14 razões para usar manteiga ghee na pele e cabelos

Nutrição e brilho dos pés à cabeça. Veja como usar manteiga ghee na sua rotina de beleza!

beneficios da manteiga ghee pote com manteiga

O ghee já é conhecido no mundo pelo seu uso culinário (para comer com tudo!) e também como pelos seus benefícios de uso interno, mas poucos conhecem seus benefícios no uso externo na pele e cabelos. O Ayurveda indica os benefícios da manteiga ghee na rotina de beleza e cuidados há milhares de anos porque realmente funciona. Esta medicina milenar o considera um óleo mágico e utiliza nas mais variadas formulações de máscaras e bálsamos para todo corpo, dos pés à cabeça. Mas lembre-se tem que ser ghee de vacas de pasto (que comem capim e não ração!).

Devido a sua complexa composição de ácidos graxos supernutritivos, o ghee é um grande aliado para a saúde da pele e cabelos. Diferente do que acontece com óleos minerais, a pele possui especial afinidade com o ghee que, por ser uma gordura de origem animal, é facilmente reconhecido pela inteligência de permeabilidade da pele. Isso facilita sua absorção deixando promovendo um brilho saudável e bonito.

Como usar manteiga ghee na medicina Ayurveda

De acordo com o Ayurveda, o ghee é considerado Sátwico (promotor de luminosidade e equilíbrio),  um alimento que se converte em ojas – uma das três essências vitais puras. Se observarmos suas características com em termos ayurvédicos, o ghee é uma substância essencialmente Kapha (água e terra) por ser nutridora e secundariamente pitta (fogo e água) por ser quente. Por isso é indicado para reduzir o excesso da energia  vata (Ar e éter), principalmente o excesso de secura.

Preparamos este texto para que você possa usufruir dos benefícios da manteiga ghee também como aliado de beleza e saúde de fora para dentro e não somente de dentro para fora. Afinal, nossa pele é o nosso maior órgão do corpo humano e absorve tudo o que colocamos nela. 

Experimente em você!

Conheça 14 razões para usar manteiga ghee na pele e cabelos:

1 – Funciona como um protetor labial

É tão fácil quanto parece! Ghee pode ser usado como um protetor labial para lábios saudáveis e brilhantes. Você pode fazer um “lip booster” e manter sempre na bolsa e usar principalmente em dias frios e ventosos.

2 – Tratamento e prevenção de narinas secas 

Pegue uma pequena porção de ghee por meio de imersão do dedo limpo ou com a ajuda de um cotonete. Depois aplique dentro das narinas espalhando bem (facilita se você inclinar um pouco a cabeça para trás). Com isso a passagem nasal é lubrificada, evitando o ressecamento e a formação de cascas internas. O uso interno de óleos nas narinas é um tratamento ayuvédico chamado de “Nasya” e quando realizado com manteiga ghee é chamado de Pratimarshya Nasya.

3 – Combate olheiras e olhos cansados

Ninguém gosta de olheiras, elas nos fazem parecer cansados e sem vitalidade. Você pode usar ghee para ajudar! Massageando os olhos e as pálpebras, aplique um pouco de ghee todas as noites e deixe agir até a manhã seguinte. De manhã ao acordar  você apenas lava com água fria, não use sabonete.

4 – Limpeza e nutrição da pele do rosto

Esse é um dos melhores usos do ghee para a pele. Coloque um pouco sobre as mãos, massageie a pele até o ghee ser completamente absorvido. Aguarde dez minutos e depois com uma toalha úmida quente, limpe o rosto e massageie suavemente também. Em seguida, use água fria para lavar o rosto. Faça isso três vezes por semana e desfrute de uma pele limpa, macia e vitalizada.

5 – Pode usar manteiga ghee para cotovelos e joelhos macios 

Use em qualquer lugar que precise de um pouco de hidratação extra.

