puros. Sentir os aromas verdadeiros e considero isso algo importante para sua saúde e felicidade, e te explico porque: a Aromaterapia é uma terapia séria que utiliza óleos essenciais para equilibrar a saúde física, mental e emocional do ser humano. Esse óleos são mágicos e agem sinergicamente com caráter terapêutico. São ricos em princípios ativos naturais. Ao serem inalados, enviam uma mensagem ao sistema límbico – que é a parte do sistema nervoso responsável pelo emocional – ativando o metabolismo, transformando positivamente os sentimentos e regulando as funções orgânicas do corpo. Sabia que o olfato é o sentido mais próximo do cérebro e do nosso centro de memórias?

Acima de tudo, é preciso reforçar que óleo essencial é diferente de essência. Enquanto o primeiro é 100% natural e extraído de plantas, flores, frutos, resinas, cascas ou goma; a essência sintética é, na verdade, uma cópia do óleo essencial produzida em laboratório – o que a torna um produto artificial. E por não possuir os princípios ativos dos óleos, as essências só perfumam o ambiente e não oferecem nenhum outro benefício terapêutico, além do que podem ter muitas contraindicações. Portanto, a única “vantagem” das essências artificias é o preço: 20 a 100 vezes mais baratas que os óleos essenciais.

 7 – Sem aditivos sinistros sintéticos estranhos

Os sabonetes industriais são feitos em quantidades enormes, e precisam durar na prateleira, por isso recebem conservantes, corantes e fragrâncias sintéticas. Muitas dessas substâncias – como o BHT, os parabenos e o lauril sulfato de sódio– podem causar alergias; mimetizar hormônios naturais do corpo, sendo consideradas disruptores endócrinos (muitas delas estão sendo investigadas como possíveis agentes carcinogênicos para humanos) pois possuem estrutura molecular muito parecida com a dos hormônios, o que acaba confundindo nosso sistema endócrino. Já pensou usando isso todos os dias por anos nas crianças? Por exemplo, meninas menstruando aos 8 anos, meninos desenvolvendo mamas são alguns exemplos de possíveis reações colaterais da exposição contínua a estas substâncias que servem essencialmente para:  impedir a proliferação de bactérias e aumentar a vida útil dos produtos nas prateleiras. Não vale a pena.

8 – Mas qual é o problemão dos Parabenos, álcool isopropílico e Triclosan?

Parabenos são conservadores potentes, necessários para manter a vida de prateleira dos sabonetes. No organismo, quando absorvida, o Parabeno age de forma parecida com o hormônio estrogênio e está associada ao aumento do risco de desenvolver câncer de mama. O Álcool isopropílico está presente nos sabonetes industriais, loções hidratantes e muitos cosméticos. Ele está relacionado a alguns tipos de cânceres, a crises de enxaqueca, tontura e depressão.

9 – Sabonete natural é biodegradável

Estes cosméticos naturais não poluem o meio ambiente. Não causa qualquer efeito danoso a vida marinha, nem nos rios. São altamente recomendáveis para bebês, crianças, idosos, cachorros, gatos… São excelentes para limpeza íntima. A espuma de um sabonete vegetal biodegrada de 20 a 30 dias evitando a eutrofização da água.

No ano passado, a turma do meu filho que estuda em escola Waldorf aqui em Florianópolis estavam estudando  as profissões antigas e tradicionais e visitando para aprender na prática. A primeira profissão foi a de “Saboeiro”, vieram aqui e mostramos a eles como se fazia sabão. No final da manhã o professor fez a pergunta de fechamento: “Por que você, em meio de tantas outras coisas para fazer no mundo decidiu fazer sabonete?” e eu respondi: “Porque a água SAGRADA” 

10 – Produção familiar, venda justa e emponderamento

Em conclusão, comprando sabonetes artesanais, você estimula a produção sustentável de muitos artesãos de baixo impacto, e sabe que o preço pago para seu produto vai ser justo. Será investido em bons ingredientes que vão chegar na sua pele e no seu coração. Você e todo seu corpo vai sentir a diferença, é realmente apaixonante. Por isso, nossas escolhas são poderosas e escolher com consciência é revolucionário: quando eu compro um sabonete feito por mãos carinhosas eu digo não às mega-multi-gigante indústria e esse dinheiro vai sendo distribuído para os pequenos produtores e ajudando a promover mais justiça social também. 

Abraço,

Daiane Bortolon


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para te avisarmos Avisaremos assim que o produto estiver pronto. Por favor, deixe seu melhor e-mail abaixo.
Open chat