14 dicas para lojas de produtos naturais de sucesso

Sou Bernardo Sens, fabricante dos produtos Yamuna Artesanal junto com a Daiane (minha esposa e criadora de tudo!). A minha trajetória e da Daiane tem muita relação com as lojas de produtos naturais e faz quase 20 anos que conhecemos lojistas, fabricantes e revendedores. Por isso, temos dicas preciosas para lojas de produtos naturais.

Abaixo preparamos uma lista para ajudar os amigos lojistas a terem mais sucesso. Dê seu palpite e contribua para aumentarmos essa lista.

1- Para ter lojas de produtos naturais, viva o que você vende

É preciso ser verdadeiro com os clientes, vender o que é real para você e para seus colaboradores. Se você ainda não está no caminho da alimentação saudável e quer vender produtos naturais, puxe-se para cuidar da alimentação, mude seus hábitos e dissemine isso nos seus colaboradores.

2- Conheça seus fornecedores e fabricantes

Ligue para fabricantes ou fornecedores de tempos em tempos, saiba como é fabricado aquele produto que seu cliente gosta. Conte para seu cliente detalhes.

3 – Diferencie-se com produtos especiais

Tenha coisas únicas em sua loja de produtos naturais, busque ter algum diferencial além do que sua distribuidora de produtos oferece.

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4 – Tenha uma lista de desejos dos seus clientes

Anote o que seus clientes pedem, busque, compre e ligue pra eles para avisar. Eles vão se surpreender.

5 – Não invente benefícios

Procure saber a verdade sobre seus produtos, não invente qualidades em produtos que você não conhece. Se não souber, assuma que não sabe, anote no seu caderno e pesquise. Fique preparado que esse cliente vai voltar.

6 – Capricho, prateleiras limpas e potes bonitos

Capriche na apresentação do que você vende. Já visitamos lojistas que usavam potes de conserva reutilizado (com tampa de ovo de codorna) para vender cereais, até com resto de rótulo. Não é atraente pra quem compra. No mínimo, tenha potes limpos, bonitos, compre tampas novas, e se puder, invista em potes de acrílico que são bem melhores.

7- Amostra e degustação

Nós conseguimos aumentar muito as vendas da manteiga ghee que fabricamos oferecendo degustação. Um chá, um pão quentinho com ghee, ou com o que for, é irresistível. Lembre-se que o cliente entrou na loja para comprar alimentos!

8 – Prateleira cheia vende mais.

Uma prateleira cheia atrai a venda, poucos produtos passam a mensagem de que estão ali parados a tempo e não atraem o cliente. Ele tem que encher os olhos. Os supermercadistas já fazem assim porque funciona, faça na sua loja dentro das suas possibilidades.

9 – Não deixe faltar produto!

É ruim demais voltar para loja e não encontrar o produto para uma segunda compra, detestamos isso, você e seu cliente também. Tenha uma pessoa responsável pelo estoque e faça compra na hora certa e deixe a prateleira cheia.

10 – Produtos fortes atraem clientes fiéis

Tenha produtos âncora na sua loja. Produtos que são pioneiros e que tenham força de um trabalho verdadeiro, eles convertem vendas. Nossa experiência desses 12 anos fabricando ghee nos mostraram que clientes querem qualidade e segurança. Já recebemos muitas ligações de clientes que foram no empório e não encontraram o produto, e insistem: “onde é na minha cidade que encontro outro lojista que vende o seu ghee?”. Isso é força! os clientes não poupam esforços para realizar seus desejos.  

11 – Onde comprar produtos para as lojas de produtos naturais?

Claro que você já sabe que nas distribuidoras de produtos naturais têm quase tudo, e realmente elas são importantes porque facilitam a vida do lojista, mas, não fique só nisso. Tenha mais produtos além do que é vendido nas distribuidoras, diferencie-se ao menos um pouco. Procure pelas fábricas, várias delas vendem em pouca quantidade também e são acessíveis. 

13 – Identifique a dor ou necessidade do seu cliente e resolva algo dele

Essa dica vale pra todos pois é o básico do “marketing”. Se seu cliente é praticante de yoga, ofereça soluções para ele, comidas típicas e ingredientes de culinária indiana. Se seu cliente é ‘sem lactose’ ofereça pra ele o que precisa. Publique receitas, faça uma card junto com produto. Diferencie seu atendimento pois atendimento de massa o publico já encontra em supermercados. Atendimento como o seu, com conhecimento e produtos especiais o cliente só vai encontrar no seu empório.

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14 – Qual a sua dica?

Ajude a aumentarmos essas dicas, por gentileza escreva nos comentários alguma dica preciosa para nos ajudar a deixar essa lista melhor, e aprofundar o assunto. Vamos ler e publicar aqui.

Forte abraço,

Bernardo Sens

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