Como fazer a massa de tapioca em 5 minutos

Fazer a massa de tapioca em casa é mais barato, mais gostoso e saudável

Tapioca - Como fazer a massa em 5 minutos.
A massa de tapioca caseira é natural e mais em conta

Aqui em casa, nós fazemos tapioca há mais de 15 anos. Você vai aprender como fazer massa de tapioca em 5 minutos. Fica muito melhor do que a massa pronta e você não precisa buscar onde comprar. Além de mais barato e natural (sem conservantes), essa receita permite usar sua criatividade, tapiocas coloridas, etc.

Qual polvilho usar para fazer a massa de tapioca?

Nós preferimos e indicamos para todos o polvilho azedo. Escolha o polvilho mais granulado e evite os que são pós muito finos. Há quem goste do polvilho doce, também dá certo e a tapioca fica ótima.

polvilho azedo para massa de tapioca
Polvilho azedo é nossa recomendação para a massa de tapioca

Como fazer a massa de tapioca

Ingredientes:

  • 500g de polvilho azedo (ou doce se preferir)
  • 275ml de água
  • 1 colher (de chá) de sal

Preparo

Despeje num recipiente 1kg de polvilho, adicione 550ml de água (55%) e uma colher de sopa rasa de sal. Misture com as mãos, fazendo movimentos de apertar e esfarelar para umedecer todo polvilho e misturar o sal. Não precisa esperar, está pronta a massa. Simples assim. Huoowww sério!

Qual o ponto certo da massa de tapioca?

A massa vai parecer uma farofa úmida. Com uma mão aperte a massa para fazer um torrão, ele deve ficar firme. Se colocar água demais ela parece que derrete, se colocar água de menos ela não faz o torrão direito ou se quebra muito fácil.

Como assar a tapioca na frigideira?

  1. Aqueça uma frigideira sem untar, pode ser qualquer uma, a tapioca não gruda ou gruda muito pouco) é generosa com as frigideiras (diferente da crepioca)
  2. Em uma peneira grossa, coloque um punhado da massa, e aperte a massa raspando ela com o dedão e forçando para que ela atravesse a peneira e caia direto sobre a frigideira até cobrir todo o fundo para panela. Faça isso com cuidado para não sujar o fogão todo! Você pode dar uma arrumadinha com a colher caso a espessura da massa fique muito irregular.
tapioca na frigideira

3. Aguarde 1-2 minutos ela se aglutinar e ficar como uma panqueca e com a ajuda de uma espátula, antes de virar,  teste uma borda para ter certeza que já está firme o suficiente para não romper.

4. Logo após virar passe uma colher de sobremesa de manteiga ghee. O ghee dá um aroma inacreditável, e ele vai derretendo atravessando tapioca. Com o fogo alto o ghee começa a dar uma fritada e cria uma crostinha deliciosa.                                                                                

5. Imediatamente já coloque o recheio que preferir numa das metades. Adoramos com queijo parmesão, tomate cereja, salsinha e tudo mais. Mas muitas vezes comemos só com manteiga ghee mesmo e um bom café.           

6. Não deixe queimar, dobre a metade sem recheio para cima da outra e tire logo da frigideira. É muito rápido mesmo. O processo todo não demora mais de 5 min.

tapioca na frigideira
recheios para lanche saudável

Dicas importantes

  • Use uma frigideira em fogo alto, mas não tanto. Pouco fogo ela fica molenga, muito fogo ela pode ficar crocante ou dar uma queimadinha e ficar mais crocante (eu prefiro).
  • Você pode também peneirar uma quantidade grande para já deixar pronta, e quando utilizar, simplesmente espalhar com uma colher na frigideira para evitar peneirar em cima do fogão e fazer lambança.
  • Guarde a massa pronta na geladeira com tampa para não ressecar, ela fica boa por uns 10 dias no máximo. Naturalmente resseca um pouco e você precisa colocar um pouquinho de água depois de uns dias.
  • Se você preferiu guardar a massa já peneirada, tenha um borrifador de água para usar. Espalhe a tapioca na frigideira e dê umas duas borrifadas para umedecer novamente a amassa e ela não ficar muito seca.
  • Experimente substituir a água por suco de beterraba, cenoura ou couve, fica mais nutritiva e com sabor bem diferente, além da cor linda.
  • Você pode misturar um ovo para transforma-la em crepioca, uma versão deliciosa que lembra mais um crepe. Veja a variação dessa receita aqui.

Compartilhe conosco suas receitas, envie suas sugestões que ficaremos muito felizes em receber. 

Forte abraço, Bernardo e Daiane

ghee-e-oleo-de-coco-yamuna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para te avisarmos Avisaremos assim que o produto estiver pronto. Por favor, deixe seu melhor e-mail abaixo.
Open chat