Rotina diária do Ayurveda | Dinacharya

Medicina Ayurveda nos convida a observar a natureza e seus elementos. Dos hábitos da manhã às atividades do dia, conheça essa ciência milenar na prática!

mulher fazendo rotina diária do Ayurveda | Dinacharya

Eu sou Daiane Bortolon, naturóloga e formada em Ayurveda (2008 Índia/Brasil Instituto Suddha Dharma Mandalam), criadora dos produtos Yamuna Artesanal. Hoje, compartilho com você um pouco dos meus 15 anos de experiência pessoal e em consultório com esta ciência sagrada. Você já deve ter percebido que todas as nossas criações são inspiradas no Ayurveda. Por isso, escrevi este texto com dicas ayurvédicas simples para que sua rotina diária possa trazer saúde e benefícios para a sua vida assim como traz para a minha. Vamos juntos:

Você conhece o Ayurveda ou já ouviu falar nesta ciência?

O Ayurveda é uma ciência milenar nascida na Índia, considerada a mais antiga medicina sistematizada da humanidade. Ela nos convida a observar a natureza e seus elementos, nos conectar com seus ciclos para perceber como meu corpo e minha saúde se relaciona com estas mudanças. Apesar desse conhecimento ser profundo e abrangente, podemos nos inspirar em práticas diárias bem simples para começar a sentir os benefícios todos os níveis: físico, mental e emocional, mesmo sem ter passado por uma consulta ayurvédica, por isso vamos deixar de fora hoje a pergunta: “qual é meu dosha?”, certo?

Dinacharya, o que é?

Dinacharya, é um conjunto de práticas de rotina para um estilo de vida ayurvédico, mas antes de você ler nossa lista ayurvédica, tenha coisa em mente: nada que você faz todo dia igual é ayurvédico. Isso porque a Ayurveda preconiza mudar hábitos sazonalmente baseados na observação. Com isso, observar a natureza e sua auto-observação vai definir a eficiência dessas rotinas. Faça escolhas conscientes e inteligentes! Você já vai entender, vamos seguir.

mulher segura chá ayurveda

Rotina da manhã:

  • Levante-se cedo, de preferência antes ou junto com o sol
  • Purifique seu corpo: tome um banho ou lave bem o rosto. A água limpa nossos corpos de tudo o que passamos durante a noite.
  • Escove os dentes e raspe a língua para remover a saburra. Esta camada branca que fica sobre a língua são toxinas não digeridas pelo organismo que nublam os sentidos e o paladar.
  • Esvazie a bexiga e os intestinos, beber água morna ajuda muito no processo.
  • Limpe as narinas com água e sal (soro fisiológico) e depois pingue 1 gota em cada narina de ghee ou óleo de gergelim.
  • Beba água morna ou um chá.
  • Alongue-se, pratique yoga ou outra atividade física simples. 10 minutos são suficientes para ativar os canais energéticos e melhorar a circulação de prana, a energia vital.
  • Faça alguns minutos de silêncio consciente, meditação ou oração, você pode fazer isso conectando-se com sua respiração, ela é sua principal fonte de vitalidade e uma grande ferramenta para saúde.
  • Olhe para o céu e para o sol cedo sem usar óculos, olhar para a luz solar estimula a produção de serotonina, responsável por nos sentirmos positivos e confiantes.
  • Alimente-se o suficiente para não beliscar até o horário do almoço mas não excessivamente e coma somente se estiver com fome.

Preciso tomar água com limão?

Dá para escrever um textão sobre a água morna com limão, mas a resposta é não. Se você percebe que sua digestão anda lenta ou seu apetite está muito intermitente, significa que o fogo digestivo está com problemas e o limão vai ajudar a tonificá-lo.

mulher faz meditação olhando pro sol


Rotina para a tarde

  • Faça do almoço sua principal refeição e inclua todos os sabores no seu prato: doce, ácido, picante, amargo, adstringente e salgado. Quer comer um doce ou uma sobremesa? Faça isso antes do almoço.
  • Não coma excessivamente, o estômago precisa também de um espaço livre para completar seus processos com eficiência.
  • Descanse por 20-30 minutos após se alimentar, e não durma mais do que isso.


Rotina da noite

  • Desacelere e evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de ir dormir (televisão, celular e computador), pelo menos 1 hora entes de deitar-se.
  • Faça uma refeição leve, não durma com fome, mas também não coma excessivamente imediatamente antes de deitar-se.
  • Prefira um bom livro ou uma boa música antes de ir dormir.
  • Tome banho, escove os dentes e use uma roupa limpa para dormir.
  • Esfregue algumas gotas de óleo de gergelim, óleo essencial de lavanda ou outro óleo relaxante de sua preferência na sola dos pés e na região do plexo/umbigo.
  • Escureça seu quarto o máximo que puder, dormir no escuro total induz a um sono mais profundo e restaurador. Desligue todos os aparelhos e pequenas luzes do quarto.
  • Faça uma retrospectiva do seu dia, lembrando-se do momento em que você se deitou até o momento que você acordou, na ordem inversa dos acontecimentos.

Toda mudança de hábitos não acontece da noite para o dia, é um processo. Para mim também foi assim. Minha grande dica para tornar isso uma verdade em sua vida é: siga esses passos gradualmente. Escola por exemplo 15 dias seguindo a rotina matinal, que é a mais importante e depois vá incluindo novas práticas. Seja verdadeiro com seus limites.

Saiba mais sobre Ayurveda

Brahmamuhurtha Dinacharya – rotina ao acordar na “hora do criador”

De manhã é o horário mais propício para práticas espirituais, por isso o Ayurveda chama este momento de Brahmamuhurtha. Ele pode ser literalmente traduzido como a “hora do criador”.  É de manhã, aproximadamente uma hora e meia antes do sol nascer que o ar está mais fresco e carregado de prana, a força vita que tudo permeia e nutre. Este momento é considerado o horário mais auspicioso do dia, perfeito para meditar e rezar. De acordo com Vasant Lad:

“Ayurveda afirma que existem três doshas encontradas no corpo físico humano, chamado Vata, (Ar e Éter), Pitta (Fogo e Água) e Kapha (Terra e Água). O aumento ou diminuição desses três doshas está relacionado aos ciclos de tempo. Do nascer do sol até 10:00am é a hora de Kapha; de 10:00am até 2:00pm é a hora de Pitta; e de 2:00pm até o pôr do sol(6:00pm) é a hora de Vata.

A noite segue um padrão semelhante, de 6:00pm até 10:00pm é a hora de Kapha, de 10:00pm até 2:00am é a hora de Pitta, e de 2:00am até 6:00am (pôr do sol) é hora de Vata. Brahmamuhurtha ocorre durante a fase Vata de manhã, entre 2:00am e 6:00am, e os mestres de Yoga afirmam que o melhor momento para meditar é uma hora e meia antes do amanhecer, porque a mente está inerentemente imóvel naquele momento, permitindo que um alcance um estado meditativo mais profundo.”

Vasant Lad

Grande abraço, obrigado pela leitura!

Daiane Bortolon | Yamuna Artesanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para te avisarmos Avisaremos assim que o produto estiver pronto. Por favor, deixe seu melhor e-mail abaixo.
Open chat