6 – Para os calcanhares secos ou rachados

Antes de dormir, esfregue um pouco os calcanhares (e os pés, se você quiser!)  depois coloque meias para manter os lençóis limpos. Eles vão acordar macios e nutridos. Para proteção extra para os pés, adicione ao ghee algumas gotas de óleo essencial  de Tea Tree e cravo para manter os pés protegidos também contra fungos e mau odor.

7 – Como hidratante corporal

Se sua pele é normal ou seca, use um pouco de ghee e passe suavemente na pele antes de tomar um banho. Os ácidos graxos do ghee ajudar na hidratação das células da pele e promovem macies à pele em geral. Massageie com o ghee morno sobre a pele e aguarde cinco minutos antes de tomar banho.

8 – Saúde dos olhos e visão – Netra Basti

O Netra basti é uma potente terapia da medicina Ayurveda que utiliza ghee puro ou medicado em ervas no tratamento dos mais variados distúrbios nos olhos, da visão, da percepção e da mente. Nesta terapia é construído uma contenção com massa de trigo para formar uma “piscina de ghee”  ao redor dos olhos. O ghee é colocado morno e o paciente é orientado a abrir os óleos e fazer uma série de exercícios de movimentação com os olhos. É fantástico!! Já apliquei e recebi muitas vezes o netra basti, e é impressionante como esta terapia traz clareza mental e brilho ao olhar.

Como para receber um netra basti você precisa de um terapeuta, a minha dica é que você aplique o ghee nos olhos de uma maneira mais simples: com o dedo limpo aplique um pouco de ghee dendro dos olhos ou derreta e pingue duas gostas em cada olho como se fosse um colírio. Seu olhos estarão nutridos e protegidos.

9 – Usar manteiga ghee nas mãos e cutículas

Ghee pode ser usado no lugar da loção nas mãos e nas cutículas. Tente esfregar um pouco nas mãos enquanto cozinha.

10 – Como tratamento capilar

Aplique ghee morno aos cabelos e faça uma touca com um pano antes de dormir. No dia seguinte seus cabelos terão absorvido tudo e estarão nutridos e brilhantes.

11 – Você ainda pode usar manteiga ghee no banho!

É isso mesmo, estamos lhe dando permissão para tomar banho de ghee! Adicione um pouco de ghee ao seu banho, juntamente com os seus óleos essenciais favoritos e emergir com uma pele hidratada e feliz.

12 – Para remover a maquiagem dos olhos

Aplique ghee coma  ajuda de um disco de algodão nas pálpebras e cílios para remover o excesso de maquiagem. O ghee respeita a fisiologia delicada dos olhos, fique tranquilo! Você já reparou que os demaquilantes são feitos a base de óleo mineral e ainda custam muito caro? Utilizando ghee você ainda ajuda a pele a ficar nutrida e viçosa. 

13- Para evitar assaduras em bebês

Para os bebês felizes, livres de assaduras, use ghee com um toque de bálsamo para a pele calmante à noite após a última troca de fraldas do dia. Nós usamos em nossos três filhos muuuitas vezes. 

14 – Como pomada tópica em pequenos cortes e queimaduras

Utilize o ghee topicamente para limpar e proteger pequenos cortes e queimaduras, ele forma uma camada protetora nos ferimentos. Para potencializar, você pode fazer uma pomada com cúrcuma e um pouco de cera de abelha. Sempre que usar cúrcuma, tenha certeza de que ela é pura, temos uma boa opção aqui

Como você costuma usar a manteiga ghee para melhorar sua saúde e beleza?

Comente esse texto abaixo explicando como você usa, e vamos atualizá-lo com sua opinião.

Se você precisar de ghee de vacas de pasto, de produtores confiáveis, pode comprar diretamente no nossa loja virtual www.yamuna.com.br que enviamos para sua casa.

Obrigado pela leitura!

Daiane Bortolon


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para te avisarmos Avisaremos assim que o produto estiver pronto. Por favor, deixe seu melhor e-mail abaixo.
Open chat